O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marta Sofia Fernandes Maia da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/82874
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
id RCAP_0f23074658fbd7408b0fe542b221bf0d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYaThe book market in Portugal and the internationalization of a portuguese publishing group - a LeYa case studyProcesso de internacionalizaçãoMercado livreiroGlobalizaçãoDigitalizaçãoLeYaInternationalizationBook marketGlobalizationDigitalizationCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios InternacionaisO presente relatório analisa a internacionalização para o Brasil de um dos maiores grupos editoriais em Portugal, a LeYa. Este trabalho surge no seguimento de um estágio curricular, com duração de seis meses, realizado no departamento de comunicação e marketing do grupo LeYa. A LeYa nasceu em 2008 e enquadra algumas das mais prestigiadas editoras de língua portuguesa. É considerado atualmente o maior grupo editorial português, ocupando uma posição de liderança no mercado editorial nacional, mas também nos mercados angolano e moçambicano. Encontra-se ainda presente no Brasil, onde atua no setor de e-learning. Neste relatório, é analisado o processo de internacionalização da LeYa para o Brasil, nomeadamente as motivações, obstáculos, e resultados obtidos. No que concerne à teoria, abordam-se temas relevantes à internacionalização, como modos de entrada, barreiras, motivações, teorias de internacionalização, e e-commerce. Assim, é procurada a ligação entre os conhecimentos teóricos adquiridos no âmbito do mestrado com este estudo de caso. Adicionalmente, são analisadas oportunidades de internacionalização para editoras portuguesas através da inserção das mesmas em projetos de cariz digital, tendo como objeto de estudo os projetos nos quais a LeYa atualmente está envolvida. Através destas oportunidades, é possível reconhecer a relevância da digitalização dos negócios das editoras em prol da internacionalização, pois permitem maior facilidade de entrada nos mercados internacionais, juntamente com custos e riscos menores.The present report addresses the issue of the internationalization of one of the most important publishing groups in Portugal, LeYa. This report is based on a six-month internship, held in the communication and marketing department of the LeYa group. LeYa was born in 2008 and includes some of the most prestigious Portuguese language publishers. It is considered the biggest Portuguese publishing group, holding a position of leadership in the national market, as well as in the Angolan and Mozambican markets. It also operates in the Brazilian market, in the e-learning sector. In this report, it is analysed the internationalization process of LeYa to Brazil, focusing on the motivations, difficulties, and results. Regarding the theory, some relevant topics to the internationalization matter were addressed, such as entry modes, barriers, motivations, internationalization theories, and e commerce. The intention was to connect the theoretical knowledge acquired throughout the master’s degree with this case study. Additionally, it was also analysed internationalization opportunities for Portuguese publishers through the adoption of digital projects, having in consideration the projects that LeYa is currently undertaking. Through these opportunities, it is possible to recognise the importance of the digitalization of the publishers’ businesses, since they allow for an easier access to international markets, as well as lower costs and risks.Guimarães, Maria HelenaUniversidade do MinhoCosta, Marta Sofia Fernandes Maia da2023-02-102023-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82874por203221060info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:17ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa
The book market in Portugal and the internationalization of a portuguese publishing group - a LeYa case study
title O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa
spellingShingle O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa
Costa, Marta Sofia Fernandes Maia da
Processo de internacionalização
Mercado livreiro
Globalização
Digitalização
LeYa
Internationalization
Book market
Globalization
Digitalization
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa
title_full O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa
title_fullStr O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa
title_full_unstemmed O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa
title_sort O mercado do livro em Portugal e a internacionalização de uma editora portuguesa - o caso da LeYa
author Costa, Marta Sofia Fernandes Maia da
author_facet Costa, Marta Sofia Fernandes Maia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marta Sofia Fernandes Maia da
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de internacionalização
Mercado livreiro
Globalização
Digitalização
LeYa
Internationalization
Book market
Globalization
Digitalization
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Processo de internacionalização
Mercado livreiro
Globalização
Digitalização
LeYa
Internationalization
Book market
Globalization
Digitalization
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-10
2023-02-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/82874
url https://hdl.handle.net/1822/82874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203221060
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303711985434624