A Multimédia no ensino da História e Geografia de Portugal: trabalhar o Passado com os recursos do Presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Débora Denise Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/3082
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Resume o estudo e percurso pedagógico desenvolvido durante a intervenção em contexto educativo, evidenciando as sequências didáticas nas distintas áreas curriculares, as estratégias utilizadas em sala de aula e os materiais pedagógicos produzidos. O estudo foi desenvolvido no concelho e distrito de Viana do Castelo, numa turma do 5º ano de escolaridade, composta por 25 alunos, ao longo de 11 semanas. Centrou-se, fundamentalmente, em torno da problemática da integração de recursos educativos digitais nas aulas de História e Geografia de Portugal, e em como se pode articular a tecnologia e a multimédia no tratamento oficinal de certos períodos da História e Geografia de Portugal. Tenta perceber de que forma os recursos digitais podem ser utilizados para proporcionar cenários de aprendizagem estimulantes e desenvolver competências a nível da disciplina de História e Geografia de Portugal. Foi adotado um paradigma de investigação de natureza qualitativa com contributos da linha construtivista e da aula-oficina em Educação Histórica. Os dados foram recolhidos, maioritariamente, em sala de aula, com base numa observação naturalista e participante, registos audiovisuais, entrevistas, documentos dos alunos e um questionário de aferição. Os resultados obtidos na investigação permitiram concluir que a integração de recursos multimédia em sala de aula torna o processo de ensino-aprendizagem mais rico, completo e cativante. Ao longo do período de implementação, registou-se um maior interesse e entusiasmo dos alunos na participação das tarefas que implicava a utilização de recursos educativos digitais, bem como um nível de entendimento mais sustentado dos conteúdos. Os alunos recordavam-se de forma muito mais clara da informação adquirida por meio de recursos digitais ou atividades interativas em comparação com as informações abordadas em modo expositivo. Este estudo conclui que se tem verificado um esforço por parte dos professores em implementar recursos digitais nas suas aulas, que existem diversas virtualidades em utilizar os recursos do Presente para trabalhar o Passado e que a tecnologia e recursos multimédia são, de facto, relevantes no ensino da História e Geografia de Portugal.
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Centrou-se, fundamentalmente, em torno da problemática da integração de recursos educativos digitais nas aulas de História e Geografia de Portugal, e em como se pode articular a tecnologia e a multimédia no tratamento oficinal de certos períodos da História e Geografia de Portugal. Tenta perceber de que forma os recursos digitais podem ser utilizados para proporcionar cenários de aprendizagem estimulantes e desenvolver competências a nível da disciplina de História e Geografia de Portugal. Foi adotado um paradigma de investigação de natureza qualitativa com contributos da linha construtivista e da aula-oficina em Educação Histórica. Os dados foram recolhidos, maioritariamente, em sala de aula, com base numa observação naturalista e participante, registos audiovisuais, entrevistas, documentos dos alunos e um questionário de aferição. Os resultados obtidos na investigação permitiram concluir que a integração de recursos multimédia em sala de aula torna o processo de ensino-aprendizagem mais rico, completo e cativante. Ao longo do período de implementação, registou-se um maior interesse e entusiasmo dos alunos na participação das tarefas que implicava a utilização de recursos educativos digitais, bem como um nível de entendimento mais sustentado dos conteúdos. Os alunos recordavam-se de forma muito mais clara da informação adquirida por meio de recursos digitais ou atividades interativas em comparação com as informações abordadas em modo expositivo. Este estudo conclui que se tem verificado um esforço por parte dos professores em implementar recursos digitais nas suas aulas, que existem diversas virtualidades em utilizar os recursos do Presente para trabalhar o Passado e que a tecnologia e recursos multimédia são, de facto, relevantes no ensino da História e Geografia de Portugal.This report was developed in the context of the Supervised Teaching Practice (PES), integrated in the Master's Degree in Primary Education Course of Portuguese Language, History & Geography in the 2nd Cycle of Basic Education. It summarizes the study and pedagogical course developed during the intervention in the educational context, highlighting the didactic sequences in the different curricular areas, the strategies used in the classroom and the pedagogical materials produced. The study was developed in the municipality and district of Viana do Castelo, in a 5th grade class, composed by 25 students, for 11 weeks. It was centered, mainly, around the problem of integrating digital educational resources in History and Geography of Portugal classes, and in how to articulate technology and multimedia in the workshop treatment of certain periods of History and Geography of Portugal. It tries to understand how digital resources can be used to provide stimulating learning scenarios and to develop skills in the History and Geography of Portugal subject. A research paradigm of a qualitative nature was adopted with contributions from the constructivist line and the workshop-class (aula-oficina) in History Education. Data were collected mostly in the classroom, based on naturalistic and participant observation, audiovisual recordings, interviews, students' documents, and a survey questionnaire. The results obtained in the research allowed us to conclude that the integration of multimedia resources in the classroom makes the teaching-learning process richer, more complete and captivating. Throughout the implementation period, there was a greater interest and enthusiasm from the students in participating in tasks that involved the use of digital educational resources, as well as a more sustained level of understanding of the content. Students remembered much more clearly the information acquired through digital resources or interactive activities compared to the information covered in lecture mode. This study concludes that there has been an effort by teachers to implement digital resources in their classes, that there are several virtualities in using the resources of the Present to work the Past, and that technology and multimedia resources are indeed relevant in the teaching of History and Geography of Portugal.2023-01-05T12:19:19Z2022-12-19T00:00:00Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/3082TID:203146352porAzevedo, Débora Denise Rodrigues deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:11ZPortal AgregadorONG
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