O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82874 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
id |
RCAP_0f23074658fbd7408b0fe542b221bf0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82874 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYaThe book market in Portugal and the internationalization of a portuguese publishing group - a LeYa case studyProcesso de internacionalizaçãoMercado livreiroGlobalizaçãoDigitalizaçãoLeYaInternationalizationBook marketGlobalizationDigitalizationCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisO presente relatório analisa a internacionalização para o Brasil de um dos maiores grupos editoriais em Portugal, a LeYa. Este trabalho surge no seguimento de um estágio curricular, com duração de seis meses, realizado no departamento de comunicação e marketing do grupo LeYa. A LeYa nasceu em 2008 e enquadra algumas das mais prestigiadas editoras de língua portuguesa. É considerado atualmente o maior grupo editorial português, ocupando uma posição de liderança no mercado editorial nacional, mas também nos mercados angolano e moçambicano. Encontra-se ainda presente no Brasil, onde atua no setor de e-learning. Neste relatório, é analisado o processo de internacionalização da LeYa para o Brasil, nomeadamente as motivações, obstáculos, e resultados obtidos. No que concerne à teoria, abordam-se temas relevantes à internacionalização, como modos de entrada, barreiras, motivações, teorias de internacionalização, e e-commerce. Assim, é procurada a ligação entre os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do mestrado com este estudo de caso. Adicionalmente, são analisadas oportunidades de internacionalização para editoras portuguesas através da inserção das mesmas em projetos de cariz digital, tendo como objeto de estudo os projetos nos quais a LeYa atualmente está envolvida. Através destas oportunidades, é possível reconhecer a relevância da digitalização dos negócios das editoras em prol da internacionalização, pois permitem maior facilidade de entrada nos mercados internacionais, juntamente com custos e riscos menores.The present report addresses the issue of the internationalization of one of the most important publishing groups in Portugal, LeYa. This report is based on a six-month internship, held in the communication and marketing department of the LeYa group. LeYa was born in 2008 and includes some of the most prestigious Portuguese language publishers. It is considered the biggest Portuguese publishing group, holding a position of leadership in the national market, as well as in the Angolan and Mozambican markets. It also operates in the Brazilian market, in the e-learning sector. In this report, it is analysed the internationalization process of LeYa to Brazil, focusing on the motivations, difficulties, and results. Regarding the theory, some relevant topics to the internationalization matter were addressed, such as entry modes, barriers, motivations, internationalization theories, and e commerce. The intention was to connect the theoretical knowledge acquired throughout the master’s degree with this case study. Additionally, it was also analysed internationalization opportunities for Portuguese publishers through the adoption of digital projects, having in consideration the projects that LeYa is currently undertaking. Through these opportunities, it is possible to recognise the importance of the digitalization of the publishers’ businesses, since they allow for an easier access to international markets, as well as lower costs and risks.Guimarães, Maria HelenaUniversidade do MinhoCosta, Marta Sofia Fernandes Maia da2023-02-102023-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82874por203221060info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:17ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa The book market in Portugal and the internationalization of a portuguese publishing group - a LeYa case study |
title |
O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa |
spellingShingle |
O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa Costa, Marta Sofia Fernandes Maia da Processo de internacionalização Mercado livreiro Globalização Digitalização LeYa Internationalization Book market Globalization Digitalization Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa |
title_full |
O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa |
title_fullStr |
O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa |
title_full_unstemmed |
O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa |
title_sort |
O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa |
author |
Costa, Marta Sofia Fernandes Maia da |
author_facet |
Costa, Marta Sofia Fernandes Maia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Maria Helena Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marta Sofia Fernandes Maia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de internacionalização Mercado livreiro Globalização Digitalização LeYa Internationalization Book market Globalization Digitalization Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Processo de internacionalização Mercado livreiro Globalização Digitalização LeYa Internationalization Book market Globalization Digitalization Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-10 2023-02-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/82874 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/82874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203221060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303711985434624 |