Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2011 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/1822/14270 |
Summary: | Após uma breve análise dos direitos humanos segundo algumas teorias de Estado, apresentam-se três concepções de democracia: a deliberativa, a comunicativa e a democracia como direitos humanos. A partir deste enquadramento, e depois de reflectir sobre o lugar da justiça e dos direitos na educação, o autor aborda a perspectiva crítica da educação para os direitos humanos e as suas implicações em termos de concepções de escola, de cultura escolar, de currículo e de aprendizagem, favorecedoras de uma democracia mais densa e comprometida com a emancipação e os direitos humanos. |
id |
RCAP_14153eb716ddec6e890bbbc75b1a2755 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14270 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanosDemocraciaDireitos humanosJustiçaEducação para os direitos humanosDemocracyHuman rightsJusticeHuman rights educationApós uma breve análise dos direitos humanos segundo algumas teorias de Estado, apresentam-se três concepções de democracia: a deliberativa, a comunicativa e a democracia como direitos humanos. A partir deste enquadramento, e depois de reflectir sobre o lugar da justiça e dos direitos na educação, o autor aborda a perspectiva crítica da educação para os direitos humanos e as suas implicações em termos de concepções de escola, de cultura escolar, de currículo e de aprendizagem, favorecedoras de uma democracia mais densa e comprometida com a emancipação e os direitos humanos.After a brief review of human rights theoretical perspectives according to the prevailing conceptions of state, the author presents three understandings of democracy: deliberative democracy, communicative democracy and democracy as human rights. From this framework, and taking into account the place of justice and rights in education, the author addresses a critical perspective of human rights education and its implications for conceptions of school, school culture, curriculum, learning, committed to emancipatory democracy.(undefined)Edições Universitárias LusófonasUniversidade do MinhoEstêvão, Carlos V.20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14270por1645-7250http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2361/1862info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:34.247310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos |
title |
Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos |
spellingShingle |
Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos Estêvão, Carlos V. Democracia Direitos humanos Justiça Educação para os direitos humanos Democracy Human rights Justice Human rights education |
title_short |
Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos |
title_full |
Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos |
title_fullStr |
Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos |
title_full_unstemmed |
Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos |
title_sort |
Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos |
author |
Estêvão, Carlos V. |
author_facet |
Estêvão, Carlos V. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estêvão, Carlos V. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Democracia Direitos humanos Justiça Educação para os direitos humanos Democracy Human rights Justice Human rights education |
topic |
Democracia Direitos humanos Justiça Educação para os direitos humanos Democracy Human rights Justice Human rights education |
description |
Após uma breve análise dos direitos humanos segundo algumas teorias de Estado, apresentam-se três concepções de democracia: a deliberativa, a comunicativa e a democracia como direitos humanos. A partir deste enquadramento, e depois de reflectir sobre o lugar da justiça e dos direitos na educação, o autor aborda a perspectiva crítica da educação para os direitos humanos e as suas implicações em termos de concepções de escola, de cultura escolar, de currículo e de aprendizagem, favorecedoras de uma democracia mais densa e comprometida com a emancipação e os direitos humanos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/14270 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/14270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-7250 http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2361/1862 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132535899291648 |