Um Nobel esquecido na gaveta: o "modo de ser" de Saramago em Claraboia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Paula de Jesus
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/10108
Resumo: Claraboia, a primeira obra póstuma de José Saramago, foi finalizada em 1953 e publicada em outubro de 2011. O autor, em vida, afirmou que tal romance, depois de ter sido “esquecido” por uma editora, não seria publicado enquanto ele fosse vivo, embora já contivesse coisas do seu “modo de ser”. A decisão ficaria, portanto, à consideração dos seus herdeiros. Foi o mistério envolto na (não) publicação da obra que fez despertar o interesse pela sua leitura, desencadeando a tentativa de descoberta do “modo de ser” de Saramago, objetivo primordial deste trabalho. Assim, este estudo tem como objetivo verificar características deste romance que o aproximam ou distanciam da restante obra do Nobel da Literatura. A partir da sua leitura, como se de uma visita a um prédio se tratasse, analisa-se cada um dos aspetos que se consideraram mais pertinentes. Tendo como ponto de partida o contexto político e social em que surgiu a obra, prossegue-se com uma análise mais detalhada, tendo por referência as diferentes categorias da narrativa. O foco do estudo centra-se, sobretudo, nas temáticas, nomeadamente a censura, a clausura, a mulher e a condição humana, estabelecendo paralelismos com outras obras do autor, mormente O Ano da Morte de Ricardo Reis e O Memorial do Convento. Perceber o lugar que este romance ocupa na obra de Saramago é também um dos objetivos desta dissertação, uma vez que parecia existir um hiato entre Terra do Pecado (1947), a primeira obra do autor, e as que se lhe seguiram, publicadas duas décadas depois.
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José Saramago, 1922-2010
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description Claraboia, a primeira obra póstuma de José Saramago, foi finalizada em 1953 e publicada em outubro de 2011. O autor, em vida, afirmou que tal romance, depois de ter sido “esquecido” por uma editora, não seria publicado enquanto ele fosse vivo, embora já contivesse coisas do seu “modo de ser”. A decisão ficaria, portanto, à consideração dos seus herdeiros. Foi o mistério envolto na (não) publicação da obra que fez despertar o interesse pela sua leitura, desencadeando a tentativa de descoberta do “modo de ser” de Saramago, objetivo primordial deste trabalho. Assim, este estudo tem como objetivo verificar características deste romance que o aproximam ou distanciam da restante obra do Nobel da Literatura. A partir da sua leitura, como se de uma visita a um prédio se tratasse, analisa-se cada um dos aspetos que se consideraram mais pertinentes. Tendo como ponto de partida o contexto político e social em que surgiu a obra, prossegue-se com uma análise mais detalhada, tendo por referência as diferentes categorias da narrativa. O foco do estudo centra-se, sobretudo, nas temáticas, nomeadamente a censura, a clausura, a mulher e a condição humana, estabelecendo paralelismos com outras obras do autor, mormente O Ano da Morte de Ricardo Reis e O Memorial do Convento. Perceber o lugar que este romance ocupa na obra de Saramago é também um dos objetivos desta dissertação, uma vez que parecia existir um hiato entre Terra do Pecado (1947), a primeira obra do autor, e as que se lhe seguiram, publicadas duas décadas depois.
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