Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos

Bibliographic Details
Main Author: Estêvão, Carlos V.
Publication Date: 2011
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/1822/14270
Summary: Após uma breve análise dos direitos humanos segundo algumas teorias de Estado, apresentam-se três concepções de democracia: a deliberativa, a comunicativa e a democracia como direitos humanos. A partir deste enquadramento, e depois de reflectir sobre o lugar da justiça e dos direitos na educação, o autor aborda a perspectiva crítica da educação para os direitos humanos e as suas implicações em termos de concepções de escola, de cultura escolar, de currículo e de aprendizagem, favorecedoras de uma democracia mais densa e comprometida com a emancipação e os direitos humanos.
id RCAP_14153eb716ddec6e890bbbc75b1a2755
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14270
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanosDemocraciaDireitos humanosJustiçaEducação para os direitos humanosDemocracyHuman rightsJusticeHuman rights educationApós uma breve análise dos direitos humanos segundo algumas teorias de Estado, apresentam-se três concepções de democracia: a deliberativa, a comunicativa e a democracia como direitos humanos. A partir deste enquadramento, e depois de reflectir sobre o lugar da justiça e dos direitos na educação, o autor aborda a perspectiva crítica da educação para os direitos humanos e as suas implicações em termos de concepções de escola, de cultura escolar, de currículo e de aprendizagem, favorecedoras de uma democracia mais densa e comprometida com a emancipação e os direitos humanos.After a brief review of human rights theoretical perspectives according to the prevailing conceptions of state, the author presents three understandings of democracy: deliberative democracy, communicative democracy and democracy as human rights. From this framework, and taking into account the place of justice and rights in education, the author addresses a critical perspective of human rights education and its implications for conceptions of school, school culture, curriculum, learning, committed to emancipatory democracy.(undefined)Edições Universitárias LusófonasUniversidade do MinhoEstêvão, Carlos V.20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14270por1645-7250http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2361/1862info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14270Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:34.247310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos
title Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos
spellingShingle Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos
Estêvão, Carlos V.
Democracia
Direitos humanos
Justiça
Educação para os direitos humanos
Democracy
Human rights
Justice
Human rights education
title_short Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos
title_full Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos
title_fullStr Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos
title_full_unstemmed Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos
title_sort Democracia, direitos humanos e educação: para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos
author Estêvão, Carlos V.
author_facet Estêvão, Carlos V.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Estêvão, Carlos V.
dc.subject.por.fl_str_mv Democracia
Direitos humanos
Justiça
Educação para os direitos humanos
Democracy
Human rights
Justice
Human rights education
topic Democracia
Direitos humanos
Justiça
Educação para os direitos humanos
Democracy
Human rights
Justice
Human rights education
description Após uma breve análise dos direitos humanos segundo algumas teorias de Estado, apresentam-se três concepções de democracia: a deliberativa, a comunicativa e a democracia como direitos humanos. A partir deste enquadramento, e depois de reflectir sobre o lugar da justiça e dos direitos na educação, o autor aborda a perspectiva crítica da educação para os direitos humanos e as suas implicações em termos de concepções de escola, de cultura escolar, de currículo e de aprendizagem, favorecedoras de uma democracia mais densa e comprometida com a emancipação e os direitos humanos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/14270
url http://hdl.handle.net/1822/14270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/2361/1862
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132535899291648