A adaptação em creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Sara Isabel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3162
Resumo: Dissertação de mest., Ciências da Educação (Educação de Infância), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
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spelling A adaptação em crecheAdaptaçãoCrecheQualidadeTransiçãoVinculaçãoDissertação de mest., Ciências da Educação (Educação de Infância), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010O presente estudo aborda o tema da adaptação em Creche, tendo como objectivo principal compreender algumas das dificuldades sentidas durante este processo pelos vários intervenientes: as crianças, os pais e os educadores. Pretende também compreender se existem comportamentos facilitadores no processo de adaptação e, em caso afirmativo, quais são. Pretende ainda compreender a influência do ambiente educativo neste processo. Este trabalho foi elaborado numa sala de Creche de uma IPSS do distrito de Setúbal. A amostra é constituída por oito crianças com idades compreendidas entre os 21 e os 30 meses (à data de inicio das observações). No que respeita à metodologia utilizada, foram realizadas observações naturalistas em dois momentos distintos (o segundo dia de frequência da Creche e um mês depois), os pais e os três elementos da equipa de sala responderam a uma entrevista semi-directiva depois de terminadas as observações. Foi ainda aplicada a escala de observação Infant/Toddler Environment Rating Scale para compreender a influência das mudanças no ambiente educativo da Creche durante a integração das crianças. Esta escala foi aplicada também em dois momentos distintos; um no início do ano lectivo, imediatamente antes de começarem a receber as crianças e outro imediatamente após a conclusão de todas as observações naturalistas. No final deste estudo, após análise e cruzamento de toda a informação obtida na fase de recolha de dados, foi possível concluir que as mudanças no ambiente educativo tiveram uma influência positiva na integração das crianças na sala de Creche e identificaram-se dificuldades sentidas no processo de adaptação, o que permitiu tirar conclusões sobre algumas estratégias facilitadoras desse mesmo processo.Nabuco, Maria EmíliaSapientiaCoutinho, Sara Isabel2013-11-28T11:54:59Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:12ZPortal AgregadorONG
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