Características do relacionamento social de adultos com PEA – Um estudo a partir da perspetiva de técnicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Joana Beatriz Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30354
Resumo: O presente estudo tem como objetivo caracterizar os relacionamentos sociais dos adultos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), abordando a comunicação, relacionamentos, competências sociais e de autonomia, e ambientes e fatores protetores/condicionantes à comunicação e relação. A caracterização foi realizada a partir das perspetivas dos técnicos de acompanhamento, na APPACDM de Évora. Os défices de comunicação, atenção e compreensão com que estes indivíduos se debatem, bem como os ambientes onde estão inseridos, afetam diretamente os seus relacionamentos e como os prececionam. Através dos resultados verificámos boas competências de comunicação, relações e competências sociais funcionais. Os ambientes conhecidos e a presença de fatores de interesse são os mais positivos, sendo os ambientes sem rotina os mais negativos, a par com a sensibilidade auditiva. O impacto dos relacionamentos e estímulos sociais provocam predominantemente o aumento de estereotipias. Apresentam poucas autonomias, contudo conseguem atuar eficazmente em certos aspetos; Characteristics of social relationship of adults with ASD - A study from the perspective of technicians Abstract: The present study aims to characterize the social relationships of adults with Autism Spectrum Disorder (PEA), approaching communication, social relationships and skills, protective/conditioning environments, and autonomy skills. The characterization is from the perspectives of technicians who intervene with this adults, in APPACDM of Évora. The communication, attention and understanding deficits with which they struggle, as well as the environments in which they operate, directly affect their relationships and the way of perceiving them. Through the results it was possible to verify good communication skills, relationships, and functional social skills. We also found that the known environments are the most positive, as well as the presence of factors of interest, and that environments without routine are the most negative, along with auditory sensitivity. The impact of relationships and social stimuli, predominantly cause an increase of stereotypies in adults. They have few autonomies however they manage to act effectively in certain aspects.
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