Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Rosana Maria de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fernandes,Josicelia Dumêt, Maurício,Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias, Silva,Lázaro Souza da, Silva,Gilberto Tadeu Reis da, Cordeiro,Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400010
Resumo: Enquadramento: A experiência transicional de especialistas de enfermagem ocorre por meio de mudanças intencionais motivadas pela possibilidade de qualificar o exercício profissional. Objetivo: Analisar as motivações para a experiência transicional das egressas do curso de especialização em enfermagem de um município do Nordeste do Brasil. Metodologia: Estudo transversal e exploratório realizado com 40 enfermeiras egressas do curso de especialização em enfermagem na modalidade de residência. Para a colheita dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada com roteiro norteador. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo. Resultados: O estudo possibilitou a construção da categoria motivações para a experiência transicional, que discute as motivações para a experiência transicional, o que resultou em três subcategorias temáticas - necessidade de aprofundar o conhecimento e vivenciar a prática; insuficiência da graduação; e experiência prévia em cenários de prática. Conclusão: A realização do curso de especialização é uma experiência transicional motivada pelas possibilidades de qualificar o exercício profissional de enfermeiras.
id RCAP_134e12b2af54bbbdbb7d2a6d15ef3be0
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-02832020000400010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagemeducação de pós-graduação em enfermagemespecializaçãoenfermagemEnquadramento: A experiência transicional de especialistas de enfermagem ocorre por meio de mudanças intencionais motivadas pela possibilidade de qualificar o exercício profissional. Objetivo: Analisar as motivações para a experiência transicional das egressas do curso de especialização em enfermagem de um município do Nordeste do Brasil. Metodologia: Estudo transversal e exploratório realizado com 40 enfermeiras egressas do curso de especialização em enfermagem na modalidade de residência. Para a colheita dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada com roteiro norteador. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo. Resultados: O estudo possibilitou a construção da categoria motivações para a experiência transicional, que discute as motivações para a experiência transicional, o que resultou em três subcategorias temáticas - necessidade de aprofundar o conhecimento e vivenciar a prática; insuficiência da graduação; e experiência prévia em cenários de prática. Conclusão: A realização do curso de especialização é uma experiência transicional motivada pelas possibilidades de qualificar o exercício profissional de enfermeiras.Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem2020-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400010Revista de Enfermagem Referência v.serV n.4 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400010Silva,Rosana Maria de OliveiraFernandes,Josicelia DumêtMaurício,Maria Deolinda Antunes Luz Lopes DiasSilva,Lázaro Souza daSilva,Gilberto Tadeu Reis daCordeiro,Ana Lúcia Arcanjo Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:04Zoai:scielo:S0874-02832020000400010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:32.113973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
title Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
spellingShingle Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
Silva,Rosana Maria de Oliveira
educação de pós-graduação em enfermagem
especialização
enfermagem
title_short Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
title_full Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
title_fullStr Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
title_full_unstemmed Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
title_sort Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem
author Silva,Rosana Maria de Oliveira
author_facet Silva,Rosana Maria de Oliveira
Fernandes,Josicelia Dumêt
Maurício,Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias
Silva,Lázaro Souza da
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
Cordeiro,Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
author_role author
author2 Fernandes,Josicelia Dumêt
Maurício,Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias
Silva,Lázaro Souza da
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
Cordeiro,Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Rosana Maria de Oliveira
Fernandes,Josicelia Dumêt
Maurício,Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias
Silva,Lázaro Souza da
Silva,Gilberto Tadeu Reis da
Cordeiro,Ana Lúcia Arcanjo Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv educação de pós-graduação em enfermagem
especialização
enfermagem
topic educação de pós-graduação em enfermagem
especialização
enfermagem
description Enquadramento: A experiência transicional de especialistas de enfermagem ocorre por meio de mudanças intencionais motivadas pela possibilidade de qualificar o exercício profissional. Objetivo: Analisar as motivações para a experiência transicional das egressas do curso de especialização em enfermagem de um município do Nordeste do Brasil. Metodologia: Estudo transversal e exploratório realizado com 40 enfermeiras egressas do curso de especialização em enfermagem na modalidade de residência. Para a colheita dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada com roteiro norteador. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo. Resultados: O estudo possibilitou a construção da categoria motivações para a experiência transicional, que discute as motivações para a experiência transicional, o que resultou em três subcategorias temáticas - necessidade de aprofundar o conhecimento e vivenciar a prática; insuficiência da graduação; e experiência prévia em cenários de prática. Conclusão: A realização do curso de especialização é uma experiência transicional motivada pelas possibilidades de qualificar o exercício profissional de enfermeiras.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400010
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832020000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Enfermagem Referência v.serV n.4 2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137315603349504