Potencialidades e constrangimentos no ensino primário em Gurué, Moçambique – as perceções dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3017 |
Resumo: | O sistema de ensino de Moçambique sofreu a sua primeira grande mudança em 1975, quando o país conquistou a sua independência. A escassez de professores, uma cadeia escolar curta e falta de acesso da maioria da população à educação, foram alguns dos problemas a mere-cer a atenção do poder político. Desde então, várias têm sido as mudanças, as adaptações e as dificuldades pelas quais o ensino moçambicano tem passado. Mesmo durante a guerra civil, a educação continuou a ser uma prioridade para o governo do país, publicando-se em 1983 a lei nº 4/83 de 23 de março, que definia as bases e diretivas do sistema educativo. Em 1992, após a assinatura do acordo de paz, a lei nº 6/92 de 6 de maio passou a integrar as alterações contempladas na nova Constituição. A investigação que desenvolvemos teve como objetivo identificar e analisar as dificuldades sentidas por professores do ensino primário do distrito de Gurué, província da Zambézia. Os dados foram recolhidos através de inquéritos por questionário e a sua análise permitiu confirmar que os professores inquiridos consideram que as dificuldades e as carências limitam a qualidade do ensino. O sistema de ensino carece de desenvolvimento que deverá começar pela criação de currículos de ensino adequados, por planos de formação para os professores e pelo investimento na melhoria das infraestruturas e equipamentos escolares, nas condições oferecidas aos professores e na aquisição de materiais de apoio ao ensino. Palavras-Chave: Educação; Moçambique; Ensino Primário; Desenvolvimento |
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