A escrita de séries na era do streaming: o caso de Crushing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Dinis Leal
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17289
Resumo: Trabalho de projeto
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spelling A escrita de séries na era do streaming: o caso de CrushingArgumentoSériesStreamingBinge-watchingSerialização narrativaCliffhangerScreenwritingSeriesNarrative serializationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesTrabalho de projetoO ecossistema televisivo está a mudar, o sucesso de plataformas de streaming globais como a Netflix, Amazon ou Hulu, desafiam a televisão tradicional, oferendo aos seus utilizadores conteúdos inovadores e o controlo do modo como os consomem. Desde o final dos anos 90, com canais privados como a HBO, que as séries têm sofrido um processo de complexificação narrativa, que levaram a um maior envolvimento emocional da audiência, e a práticas como o binge-watching, popularizados pelas plataformas de streaming. Este trabalho parte do fenómeno da complexificação narrativa para identificar as estratégias dramáticas do formato seriado, que mantêm a audiência interessada ao longo de vários episódios. Centramo-nos no impacto da serialização narrativa em termos de ação e personagem, aprofundando questões como as pausas de discurso, a gestão da curiosidade do espectador, o cliffhanger, os arcos e crescimento de personagem, entre outros. De seguida, faz-se um relato metodológico da escrita de CRUSHING, uma série limitada de género dramedy, desenvolvida para a era do streaming, que constitui a componente prática de projeto. Centramo-nos no processo de criação da série e na produção dos elementos que formam o pacote de venda: guião do episódio-piloto, tratamento de temporada e a bíblia da série.The TV ecosystem is changing, the success of global streaming platforms as Netflix, Amazon or Hulu challenges the traditional television, offering to their subscribers innovative content as well as the control to how they consume it. Since the end of the 90s, with private channels as HBO, TV series have been suffering a process of narrative complexation, that brought a bigger emotional involvement from the audience, as well as practices as binge-watching, popularized by the streaming platforms. This essay begins from this narrative complexation phenomenon as a way to identify the dramatic strategies from the series format, that keep the audience interested through various episodes. Centered on the impact of narrative serialization in terms of action and character, developing questions as pauses in the discourse, the control of the curiosity of the spectator, the cliffhanger, the arcs, the character growth, and others. Afterwards, a methodologic deposition of CRUSHING’s writing is made, a limited series part of the genre dramedy, developed for the streaming era, constituting the practical component of the project. Centering on the process of the genesis of the series and on the production of the elements that form the sale package: script of pilot-episode, treatment of the season and bible of the series.Martins, FilipePinheiro, José AlbertoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMachado, Dinis Leal2021-03-05T11:27:05Z2021-02-022021-02-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17289TID:202660877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:07:57Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:58.860413Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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