Projecto de Ensino-Aprendizagem da Pediatria (Pré-Graduação) (Metodologia e Recursos) — II.ª Parte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Videira Amaral, João M.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.1998.5611
Resumo: Neste trabalho, dividido em 4 partes, descreve-se um projecto de ensino-aprendizagem de Pediatria à luz do novo Plano Estudos da FCM/UNL aprovado em 1996. Considera-se idade pediátrica o período desde a concepção até ao fim da adolescência e é data ênfase à inserção da criança e adolescente (saudáveis, de risco, ou com patologia), na sua família e comunidade, propondo como locais de prática clínica instituições extra-hospitalares para além do clássico ambiente hospitalar. De referir que houve a preocupação de obedecer às grandes linhas gerais da «Declaração de Edimburgo» e da «Iniciativa de Lisboa». Na 1.ª parte faz-se referência ao processo de ensino-aprendizagem, aos objectivos educativos, e a aspectos organizativos. Na 2.ª parte é feita a abordagem da metodologia e dos recursos. Na 3.ª parte discrimina-se o conteúdo do programa. Na última parte aborda-se a problemática da avaliação discutindo-se, alguns aspectos que poderão comprometer a exequibilidade do novo plano de estudos.
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