Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de "pacing" durante jogos reduzidos em futebolistas profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Ricardo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gonçalves, Bruno, Tillar, Roland Van Den, Sampaio, Jaime, Marques, MC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9661
Resumo: Objetivo: Investigar a influência do conhecimento prévio da tarefa ao nível da duração do exercício nos padrões de “pacing” em jogos reduzidos de futebol. Métodos: 20 jogadores profissionais de futebol participaram neste estudo durante o período competitivo. No primeiro cenário de jogo, os jogadores não foram informados do tempo requerido (atividade com uma duração de 20 minutos: Condição Desconhecida). No segundo cenário de jogo, os jogadores foram informados que iriam realizar um jogo reduzido durante 10 minutos, mas imediatamente após completarem este tempo, foi-lhes ainda pedido que completassem mais 10 minutos (Condição Parcial). No terceiro cenário de jogo, foi instruído que todos os jogadores deveriam realizar um jogo reduzido durante 20 minutos, tendo os mesmos completado esse tempo de duração (Condição Conhecida). Os resultados apresentam uma tendência para valores mais elevados em todas as variáveis de desempenho no intervalo [0'-10 '] min em comparação com o [10'-20'] min. À medida que o conhecimento prévio acerca da duração da tarefa aumentou, o desempenho dos jogadores entre os dois momentos tendeu a ser similar. Considerando a duração total (20 min), a “Condição Parcial” do exercício foi a claramente a mais exigente. Em conclusão, o conhecimento da tarefa em períodos mais curtos de exercício parece promover um aumento da exigência física; e períodos mais longos de exercício, aparentemente, tendem a diminuir as diferenças entre o conhecimento total da duração e o desconhecimento dessa mesma duração.
id RCAP_0da8afbe094b859569b58405ee6344e9
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9661
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de "pacing" durante jogos reduzidos em futebolistas profissionaisFadigaPsicofisiologiaExercício IntermitentePerceção de esforçoRegulação do esforçoAntecipaçãoObjetivo: Investigar a influência do conhecimento prévio da tarefa ao nível da duração do exercício nos padrões de “pacing” em jogos reduzidos de futebol. Métodos: 20 jogadores profissionais de futebol participaram neste estudo durante o período competitivo. No primeiro cenário de jogo, os jogadores não foram informados do tempo requerido (atividade com uma duração de 20 minutos: Condição Desconhecida). No segundo cenário de jogo, os jogadores foram informados que iriam realizar um jogo reduzido durante 10 minutos, mas imediatamente após completarem este tempo, foi-lhes ainda pedido que completassem mais 10 minutos (Condição Parcial). No terceiro cenário de jogo, foi instruído que todos os jogadores deveriam realizar um jogo reduzido durante 20 minutos, tendo os mesmos completado esse tempo de duração (Condição Conhecida). Os resultados apresentam uma tendência para valores mais elevados em todas as variáveis de desempenho no intervalo [0'-10 '] min em comparação com o [10'-20'] min. À medida que o conhecimento prévio acerca da duração da tarefa aumentou, o desempenho dos jogadores entre os dois momentos tendeu a ser similar. Considerando a duração total (20 min), a “Condição Parcial” do exercício foi a claramente a mais exigente. Em conclusão, o conhecimento da tarefa em períodos mais curtos de exercício parece promover um aumento da exigência física; e períodos mais longos de exercício, aparentemente, tendem a diminuir as diferenças entre o conhecimento total da duração e o desconhecimento dessa mesma duração.uBibliorumFerraz, RicardoGonçalves, BrunoTillar, Roland Van DenSampaio, JaimeMarques, MC2020-03-02T15:12:21Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9661pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:18Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:28.628261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de "pacing" durante jogos reduzidos em futebolistas profissionais
title Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de "pacing" durante jogos reduzidos em futebolistas profissionais
spellingShingle Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de "pacing" durante jogos reduzidos em futebolistas profissionais
Ferraz, Ricardo
Fadiga
Psicofisiologia
Exercício Intermitente
Perceção de esforço
Regulação do esforço
Antecipação
title_short Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de "pacing" durante jogos reduzidos em futebolistas profissionais
title_full Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de "pacing" durante jogos reduzidos em futebolistas profissionais
title_fullStr Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de "pacing" durante jogos reduzidos em futebolistas profissionais
title_full_unstemmed Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de "pacing" durante jogos reduzidos em futebolistas profissionais
title_sort Os efeitos do conhecimento da duração da tarefa nos padrões de "pacing" durante jogos reduzidos em futebolistas profissionais
author Ferraz, Ricardo
author_facet Ferraz, Ricardo
Gonçalves, Bruno
Tillar, Roland Van Den
Sampaio, Jaime
Marques, MC
author_role author
author2 Gonçalves, Bruno
Tillar, Roland Van Den
Sampaio, Jaime
Marques, MC
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Ricardo
Gonçalves, Bruno
Tillar, Roland Van Den
Sampaio, Jaime
Marques, MC
dc.subject.por.fl_str_mv Fadiga
Psicofisiologia
Exercício Intermitente
Perceção de esforço
Regulação do esforço
Antecipação
topic Fadiga
Psicofisiologia
Exercício Intermitente
Perceção de esforço
Regulação do esforço
Antecipação
description Objetivo: Investigar a influência do conhecimento prévio da tarefa ao nível da duração do exercício nos padrões de “pacing” em jogos reduzidos de futebol. Métodos: 20 jogadores profissionais de futebol participaram neste estudo durante o período competitivo. No primeiro cenário de jogo, os jogadores não foram informados do tempo requerido (atividade com uma duração de 20 minutos: Condição Desconhecida). No segundo cenário de jogo, os jogadores foram informados que iriam realizar um jogo reduzido durante 10 minutos, mas imediatamente após completarem este tempo, foi-lhes ainda pedido que completassem mais 10 minutos (Condição Parcial). No terceiro cenário de jogo, foi instruído que todos os jogadores deveriam realizar um jogo reduzido durante 20 minutos, tendo os mesmos completado esse tempo de duração (Condição Conhecida). Os resultados apresentam uma tendência para valores mais elevados em todas as variáveis de desempenho no intervalo [0'-10 '] min em comparação com o [10'-20'] min. À medida que o conhecimento prévio acerca da duração da tarefa aumentou, o desempenho dos jogadores entre os dois momentos tendeu a ser similar. Considerando a duração total (20 min), a “Condição Parcial” do exercício foi a claramente a mais exigente. Em conclusão, o conhecimento da tarefa em períodos mais curtos de exercício parece promover um aumento da exigência física; e períodos mais longos de exercício, aparentemente, tendem a diminuir as diferenças entre o conhecimento total da duração e o desconhecimento dessa mesma duração.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-03-02T15:12:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9661
url http://hdl.handle.net/10400.6/9661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136387011706880