Emergência e transformações ocorridas nas políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais (RAE) em Portugal (1999-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Rosanna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9573
Resumo: Neste artigo analisam-se as três políticas portuguesas para a educação e formação de adultos (EFA) que assentaram a sua lógica no reconhecimento de adquiridos experiencias (RAE), nomeadamente: o Programa de Ação S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansão da Educação e Formação de Adultos (1999-2005), o Programa Iniciativa Novas Oportunidades (2006-2012) e o Programa Qualifica (desde 2016). Refletindo sobre os enquadramentos e contextos, com base nos dados e resultados de duas investigações científicas: uma etnografia crítica conduzida entre 2004 e 2005; e uma investigação-ação em curso desde 2016; o objetivo foi apontar as principais caraterísticas e tensões inerentes a quinze anos de transformações da agenda deste sector e das práticas intrínsecas ao Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). A principal conclusão que se retira da analise é que o RAE, tal como tem existido em Portugal desde 2001, e não obstante as contradições mapeadas neste texto, representa uma prática que tem contribuído para a promoção de equidade e igualdade no usufruto do direito à educação por parte dos adultos vulneráveis (em termos de qualificações).
id RCAP_10c7309768c7e3d78ffa64fc5c498629
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9573
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emergência e transformações ocorridas nas políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais (RAE) em Portugal (1999-2017)EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO DE ADULTOSCERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIASEDUCATIONADULT EDUCATIONCERTIFICATION OF COMPETENCESNeste artigo analisam-se as três políticas portuguesas para a educação e formação de adultos (EFA) que assentaram a sua lógica no reconhecimento de adquiridos experiencias (RAE), nomeadamente: o Programa de Ação S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansão da Educação e Formação de Adultos (1999-2005), o Programa Iniciativa Novas Oportunidades (2006-2012) e o Programa Qualifica (desde 2016). Refletindo sobre os enquadramentos e contextos, com base nos dados e resultados de duas investigações científicas: uma etnografia crítica conduzida entre 2004 e 2005; e uma investigação-ação em curso desde 2016; o objetivo foi apontar as principais caraterísticas e tensões inerentes a quinze anos de transformações da agenda deste sector e das práticas intrínsecas ao Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). A principal conclusão que se retira da analise é que o RAE, tal como tem existido em Portugal desde 2001, e não obstante as contradições mapeadas neste texto, representa uma prática que tem contribuído para a promoção de equidade e igualdade no usufruto do direito à educação por parte dos adultos vulneráveis (em termos de qualificações).This article examines the three Portuguese policies for education and training of adults who settled their logic in the recognition of prior learning, namely: the Action Program Knowing+: program for the development and expansion of education and training of Adults (1999-2005), the New Opportunities Initiative Program (2006-2012) and the Program Qualifies (from 2016). Reflecting on the contexts and frameworks, based on the data and results of two scientific research: a critical Ethnography conducted between 2004 and 2005; and a research-action underway since 2016; the objective was to point out the main features and tensions inherent in fifteen years of transformations of this sector’s agenda and practices intrinsic to the recognition, validation and certification of competences. The main conclusion of the analysis is that the recognition of acquired experience, as has existed in Portugal since 2001, and notwithstanding the contradictions mapped in this text, is a practice that has contributed to the promotion of equity and equality in the enjoyment of the right to education by vulnerable adults (in terms of qualifications).Cet article examine les trois politiques portugais pour l’éducation et la formation des adultes qui se sont établis avec la logique de la reconnaissance des expériences acquises, à savoir : du Programme d’Action Connaitre+ : Programme pour le Développement et l’Expansion de l’Éducation et Formation des Adultes (1999-2005), le Programme Nouvelles Possibilités (2006-2012) et le Programme Qualifier (à partir de 2016). On présente des réflexions sur les contextes et les cadres, basé sur les données et les résultats des deux recherches scientifiques : une ethnographie critique réalisée entre 2004 et 2005; et une recherche-action en cours depuis 2016; l’objectif était de rappeler les principales caractéristiques et les tensions inhérentes à quinze ans de transformations de l’ordre du jour de ce secteur et les pratiques inhérentes à la reconnaissance, la validation et la certification des compétences. La principale conclusion de l’analyse se retire du fait qui la reconnaissance de l’expérience acquise, tel qu’il a existé au Portugal depuis 2001 et malgré les contradictions présenté dans ce texte, est une pratique qui a contribué à la promotion de l’équité et l’égalité dans la jouissance du droit à l’éducation des adultes vulnérables (en termes de qualifications).En este artículo se analizan las tres políticas portuguesas de educación y formación de personas adultas que se basan en el reconocimiento de los adquiridos de la experiencia: el Programa Acción Saber+: programa para el desarrollo y expansión de la educación de adultos y formación (1999-2005), el Programa Nuevas Oportunidades (2006-2012), y el Programa Cualifica (desde 2016). La reflexión sobre los contextos y marcos se basa en los datos e resultados de dos investigaciones científicas: una etnografía crítica (2004 e 2005), y una investigación-acción (en curso desde 2016). El objetivo ha sido señalar las principales características y tensiones ocurridas en quince años de prácticas de reconocimiento de los adquiridos de la experiencia. Nuestra principal conclusión es que el reconocimiento de los adquiridos de la experiencia (RVCC) portugués ha contribuido para la equidad y la igualdad del usufructo del derecho a la educación por parte de las personas adultas más vulnerables (en términos de cualificaciones).Edições Universitárias Lusófonas2019-05-31T14:22:07Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9573por1646-401XBarros, Rosannainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-23T01:33:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:01.785261Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emergência e transformações ocorridas nas políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais (RAE) em Portugal (1999-2017)
title Emergência e transformações ocorridas nas políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais (RAE) em Portugal (1999-2017)
spellingShingle Emergência e transformações ocorridas nas políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais (RAE) em Portugal (1999-2017)
Barros, Rosanna
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
EDUCATION
ADULT EDUCATION
CERTIFICATION OF COMPETENCES
title_short Emergência e transformações ocorridas nas políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais (RAE) em Portugal (1999-2017)
title_full Emergência e transformações ocorridas nas políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais (RAE) em Portugal (1999-2017)
title_fullStr Emergência e transformações ocorridas nas políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais (RAE) em Portugal (1999-2017)
title_full_unstemmed Emergência e transformações ocorridas nas políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais (RAE) em Portugal (1999-2017)
title_sort Emergência e transformações ocorridas nas políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais (RAE) em Portugal (1999-2017)
author Barros, Rosanna
author_facet Barros, Rosanna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Rosanna
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
EDUCATION
ADULT EDUCATION
CERTIFICATION OF COMPETENCES
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
EDUCATION
ADULT EDUCATION
CERTIFICATION OF COMPETENCES
description Neste artigo analisam-se as três políticas portuguesas para a educação e formação de adultos (EFA) que assentaram a sua lógica no reconhecimento de adquiridos experiencias (RAE), nomeadamente: o Programa de Ação S@ber+: Programa para o Desenvolvimento e Expansão da Educação e Formação de Adultos (1999-2005), o Programa Iniciativa Novas Oportunidades (2006-2012) e o Programa Qualifica (desde 2016). Refletindo sobre os enquadramentos e contextos, com base nos dados e resultados de duas investigações científicas: uma etnografia crítica conduzida entre 2004 e 2005; e uma investigação-ação em curso desde 2016; o objetivo foi apontar as principais caraterísticas e tensões inerentes a quinze anos de transformações da agenda deste sector e das práticas intrínsecas ao Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). A principal conclusão que se retira da analise é que o RAE, tal como tem existido em Portugal desde 2001, e não obstante as contradições mapeadas neste texto, representa uma prática que tem contribuído para a promoção de equidade e igualdade no usufruto do direito à educação por parte dos adultos vulneráveis (em termos de qualificações).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-05-31T14:22:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9573
url http://hdl.handle.net/10437/9573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137759833620480