O Impacto do Implante Coclear na Linguagem Oral das Crianças com Surdez Congénita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Daniela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Xavier Jorge, João, Teixeira, António, Ribeiro, Carlos, Paiva, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108942
https://doi.org/10.20344/amp.5997
Resumo: Introdução: As crianças com surdez neurossensorial severa a profunda podem adquirir vocabulário e estruturas sintácticas para comunicarem pela linguagem oral, após implante coclear. Objectivo: Identificar as capacidades linguísticas em crianças, com implante coclear. Material e Métodos: Estudou-se a linguagem oral em 18 crianças, entre nove e 10 anos, com surdez neurossensorial profunda bilateral congénita, com implante coclear, avaliadas com a Grelha de Observação da Linguagem-Nível Escolar. As pontuações obtidas foram comparadas com as das crianças normo-ouvintes com igual idade auditiva. Resultados: As pontuações nas estruturas linguísticas estudadas, crianças implantadas vs. padrão das normo-ouvintes foram: fonologia 29,44 ± 8,4 vs. 29,68 ± 5,90, p = 0,91; semântica 18,55 ± 8,89 vs. 19,20 ± 4,85, p = 0,76; morfossintaxe 21,89 ± 12,85 vs. 26,35 ± 10,36, p = 0,159. Nas provas da estrutura semântica, não se registaram diferenças estatisticamente significativas. Na morfossintaxe, a diferença foi estatisticamente significativa na derivação das palavras, 2,83 ± 2,81 vs. 4,65 ± 1,64, p = 0,014. Na fonologia, verificou-se diferença significativa, na prova de discriminação de pseudopalavras, 6,6 ± 2,8 vs. 8,37 ± 2,32, p = 0,023. Na segmentação silábica, as crianças implantadas tiveram uma pontuação significativamente superior ao padrão 8,56 ± 1,6 vs. 5,9 ± 1,58, p < 0,001. Discussão: A semelhança das pontuações obtidas pelas crianças com implante coclear em relação ao padrão nas componentes linguísticas estudadas, confirma que o implante coclear promove o desenvolvimento da linguagem verbal oral nas crianças com surdez congénita. Conclusão: As crianças implantadas obtiveram ganhos de linguagem similares às normo-ouvintes com igual idade auditiva.
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spelling O Impacto do Implante Coclear na Linguagem Oral das Crianças com Surdez CongénitaThe impact of cochlear implant in the oral language of children with congenital deafnessAcústica da FalaCriançaDesenvolvimento da LinguagemImplantes CoclearsPercepção da FalaPerda Auditiva NeurossensorialChildCochlear ImplantsHearing Loss, SensorineuralLanguage DevelopmentSpeech AcousticsSpeech PerceptionIntrodução: As crianças com surdez neurossensorial severa a profunda podem adquirir vocabulário e estruturas sintácticas para comunicarem pela linguagem oral, após implante coclear. Objectivo: Identificar as capacidades linguísticas em crianças, com implante coclear. Material e Métodos: Estudou-se a linguagem oral em 18 crianças, entre nove e 10 anos, com surdez neurossensorial profunda bilateral congénita, com implante coclear, avaliadas com a Grelha de Observação da Linguagem-Nível Escolar. As pontuações obtidas foram comparadas com as das crianças normo-ouvintes com igual idade auditiva. Resultados: As pontuações nas estruturas linguísticas estudadas, crianças implantadas vs. padrão das normo-ouvintes foram: fonologia 29,44 ± 8,4 vs. 29,68 ± 5,90, p = 0,91; semântica 18,55 ± 8,89 vs. 19,20 ± 4,85, p = 0,76; morfossintaxe 21,89 ± 12,85 vs. 26,35 ± 10,36, p = 0,159. Nas provas da estrutura semântica, não se registaram diferenças estatisticamente significativas. Na morfossintaxe, a diferença foi estatisticamente significativa na derivação das palavras, 2,83 ± 2,81 vs. 4,65 ± 1,64, p = 0,014. Na fonologia, verificou-se diferença significativa, na prova de discriminação de pseudopalavras, 6,6 ± 2,8 vs. 8,37 ± 2,32, p = 0,023. Na segmentação silábica, as crianças implantadas tiveram uma pontuação significativamente superior ao padrão 8,56 ± 1,6 vs. 5,9 ± 1,58, p < 0,001. Discussão: A semelhança das pontuações obtidas pelas crianças com implante coclear em relação ao padrão nas componentes linguísticas estudadas, confirma que o implante coclear promove o desenvolvimento da linguagem verbal oral nas crianças com surdez congénita. Conclusão: As crianças implantadas obtiveram ganhos de linguagem similares às normo-ouvintes com igual idade auditiva.Introduction: Children with severe to profound sensorineural deafness can acquire vocabulary and syntactic structures to communicate by oral language, after cochlear implant. Aim: Identify the linguistic skills of children with cochlear implant. Material and Methods: Eighteen children of both gender, between 9 and 10 years, with congenital bilateral deafness, using cochlear implant, were studied. The evaluation instrument used was Observation Chart of Language-School Level. The results were compared with standard of normal-hearing children with the same hearing age. Results: The scores registered in the linguistics structures studied, comparing implanted children and standard, was: phonology, 29.44 ± 8.4 vs. 29.68 ± 5.90, p = 0.91; semantics, 18.55 ± 8.89 vs. 19.20 ± 4.85, p = 0.76; morpho-syntax 21.89 ± 12.85 vs. 26.35 ± 10.36, p = 0.159. Regarding the tests of semantics, there was no significant difference. Concerning the tests of morpho-syntactic structure, the difference was significant in the derivation of words, 2.83 ± 2.81 vs. 4.65 ± 1.64, p = 0.014. In the phonology, a significant difference was found comparing implanted children and standard, in the discrimination of pseudo words, 6.6 ± 2.8 vs. 8.37 ± 2.32, p = 0.023. However, in syllabic segmentation, implanted children had a mean score 8.56 ± 1.6 significantly higher than standard, 5.9 ± 1.58, p < 0.001. Discussion: The similarity of the scores obtained by children with cochlear implants with the standard, in the language components studied confirms that cochlear implant promotes the development of oral verbal language in children with congenital deafness. Conclusions: Implanted children had acquired language skills similar to normal-hearing children with the same hearing age.Ordem dos Medicos2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/108942http://hdl.handle.net/10316/108942https://doi.org/10.20344/amp.5997por1646-07580870-399XRamos, DanielaXavier Jorge, JoãoTeixeira, AntónioRibeiro, CarlosPaiva, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T08:43:33Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:10.596042Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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