Desobediência Civil Em estrada de Palha: Um western Português Alentejano

Bibliographic Details
Main Author: Lima, Antónia Lima
Publication Date: 2020
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10174/27147
https://doi.org/Lima, M. A.. “Desobediência Civil Em estrada De Palha: Um western Português Alentejano”. Anglo Saxonica, vol. 17, no. 1, 2020, p. 10. DOI: http://doi.org/10.5334/as.4
https://doi.org/http://doi.org/10.5334/as.4
Summary: Resumo Num tempo de muitas corrupções e conformismos generalizados, surge um realizador, Rodrigo Areias, capaz de projectar no grande ecrã o desencanto do sentimento colectivo de nada se poder mudar num país em que a lei do mais forte impera. Neste cenário, o apelo ético e político do conceito de Desobediência Civil de Henry David Thoreau impõe-se mais do que nunca justificando, assim, totalmente a produção de um filme como Estrada de Palha (2012). Se o realizador português procurou indicar, nesta sua obra, a urgência de actos de desobediência civil na sociedade portuguesa actual, produzindo um western português influenciado pela filosofia política de Desobediência Civil de H. D. Thoreau, o presente ensaio terá necessariamente de reflectir sobre esta influência e sobre vários aspectos da actualidade dos pensamentos deste autor americano, identificando-lhe interessantes paralelismos com Alberto Carneiro, a personagem central cinematograficamente criada. Concebendo o seu filme como um western alentejano, de que não estão ausentes referências a Ford, Leone, Jarmusch, Jodorowsky e Canijo, Rodrigo Areias conseguiu nele contrastar a violência com o bucolismo, a desobediência com a passividade, o conflito com a paz, conciliando o inconciliável e criando fortes equivalentes imagéticos do conceito ético de resistência passiva de Thoreau. Este estudo propõe-se, assim, abordar a evocação, neste filme, do imaginário do western americano e dos seus códigos distintivos, observando o processo da sua desconstrução numa identidade portuguesa e da sua conciliação com a imaginação subversiva do Transcendentalismo Americano, onde Thoreau se integra. Adequado à representação de um ambiente político‑social instável, o western será, sem dúvida, um dos géneros que melhor representa sistemas sociais em crise, onde actos de resistência passiva mais serão colocados à prova pelo seu directo confronto com abusos de poder e com legitimações constantes da usurpação e corrupção. Em sintonia com o seu realizador, defender-se-á neste ensaio que Estrada de Palha se tornou mais interessante por ser um western assumidamente português que desenvolve uma via estética e ética de consciencialização política da realidade nacional actual, sem se tornar num cliché do género, nem tão pouco num filme de vincada ideologia programática. Palavras-Chave Henry David Thoreau; Desobediência Civil; western; Estrada de Palha; Rodrigo Areias. ABSTRACT In a time of widespread corruption and conformism, a director, Rodrigo Areias, emerges capable of projecting onto the big screen the disenchantment of a collective feeling that nothing can change in a country where the law of the jungle rules. In this scenario, the ethical and political appeal of Henry David Thoreau's concept of Civil Disobedience is more compelling than ever, thus fully justifying the production of a film such as Estrada de Palha (Straw Road) (2012). If in his work the Portuguese director sought to indicate the urgency of civil disobedience acts in present-day Portuguese society, producing a Portuguese western influenced by HD Thoreau’s Civil Disobedience political philosophy. Thus, this essay will necessarily have to reflect on this influence and on the various aspects of the timeliness of this American author's thoughts while identifying interesting parallels with Alberto Carneiro, the main cinematographically created character. Conceiving his film as a western set in Alentejo, which does not lack references to Ford, Leone, Jarmusch, Jodorowsky and Canijo, Rodrigo Areias was able to contrast violence with bucolicism, disobedience with passivity and conflict with peace, reconciling that which is irreconcilable and creating strong imaginary equivalents of Thoreau's ethical concept of passive resistance. As a result, this study proposes to address how this film evokes the western American imagination and its distinctive codes, observing the process of its deconstruction into a Portuguese identity and its reconciliation with the subversive imagination of American Transcendentalism that Thoreau integrates. Suitable for representing an unstable sociopolitical environment, the western is undoubtedly one of the genres that best represents social systems in crisis, where acts of passive resistance will be most tested by their direct confrontation with misuse of power and a constant legitimation of usurpation and corruption. In line with its director, this essay will argue that Estrada de Palha has become more interesting because it is an admittedly Portuguese western that develops aesthetic and ethical means of political awareness of the current national reality, without neither becoming a cliché of the genre, nor a film with a strong ideological agenda. Keywords: Henry David Thoreau; Civil Disobedience; western; Estrada de Palha; Rodrigo Areias.
id RCAP_0cff67220b9c4ecec2cba8bfeab258b8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desobediência Civil Em estrada de Palha: Um western Português AlentejanoResumo Num tempo de muitas corrupções e conformismos generalizados, surge um realizador, Rodrigo Areias, capaz de projectar no grande ecrã o desencanto do sentimento colectivo de nada se poder mudar num país em que a lei do mais forte impera. Neste cenário, o apelo ético e político do conceito de Desobediência Civil de Henry David Thoreau impõe-se mais do que nunca justificando, assim, totalmente a produção de um filme como Estrada de Palha (2012). Se o realizador português procurou indicar, nesta sua obra, a urgência de actos de desobediência civil na sociedade portuguesa actual, produzindo um western português influenciado pela filosofia política de Desobediência Civil de H. D. Thoreau, o presente ensaio terá necessariamente de reflectir sobre esta influência e sobre vários aspectos da actualidade dos pensamentos deste autor americano, identificando-lhe interessantes paralelismos com Alberto Carneiro, a personagem central cinematograficamente criada. Concebendo o seu filme como um western alentejano, de que não estão ausentes referências a Ford, Leone, Jarmusch, Jodorowsky e Canijo, Rodrigo Areias conseguiu nele contrastar a violência com o bucolismo, a desobediência com a passividade, o conflito com a paz, conciliando o inconciliável e criando fortes equivalentes imagéticos do conceito ético de resistência passiva de Thoreau. Este estudo propõe-se, assim, abordar a evocação, neste filme, do imaginário do western americano e dos seus códigos distintivos, observando o processo da sua desconstrução numa identidade portuguesa e da sua conciliação com a imaginação subversiva do Transcendentalismo Americano, onde Thoreau se integra. Adequado à representação de um ambiente político‑social instável, o western será, sem dúvida, um dos géneros que melhor representa sistemas sociais em crise, onde actos de resistência passiva mais serão colocados à prova pelo seu directo confronto com abusos de poder e com legitimações constantes da usurpação e corrupção. Em sintonia com o seu realizador, defender-se-á neste ensaio que Estrada de Palha se tornou mais interessante por ser um western assumidamente português que desenvolve uma via estética e ética de consciencialização política da realidade nacional actual, sem se tornar num cliché do género, nem tão pouco num filme de vincada ideologia programática. Palavras-Chave Henry David Thoreau; Desobediência Civil; western; Estrada de Palha; Rodrigo Areias. ABSTRACT In a time of widespread corruption and conformism, a director, Rodrigo Areias, emerges capable of projecting onto the big screen the disenchantment of a collective feeling that nothing can change in a country where the law of the jungle rules. In this scenario, the ethical and political appeal of Henry David Thoreau's concept of Civil Disobedience is more compelling than ever, thus fully justifying the production of a film such as Estrada de Palha (Straw Road) (2012). If in his work the Portuguese director sought to indicate the urgency of civil disobedience acts in present-day Portuguese society, producing a Portuguese western influenced by HD Thoreau’s Civil Disobedience political philosophy. Thus, this essay will necessarily have to reflect on this influence and on the various aspects of the timeliness of this American author's thoughts while identifying interesting parallels with Alberto Carneiro, the main cinematographically created character. Conceiving his film as a western set in Alentejo, which does not lack references to Ford, Leone, Jarmusch, Jodorowsky and Canijo, Rodrigo Areias was able to contrast violence with bucolicism, disobedience with passivity and conflict with peace, reconciling that which is irreconcilable and creating strong imaginary equivalents of Thoreau's ethical concept of passive resistance. As a result, this study proposes to address how this film evokes the western American imagination and its distinctive codes, observing the process of its deconstruction into a Portuguese identity and its reconciliation with the subversive imagination of American Transcendentalism that Thoreau integrates. Suitable for representing an unstable sociopolitical environment, the western is undoubtedly one of the genres that best represents social systems in crisis, where acts of passive resistance will be most tested by their direct confrontation with misuse of power and a constant legitimation of usurpation and corruption. In line with its director, this essay will argue that Estrada de Palha has become more interesting because it is an admittedly Portuguese western that develops aesthetic and ethical means of political awareness of the current national reality, without neither becoming a cliché of the genre, nor a film with a strong ideological agenda. Keywords: Henry David Thoreau; Civil Disobedience; western; Estrada de Palha; Rodrigo Areias.Anglo Saxonica2020-02-20T11:16:03Z2020-02-202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27147https://doi.org/Lima, M. A.. “Desobediência Civil Em estrada De Palha: Um western Português Alentejano”. Anglo Saxonica, vol. 17, no. 1, 2020, p. 10. DOI: http://doi.org/10.5334/as.4http://hdl.handle.net/10174/27147https://doi.org/http://doi.org/10.5334/as.4porhttps://www.revista-anglo-saxonica.org/articles/10.5334/as.4/lima.antoniamc@gmail.comLima, Antónia Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:22:29Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:17.653123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desobediência Civil Em estrada de Palha: Um western Português Alentejano
title Desobediência Civil Em estrada de Palha: Um western Português Alentejano
spellingShingle Desobediência Civil Em estrada de Palha: Um western Português Alentejano
Lima, Antónia Lima
title_short Desobediência Civil Em estrada de Palha: Um western Português Alentejano
title_full Desobediência Civil Em estrada de Palha: Um western Português Alentejano
title_fullStr Desobediência Civil Em estrada de Palha: Um western Português Alentejano
title_full_unstemmed Desobediência Civil Em estrada de Palha: Um western Português Alentejano
title_sort Desobediência Civil Em estrada de Palha: Um western Português Alentejano
author Lima, Antónia Lima
author_facet Lima, Antónia Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Antónia Lima
description Resumo Num tempo de muitas corrupções e conformismos generalizados, surge um realizador, Rodrigo Areias, capaz de projectar no grande ecrã o desencanto do sentimento colectivo de nada se poder mudar num país em que a lei do mais forte impera. Neste cenário, o apelo ético e político do conceito de Desobediência Civil de Henry David Thoreau impõe-se mais do que nunca justificando, assim, totalmente a produção de um filme como Estrada de Palha (2012). Se o realizador português procurou indicar, nesta sua obra, a urgência de actos de desobediência civil na sociedade portuguesa actual, produzindo um western português influenciado pela filosofia política de Desobediência Civil de H. D. Thoreau, o presente ensaio terá necessariamente de reflectir sobre esta influência e sobre vários aspectos da actualidade dos pensamentos deste autor americano, identificando-lhe interessantes paralelismos com Alberto Carneiro, a personagem central cinematograficamente criada. Concebendo o seu filme como um western alentejano, de que não estão ausentes referências a Ford, Leone, Jarmusch, Jodorowsky e Canijo, Rodrigo Areias conseguiu nele contrastar a violência com o bucolismo, a desobediência com a passividade, o conflito com a paz, conciliando o inconciliável e criando fortes equivalentes imagéticos do conceito ético de resistência passiva de Thoreau. Este estudo propõe-se, assim, abordar a evocação, neste filme, do imaginário do western americano e dos seus códigos distintivos, observando o processo da sua desconstrução numa identidade portuguesa e da sua conciliação com a imaginação subversiva do Transcendentalismo Americano, onde Thoreau se integra. Adequado à representação de um ambiente político‑social instável, o western será, sem dúvida, um dos géneros que melhor representa sistemas sociais em crise, onde actos de resistência passiva mais serão colocados à prova pelo seu directo confronto com abusos de poder e com legitimações constantes da usurpação e corrupção. Em sintonia com o seu realizador, defender-se-á neste ensaio que Estrada de Palha se tornou mais interessante por ser um western assumidamente português que desenvolve uma via estética e ética de consciencialização política da realidade nacional actual, sem se tornar num cliché do género, nem tão pouco num filme de vincada ideologia programática. Palavras-Chave Henry David Thoreau; Desobediência Civil; western; Estrada de Palha; Rodrigo Areias. ABSTRACT In a time of widespread corruption and conformism, a director, Rodrigo Areias, emerges capable of projecting onto the big screen the disenchantment of a collective feeling that nothing can change in a country where the law of the jungle rules. In this scenario, the ethical and political appeal of Henry David Thoreau's concept of Civil Disobedience is more compelling than ever, thus fully justifying the production of a film such as Estrada de Palha (Straw Road) (2012). If in his work the Portuguese director sought to indicate the urgency of civil disobedience acts in present-day Portuguese society, producing a Portuguese western influenced by HD Thoreau’s Civil Disobedience political philosophy. Thus, this essay will necessarily have to reflect on this influence and on the various aspects of the timeliness of this American author's thoughts while identifying interesting parallels with Alberto Carneiro, the main cinematographically created character. Conceiving his film as a western set in Alentejo, which does not lack references to Ford, Leone, Jarmusch, Jodorowsky and Canijo, Rodrigo Areias was able to contrast violence with bucolicism, disobedience with passivity and conflict with peace, reconciling that which is irreconcilable and creating strong imaginary equivalents of Thoreau's ethical concept of passive resistance. As a result, this study proposes to address how this film evokes the western American imagination and its distinctive codes, observing the process of its deconstruction into a Portuguese identity and its reconciliation with the subversive imagination of American Transcendentalism that Thoreau integrates. Suitable for representing an unstable sociopolitical environment, the western is undoubtedly one of the genres that best represents social systems in crisis, where acts of passive resistance will be most tested by their direct confrontation with misuse of power and a constant legitimation of usurpation and corruption. In line with its director, this essay will argue that Estrada de Palha has become more interesting because it is an admittedly Portuguese western that develops aesthetic and ethical means of political awareness of the current national reality, without neither becoming a cliché of the genre, nor a film with a strong ideological agenda. Keywords: Henry David Thoreau; Civil Disobedience; western; Estrada de Palha; Rodrigo Areias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-20T11:16:03Z
2020-02-20
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27147
https://doi.org/Lima, M. A.. “Desobediência Civil Em estrada De Palha: Um western Português Alentejano”. Anglo Saxonica, vol. 17, no. 1, 2020, p. 10. DOI: http://doi.org/10.5334/as.4
http://hdl.handle.net/10174/27147
https://doi.org/http://doi.org/10.5334/as.4
url http://hdl.handle.net/10174/27147
https://doi.org/Lima, M. A.. “Desobediência Civil Em estrada De Palha: Um western Português Alentejano”. Anglo Saxonica, vol. 17, no. 1, 2020, p. 10. DOI: http://doi.org/10.5334/as.4
https://doi.org/http://doi.org/10.5334/as.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revista-anglo-saxonica.org/articles/10.5334/as.4/
lima.antoniamc@gmail.com
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Anglo Saxonica
publisher.none.fl_str_mv Anglo Saxonica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136655407316992