Contributo do ensino da geografia na descodificação dos signos do ambiente circundante : um estudo com alunos de geografía no 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Maria Manuela Gonçalves Alves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23648
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão na Educação em História e Ciências Sociais)
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spelling Contributo do ensino da geografia na descodificação dos signos do ambiente circundante : um estudo com alunos de geografía no 3º ciclo do ensino básico91:372.891372.891:91Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão na Educação em História e Ciências Sociais)Este trabalho de dissertação apresenta um estudo sobre a tentativa de compreensão dos processos de descodificação dos signos geográficos por alunos, tentando perceber-se como o ensino da Geografia pode contribuir para a construção em cada indivíduo da capacidade de interpretar os signos geográficos do espaço onde vive e circula. Nesse sentido, colocou-se a questão de investigação: Em que medida o Ensino da Geografia pode facilitar a descodificação dos signos geográficos pelos alunos do 3ºCiclo, de forma a permitir uma melhor interação com o ambiente circundante? Para encontrar respostas a esta questão foi realizado um estudo descritivo de natureza qualitativa. Sendo uma abordagem cognitiva ainda pouco investigada no domínio da Educação Geográfica em Portugal, este estudo assume contornos de investigação-ação. Nesta experiência inspirada pela proposta de "aula-oficina" construtivista, participaram 26 alunos do 9ºano de escolaridade. Os alunos realizaram várias atividades, tais como uma ficha de levantamento de ideias prévias, uma visita de estudo e registo fotográfico, um caderno de viagem individual, uma ficha de trabalho e uma ficha de metacognição. Os dados apresentados pelos alunos em quatro das atividades, e registadas nos instrumentos constituídos pelos registos de observação participante da investigadora, cadernos de viagem, fotografias e fichas de metacognição dos alunos, foram analisados qualitativamente; os dados dos cadernos de viagem foram alvo de uma categorização inspirada no modelo de progressão conceptual utilizado na investigação em cognição histórica. Durante a realização de toda a experiência, em especial ao longo da visita ao centro histórico da cidade do Porto, os alunos manifestaram empenho e interesse em descodificar as informações obtidas pela observação direta e pelos dados fornecidos oralmente pelos guias dos museus visitados. A observação de diferentes espaços e a sua interpretação proporcionou um desenvolvimento de um conjunto de situações de aprendizagem nos alunos que lhes permitiu a descodificação de vários elementos do espaço envolvente. Aconselha-se por isto que a observação direta seja mais utilizada na aula de Geografia, pois as visitas enriquecem o ensino e proporcionam aos alunos um maior envolvimento na construção das suas aprendizagens.This dissertation presents a study about the attempt to understand the processes students undergo when decoding geographical signs. It aims at understanding how the teaching of Geography may contribute to the individual construction of the ability to interpret the geographical signs of the space where they live and circulate. In this sense, the question posed for research was: To what extent can the teaching of Geography facilitate the decoding of geographical signs by 3rd cycle/ "3ºciclo" students, in order to allow for a better interaction with the surrounding environment? A descriptive study of qualitative nature was conducted to find answers to this question, in a still rare investigative approach in the Geographical Education field in Portugal. Therefore this study was carried out as an action research project. Twenty six students attending ninth grade took part in this experiment. The students performed various activities, such as a task about their previous ideas, a field trip and photographic record, a personal daily log and a metacognitive exercise. The data presented by the students in four out of the different tasks were qualitatively analysed; the daily logs data were categorised in a systematic fashion, close to the conceptual progression model used in research on historical cognition. Throughout the experiment, especially during the field trip to the historical city centre of Oporto, the students expressed their commitment and interest in decoding the information obtained through direct observation and oral data provided by the museum guides. The observation of different spaces and their interpretation promoted a set of learning situations that enabled them to decode some elements of the surrounding space. It is therefore advisable that direct observation is more used in Geography education; field trips enrich teaching and provide students with a greater involvement in the construction of their learning.Barca, IsabelSilva, Ana Francisca de A. R. de Azevedo eUniversidade do MinhoAfonso, Maria Manuela Gonçalves Alves20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:27.699603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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