Análise da sinistralidade rodoviária no concelho de Loures em meio interurbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Maria de Fátima Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3409
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia na Área de Especialização em Vias de Comunicação e Transporte
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spelling Análise da sinistralidade rodoviária no concelho de Loures em meio interurbanoSegurança rodoviáriaBase de dadosMacroRoad safetyData baseDissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia na Área de Especialização em Vias de Comunicação e TransporteA sinistralidade rodoviária continua a ser um drama na nossa sociedade, consequência da insegurança de um sistema complexo constituído por utilizadores, veículos, meio envolvente e infra-estrutura, com custos sociais e económicos elevados para todos os envolvidos. Os custos suportados por uma sociedade resultante de um acidente rodoviário são demasiado altos e por isso, é necessário evitar que sejam cometidos erros que resultam muitas vezes em mortes e incapacidades permanentes. Todos os cidadãos deverão ter a liberdade de se deslocarem e de usufruírem de um sistema de transporte rodoviário mais seguro, pois a ocorrência de vitimas e outras consequências que advêm de um acidente rodoviário não podem ser entendidas como inevitáveis perante a necessidade de mobilidade de todos os que usam o sistema de transporte rodoviário. Destinado a servir os cidadãos, é importante que sejam considerados os mecanismos que permitam melhorar o seu nível de segurança. No presente trabalho são inicialmente identificados os locais de ocorrência de acidentes rodoviários no Concelho de Loures através da análise dos elementos fornecidos pela ANSR. Este estudo efetuado tem como base a rede viária interurbana do Concelho de Loures, a identificação da estrada e do ponto quilométrico. Tendo em conta a elevada quantidade de dados, de forma a tornar mais eficaz a análise dos dados, foi elaborada uma macro. O objetivo foi analisar as ocorrências por mês para vítimas mortais, feridos graves e ligeiros, bem como acidentes por dia da semana, hora e natureza do acidente. São posteriormente realizadas várias análises aos resultados da macro (construída em excel) que teve como objetivo programar funções típicas do excel de forma a facilitar a execução de tarefas rotineiras, neste caso escolher algumas colunas e realizar as várias análises (vários tipos de gráficos) para as estradas previamente selecionadas. Com base nos resultados obtidos, foram definidos os locais que se consideraram mais problemáticos e são propostas algumas medidas corretivas possíveis de melhorar o nível de segurança rodoviária para o Concelho de Loures.Abstract: Road traffic accidents continue to be a drama in our society, a consequence of the insecurity of a complex system constituted by users, vehicles, environment and infrastructures, with high social and economic costs for all involved. The costs resulting of a road accident and supported by the society are too high, and therefore it is necessary to avoid that errors that often result in fatalities and permanent disabilities. All citizens should have the liberty to move from one place to another and benefit from a more secure road transport system. Also, the occurrence of casualties and other consequences arising from a road traffic accident must no longer be understood as inevitable, in view of the mobility needs of all those who use the road transport system. Intended to serve the citizens, it is importante to consider the mechanisms that might improve their security level. Initially, the present study, which is based on the interurban road network of the municipality of Loures, the identification of the road and a kilometer marker, identifies the places where most of the road accidents in the municipality of Loures occur, through the analysis of the data provided by the Portuguese National Road-Safety Authority (ANSR). Considering the high quantity of data, used to make the analysis more effective, it was necessary to develop a macro, in order to analyze the number of fatalities, serious and slight injuries per month, as well as, accidents per day of the week, hour and its nature. Afterwards, several analyses of the macro results (in excel) have been made, in order to facilitate the performance of routine actions, in this case, choose some columns and make different analyses (several types of graphics) for the previously selected roads. Based on the results, the most dangerous roads have been identified and some corrective measures have been proposed, in order to improve the level of road safety in the municipality of Loures.Instituto Superior de Engenharia de LisboaCarvalheira, Carmen de Jesus GeraldoRCIPLLeão, Maria de Fátima Fernandes2014-03-27T15:32:08Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3409TID:201230356porLEÃO, Maria de Fátima Fernandes - Análise da sinistralidade rodoviária no concelho de Loures em meio interurbano. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:01.570985Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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