Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Joana
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.350
Resumo: O presente número organiza-se em torno da centralidade que a reflexão assume nos processos de supervisão da prática profissional de professores. Os resultados das investigações que neste número se reúnem demonstram que essa centralidade é tão significativa nos contextos de formação inicial como nos de formação contínua. Os autores que sobre as questões de formação e desenvolvimento profissional dos professores se tem vindo a debruçar, aqui reunidos, sublinham o carácter processual dessa reflexão, assim como a importância de que se revestem os instrumentos e procedimentos analíticos que o alimentam. Embora com considerações e resultados aproximados no que à reflexão e supervisão nos processos de formação e desenvolvimento profissional dos professores dizem respeito, os artigos deste número temático apresentam uma significativa diversidade de pontos de partida e questões investigativas, assim como de quadros teóricos de referência e métodos e técnicas de pesquisa empírica.
id RCAP_0df84a41d927fcea8151817bcbc63041
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/350
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisãoNúmero 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.O presente número organiza-se em torno da centralidade que a reflexão assume nos processos de supervisão da prática profissional de professores. Os resultados das investigações que neste número se reúnem demonstram que essa centralidade é tão significativa nos contextos de formação inicial como nos de formação contínua. Os autores que sobre as questões de formação e desenvolvimento profissional dos professores se tem vindo a debruçar, aqui reunidos, sublinham o carácter processual dessa reflexão, assim como a importância de que se revestem os instrumentos e procedimentos analíticos que o alimentam. Embora com considerações e resultados aproximados no que à reflexão e supervisão nos processos de formação e desenvolvimento profissional dos professores dizem respeito, os artigos deste número temático apresentam uma significativa diversidade de pontos de partida e questões investigativas, assim como de quadros teóricos de referência e métodos e técnicas de pesquisa empírica.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2008-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.350por1646-2335Campos, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:39Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/350Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:35.056445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão
title Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão
spellingShingle Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão
Campos, Joana
Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.
title_short Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão
title_full Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão
title_fullStr Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão
title_full_unstemmed Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão
title_sort Editorial - Prática profissional de professores: centralidade da reflexão nos processos de supervisão
author Campos, Joana
author_facet Campos, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.
topic Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.
description O presente número organiza-se em torno da centralidade que a reflexão assume nos processos de supervisão da prática profissional de professores. Os resultados das investigações que neste número se reúnem demonstram que essa centralidade é tão significativa nos contextos de formação inicial como nos de formação contínua. Os autores que sobre as questões de formação e desenvolvimento profissional dos professores se tem vindo a debruçar, aqui reunidos, sublinham o carácter processual dessa reflexão, assim como a importância de que se revestem os instrumentos e procedimentos analíticos que o alimentam. Embora com considerações e resultados aproximados no que à reflexão e supervisão nos processos de formação e desenvolvimento profissional dos professores dizem respeito, os artigos deste número temático apresentam uma significativa diversidade de pontos de partida e questões investigativas, assim como de quadros teóricos de referência e métodos e técnicas de pesquisa empírica.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.350
url https://doi.org/10.25755/int.350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130946681700352