Transformação numa área de serviços TI e implementação de metodologia LEAN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Nuno Miguel Antunes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4052
Resumo: Relativamente à Indústria de Tecnologias de Informação existe actualmente um conjunto de boas práticas e normas de regulação acessíveis e reconhecidas em todo o mundo, que ajudam a definir e montar uma estrutura eficaz para entregar aos clientes os serviços que eles esperam, quando esperam, garantindo segurança da informação, confidencialidade e fiabilidade dos processos implementados. Neste trabalho será analisado o processo de transformação numa área de fornecimento de serviços TI, através da adopção da FrameWork ITIL usada em conjunto com a framework CobiT e da norma ISO/IEC 27002. Será possível verificar que esta implementação poderá ser em grande medida eficaz e também eficiente, no entanto, será igualmente possível evidenciar que continua a existir espaço para uma melhoria adicional através da implementação do Pensamento e a Metodologia Lean. Pretende-se demonstrar com este trabalho, que uma Área Fornecimento de Serviços TI tem vantagem em proceder a uma transformação que a alinhe com o negócio, usando as boas práticas e metodologias que existem disponíveis e implementar a metodologia Lean para manter o bom funcionamento e procurar obter melhorias, com o objectivo de ser mais eficiente na criação de valor para os diferentes Stakeholders e no cumprimento dos requisitos, cada vez mais exigentes, das diversas entidades reguladoras. Para terminar será apresentado um plano macro representando uma proposta de implementação da referida transformação.
id RCAP_146886f49df3c5e9d9de5146384cc765
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transformação numa área de serviços TI e implementação de metodologia LEANTecnologias da informaçãoTransformaçãoITILLeanInformation technologyTransformationRelativamente à Indústria de Tecnologias de Informação existe actualmente um conjunto de boas práticas e normas de regulação acessíveis e reconhecidas em todo o mundo, que ajudam a definir e montar uma estrutura eficaz para entregar aos clientes os serviços que eles esperam, quando esperam, garantindo segurança da informação, confidencialidade e fiabilidade dos processos implementados. Neste trabalho será analisado o processo de transformação numa área de fornecimento de serviços TI, através da adopção da FrameWork ITIL usada em conjunto com a framework CobiT e da norma ISO/IEC 27002. Será possível verificar que esta implementação poderá ser em grande medida eficaz e também eficiente, no entanto, será igualmente possível evidenciar que continua a existir espaço para uma melhoria adicional através da implementação do Pensamento e a Metodologia Lean. Pretende-se demonstrar com este trabalho, que uma Área Fornecimento de Serviços TI tem vantagem em proceder a uma transformação que a alinhe com o negócio, usando as boas práticas e metodologias que existem disponíveis e implementar a metodologia Lean para manter o bom funcionamento e procurar obter melhorias, com o objectivo de ser mais eficiente na criação de valor para os diferentes Stakeholders e no cumprimento dos requisitos, cada vez mais exigentes, das diversas entidades reguladoras. Para terminar será apresentado um plano macro representando uma proposta de implementação da referida transformação.Related with IT industry there are currently a set of best practices, tools and regulatory rules that helps when is need to define and mount one structure efficient to deliver to customers what they expect when they expect, ensuring information security, confidentiality and reliability of implemented processes. This work will analyze the transformation process in one IT service delivery area, through the adoption of ITIL Framework used in conjunction with CobiT framework and ISO/IEC 27002 standard. It will be possible to verify that this implementation will be already largely effective and efficient, however, will also be possible to verify that there is still room for further improvement through the thought and Lean methodology implementation. Is Intended to demonstrate with this work that one area that provide IT services has benefits in making one transformation that aligns it with business, using best practices and methodologies that are available and in implementing Lean Methodology to archive improvements, in order to became more efficient when create value for its different stakeholders and meeting the requirements, more and more demanding, from the various regulatory entities. To finish, a macro plan representing one proposal of transformation implementation will be presented.2012-11-08T12:33:28Z2011-01-01T00:00:00Z20112012-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4052porLourenço, Nuno Miguel Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:38:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:53.238590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transformação numa área de serviços TI e implementação de metodologia LEAN
title Transformação numa área de serviços TI e implementação de metodologia LEAN
spellingShingle Transformação numa área de serviços TI e implementação de metodologia LEAN
Lourenço, Nuno Miguel Antunes
Tecnologias da informação
Transformação
ITIL
Lean
Information technology
Transformation
title_short Transformação numa área de serviços TI e implementação de metodologia LEAN
title_full Transformação numa área de serviços TI e implementação de metodologia LEAN
title_fullStr Transformação numa área de serviços TI e implementação de metodologia LEAN
title_full_unstemmed Transformação numa área de serviços TI e implementação de metodologia LEAN
title_sort Transformação numa área de serviços TI e implementação de metodologia LEAN
author Lourenço, Nuno Miguel Antunes
author_facet Lourenço, Nuno Miguel Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Nuno Miguel Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação
Transformação
ITIL
Lean
Information technology
Transformation
topic Tecnologias da informação
Transformação
ITIL
Lean
Information technology
Transformation
description Relativamente à Indústria de Tecnologias de Informação existe actualmente um conjunto de boas práticas e normas de regulação acessíveis e reconhecidas em todo o mundo, que ajudam a definir e montar uma estrutura eficaz para entregar aos clientes os serviços que eles esperam, quando esperam, garantindo segurança da informação, confidencialidade e fiabilidade dos processos implementados. Neste trabalho será analisado o processo de transformação numa área de fornecimento de serviços TI, através da adopção da FrameWork ITIL usada em conjunto com a framework CobiT e da norma ISO/IEC 27002. Será possível verificar que esta implementação poderá ser em grande medida eficaz e também eficiente, no entanto, será igualmente possível evidenciar que continua a existir espaço para uma melhoria adicional através da implementação do Pensamento e a Metodologia Lean. Pretende-se demonstrar com este trabalho, que uma Área Fornecimento de Serviços TI tem vantagem em proceder a uma transformação que a alinhe com o negócio, usando as boas práticas e metodologias que existem disponíveis e implementar a metodologia Lean para manter o bom funcionamento e procurar obter melhorias, com o objectivo de ser mais eficiente na criação de valor para os diferentes Stakeholders e no cumprimento dos requisitos, cada vez mais exigentes, das diversas entidades reguladoras. Para terminar será apresentado um plano macro representando uma proposta de implementação da referida transformação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-11-08T12:33:28Z
2012-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4052
url http://hdl.handle.net/10071/4052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134738183618560