A figura feminina em algumas narrativas de Albertino Bragança, Filinto de Barros e Orlanda Amarílis: contributo para uma abordagem comparatista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandra Isabel Dias dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10095
Resumo: A presente dissertação privilegia a perspetiva comparada no confronto de determinados textos narrativos provenientes de Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, identificando afinidades e diferenças, tanto na forma, como no conteúdo, nomeadamente, no que às temáticas da memória e da identidade diz respeito, e também ao tema da mulher ou da figura feminina no âmbito do estudo da personagem enquanto categoria fundamental da narrativa. Na leitura comparativa dos textos convocados, o ponto de partida da presente dissertação foi o estudo aprofundado das fontes primárias, isto é, dos autores que nos propusemos estudar - Albertino Bragança, de São Tomé e Príncipe, Orlanda Amarílis de Cabo Verde e Filinto de Barros, da Guiné Bissau, logo seguido das fontes secundárias e teóricas de que a bibliografia no final do trabalho procura dar conta. A abordagem comparatista centrou-se em torno da figura feminina, relacionandoa com o passado colonial que a configura, e por isso também com as questões da identidade e da memória, da história e/ou da tradição, tópicos temáticos que constroem um determinado imaginário, como por exemplo sucede nos contos “Rosa do Riboque” e “Reencontro”, em Rosa do Riboque e outros contos, e no romance Aurélia de Vento, ambos do escritor pioneiro da ficção são-tomense, Albertino Bragança, ou nos contos “A Casa dos Mastros” e “Maira da Luz”, incluídos, respetivamente, na antologia A Casa dos Mastros e “Desencanto” e “Cais do Sodré”, em Cais do Sodré té Salamansa, da autora sobejamente conhecida na temática da literatura feminina, Orlanda Amarílis, e, por fim, de Filinto de Barros, o romance intitulado Kikia Matcho, O Desalento do Combatente. No primeiro capítulo, procurou-se fazer um enquadramento teórico do comparatismo, pois consideramos que a perspetiva comparada na análise de textos literários amplia e reconfigura a reflexão sobre a problemática da identidade nacional, cultural e literária, possibilitando ao investigador ou estudioso destas matérias reconhecer que está perante diferentes «lugares» literários, com características próprias, ainda que partilhem uma história em comum reforçada pelo uso da língua portuguesa através da qual estes povos oficialmente se exprimem e concomitantemente se irmanam. No segundo capítulo apresenta-se uma visão sucinta de enquadramento de época e das tendências literárias dos escritores convocados, bem assim como a análise das obras escolhidas na perspetiva dos temas e dos motivos representados: o quotidiano, o exílio e a diáspora, a desilusão, o esquecimento e a solidão, que por sua vez delimitam e configuram a reflexão sobre a personagem. No terceiro capítulo trata-se da contextualização ou enquadramento das questões da identidade, da história e da memória, estabelecendo uma ponte com a literatura, tendo em conta que os textos selecionados abordam estas problemáticas que são fulcrais e determinantes no âmbito das suprarreferidas narrativas. O quarto e último capítulo consiste na análise das narrativas selecionadas, confrontando-as entre si, com particular destaque para a forma como a figura feminina é abordada, qual é a relação que mantém com a tradição e com o passado colonial, refletindo-se sobre o papel da memória e da história na construção da identidade. Procurase simultaneamente apresentar uma leitura pessoal que interpreta as narrativas selecionadas, destacando a sua intencionalidade mimética na forma como se ligam ao real, recorrendo à descrição e a cenas que mostram a vivência do quotidiano. Apresentam-se por fim algumas conclusões, que reforçam a ideia de que as personagens das narrativas estudadas são recriadas no âmbito da ficção, porém, reproduzem reações e comportamentos sociais modelados pelo quotidiano. São personagens influenciadas pelo mundo em que vivem, uma sociedade dominada por homens. A diáspora e a situação de exílio são dimensões que interferem, igualmente, com a sua identidade.
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Na leitura comparativa dos textos convocados, o ponto de partida da presente dissertação foi o estudo aprofundado das fontes primárias, isto é, dos autores que nos propusemos estudar - Albertino Bragança, de São Tomé e Príncipe, Orlanda Amarílis de Cabo Verde e Filinto de Barros, da Guiné Bissau, logo seguido das fontes secundárias e teóricas de que a bibliografia no final do trabalho procura dar conta. A abordagem comparatista centrou-se em torno da figura feminina, relacionandoa com o passado colonial que a configura, e por isso também com as questões da identidade e da memória, da história e/ou da tradição, tópicos temáticos que constroem um determinado imaginário, como por exemplo sucede nos contos “Rosa do Riboque” e “Reencontro”, em Rosa do Riboque e outros contos, e no romance Aurélia de Vento, ambos do escritor pioneiro da ficção são-tomense, Albertino Bragança, ou nos contos “A Casa dos Mastros” e “Maira da Luz”, incluídos, respetivamente, na antologia A Casa dos Mastros e “Desencanto” e “Cais do Sodré”, em Cais do Sodré té Salamansa, da autora sobejamente conhecida na temática da literatura feminina, Orlanda Amarílis, e, por fim, de Filinto de Barros, o romance intitulado Kikia Matcho, O Desalento do Combatente. No primeiro capítulo, procurou-se fazer um enquadramento teórico do comparatismo, pois consideramos que a perspetiva comparada na análise de textos literários amplia e reconfigura a reflexão sobre a problemática da identidade nacional, cultural e literária, possibilitando ao investigador ou estudioso destas matérias reconhecer que está perante diferentes «lugares» literários, com características próprias, ainda que partilhem uma história em comum reforçada pelo uso da língua portuguesa através da qual estes povos oficialmente se exprimem e concomitantemente se irmanam. No segundo capítulo apresenta-se uma visão sucinta de enquadramento de época e das tendências literárias dos escritores convocados, bem assim como a análise das obras escolhidas na perspetiva dos temas e dos motivos representados: o quotidiano, o exílio e a diáspora, a desilusão, o esquecimento e a solidão, que por sua vez delimitam e configuram a reflexão sobre a personagem. No terceiro capítulo trata-se da contextualização ou enquadramento das questões da identidade, da história e da memória, estabelecendo uma ponte com a literatura, tendo em conta que os textos selecionados abordam estas problemáticas que são fulcrais e determinantes no âmbito das suprarreferidas narrativas. O quarto e último capítulo consiste na análise das narrativas selecionadas, confrontando-as entre si, com particular destaque para a forma como a figura feminina é abordada, qual é a relação que mantém com a tradição e com o passado colonial, refletindo-se sobre o papel da memória e da história na construção da identidade. Procurase simultaneamente apresentar uma leitura pessoal que interpreta as narrativas selecionadas, destacando a sua intencionalidade mimética na forma como se ligam ao real, recorrendo à descrição e a cenas que mostram a vivência do quotidiano. Apresentam-se por fim algumas conclusões, que reforçam a ideia de que as personagens das narrativas estudadas são recriadas no âmbito da ficção, porém, reproduzem reações e comportamentos sociais modelados pelo quotidiano. São personagens influenciadas pelo mundo em que vivem, uma sociedade dominada por homens. A diáspora e a situação de exílio são dimensões que interferem, igualmente, com a sua identidade.The present dissertation privileges the comparative perspective in the confrontation of certain narrative texts from Cape Verde, Guinea Bissau and São Tomé and Príncipe, identifying affinities and differences, both in form and in content, namely, in what concerns the relation of the themes of memory and identity, and also the subject of the woman or the female figure in the scope of the study of the character as a fundamental category of the narrative. In the comparative reading of the texts summoned, the starting point of this dissertation was the in-depth study of the primary sources, that is, the authors we set out to study - Albertino Bragança, from São Tomé and Príncipe, Orlanda Amarílis, from Cabo Verde, and Filinto de Barros, from Guinea Bissau, followed by the secondary and theoretical sources that the bibliography at the end of the work tries to account for. The comparative approach was centered around the female figure, relating it to the colonial past that shapes it, and, therefore, also to the issues of identity and memory, history and / or tradition, thematic topics that build a determined imaginary, as for example in the stories “Rosa do Riboque” and “Reencontro”, in Rosa do Riboque and other tales, and in the novel Aurélia de Vento, both by the pioneer writer of São Tomean fiction, Albertino Bragança, or in the stories “Casa dos Mastros” and “Maira da Luz”, included, respectively, in the anthology A Casa dos Mastros and “Desencanto” and “Cais do Sodré ”, in Cais do Sodré té Salamansa, by the author well known in the subject of women's literature, Orlanda Amarílis, and, finally, Filinto de Barros, the novel entitled Kikia Matcho, O Desalento do Combatente. In the first chapter, an attempt was made to make a theoretical framework of comparatism, as we consider that the comparative perspective in the analysis of literary texts broadens and reconfigures the reflection on the issue of national, cultural and literary identity, enabling the researcher or student of these matters to recognize that he is confronted with different literary "places", with their own characteristics, even though they share a common history reinforced by the use of the Portuguese language through which these people officially express themselves and concomitantly come together. The second chapter presents a succinct view of the period and literary tendencies of the summoned writers, as well as an analysis of the works chosen from the perspective of the themes and motives represented: daily life, exile and diaspora, disillusion, forgetfulness and loneliness, which, in turn, delimit and shape the thoughts of the character. The third chapter deals with the contextualization or framing of questions of identity, history and memory, establishing a bridge with literature, taking into account that the selected texts address these issues, which are central and decisive in the context of the above-mentioned narratives. The fourth and last chapter consists of an analysis of the selected narratives, comparing them with each other, with particular emphasis on the way in which the female figure is approached, what is the relationship it maintains with tradition and the colonial past, reflecting on the role of memory and history in the construction of identity. At the same time, an attempt is made to present a personal reading that interprets the selected narratives, highlighting their mimetic intentionality in the way they connect to reality, using description and scenes that show the experience of everyday life. Finally, some conclusions are presented, which reinforce the idea that the characters of the studied narratives are recreated in the scope of fiction, however, they reproduce reactions and social behaviors modeled by everyday life. They are characters influenced by the world in which they live, a society dominated by men. The diaspora and the situation of exile are dimensions that also interfere with their identity.Padeira, Ana Rita SoveralRepositório AbertoSantos, Sandra Isabel Dias dos2020-10-29T09:21:47Z2020-10-082020-10-292020-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10095TID:202535142porSantos, Sandra Isabel Dias dos - A figura feminina em algumas narrativas de Albertino Bragança, Filinto de Barros e Orlanda Amarílis [Em linha]: contributo para uma abordagem comparatista. [S.l.]: [s.n.], 2020. 108 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:19Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:45.622345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Santos, Sandra Isabel Dias dos
Albertino Bragança, 1944-
Filinto de Barros, 1942-
Orlanda Amarilis, 1924-2014
Narrativa
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Comparatismo
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Memória
História
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description A presente dissertação privilegia a perspetiva comparada no confronto de determinados textos narrativos provenientes de Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, identificando afinidades e diferenças, tanto na forma, como no conteúdo, nomeadamente, no que às temáticas da memória e da identidade diz respeito, e também ao tema da mulher ou da figura feminina no âmbito do estudo da personagem enquanto categoria fundamental da narrativa. Na leitura comparativa dos textos convocados, o ponto de partida da presente dissertação foi o estudo aprofundado das fontes primárias, isto é, dos autores que nos propusemos estudar - Albertino Bragança, de São Tomé e Príncipe, Orlanda Amarílis de Cabo Verde e Filinto de Barros, da Guiné Bissau, logo seguido das fontes secundárias e teóricas de que a bibliografia no final do trabalho procura dar conta. A abordagem comparatista centrou-se em torno da figura feminina, relacionandoa com o passado colonial que a configura, e por isso também com as questões da identidade e da memória, da história e/ou da tradição, tópicos temáticos que constroem um determinado imaginário, como por exemplo sucede nos contos “Rosa do Riboque” e “Reencontro”, em Rosa do Riboque e outros contos, e no romance Aurélia de Vento, ambos do escritor pioneiro da ficção são-tomense, Albertino Bragança, ou nos contos “A Casa dos Mastros” e “Maira da Luz”, incluídos, respetivamente, na antologia A Casa dos Mastros e “Desencanto” e “Cais do Sodré”, em Cais do Sodré té Salamansa, da autora sobejamente conhecida na temática da literatura feminina, Orlanda Amarílis, e, por fim, de Filinto de Barros, o romance intitulado Kikia Matcho, O Desalento do Combatente. No primeiro capítulo, procurou-se fazer um enquadramento teórico do comparatismo, pois consideramos que a perspetiva comparada na análise de textos literários amplia e reconfigura a reflexão sobre a problemática da identidade nacional, cultural e literária, possibilitando ao investigador ou estudioso destas matérias reconhecer que está perante diferentes «lugares» literários, com características próprias, ainda que partilhem uma história em comum reforçada pelo uso da língua portuguesa através da qual estes povos oficialmente se exprimem e concomitantemente se irmanam. No segundo capítulo apresenta-se uma visão sucinta de enquadramento de época e das tendências literárias dos escritores convocados, bem assim como a análise das obras escolhidas na perspetiva dos temas e dos motivos representados: o quotidiano, o exílio e a diáspora, a desilusão, o esquecimento e a solidão, que por sua vez delimitam e configuram a reflexão sobre a personagem. No terceiro capítulo trata-se da contextualização ou enquadramento das questões da identidade, da história e da memória, estabelecendo uma ponte com a literatura, tendo em conta que os textos selecionados abordam estas problemáticas que são fulcrais e determinantes no âmbito das suprarreferidas narrativas. O quarto e último capítulo consiste na análise das narrativas selecionadas, confrontando-as entre si, com particular destaque para a forma como a figura feminina é abordada, qual é a relação que mantém com a tradição e com o passado colonial, refletindo-se sobre o papel da memória e da história na construção da identidade. Procurase simultaneamente apresentar uma leitura pessoal que interpreta as narrativas selecionadas, destacando a sua intencionalidade mimética na forma como se ligam ao real, recorrendo à descrição e a cenas que mostram a vivência do quotidiano. Apresentam-se por fim algumas conclusões, que reforçam a ideia de que as personagens das narrativas estudadas são recriadas no âmbito da ficção, porém, reproduzem reações e comportamentos sociais modelados pelo quotidiano. São personagens influenciadas pelo mundo em que vivem, uma sociedade dominada por homens. A diáspora e a situação de exílio são dimensões que interferem, igualmente, com a sua identidade.
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