Opiniões de professores sobre o contributo da autoavaliação docente na melhoria das suas práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristina Isabel Alves de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5310
Resumo: A supervisão pedagógica remete para ações que envolvem orientação, acompanhamento e monitorização. Da sua simbiose emerge a mudança das pessoas que estão predispostas a “transfigurar”, se preciso for, a sua prática pedagógica, desde que daí resulte a sua melhoria. Os professores estão assim, desta forma, empenhados em investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional, o qual se repercutirá na melhoria da qualidade do ensino. Para se conseguir chegar a esta etapa de mudança, contribui a avaliação de desempenho docente, na medida em que esta se apresenta como uma oportunidade de reflexão sobre a atividade de ensino e de educação. Ao contribuir para o processo de desenvolvimento do professor, a avaliação reveste-se de sentido. É preciso haver uma espécie de moratória, em que acontece uma pausa, mesmo que apenas mental, e prossegue-se já na posse de ideias e instrumentos que, porque adequados a um determinado contexto, são garantia de mais eficácia. Nesse momento de “pausa” acontece a “reflexão crítica e transformadora” (Alarcão e Tavares, 2003, p. 129), que se materializa na elaboração do relatório de autoavaliação da ADD. Foi para perceber como os professores se posicionam relativamente ao relatório de autoavaliação que se procedeu ao estudo aqui apresentado. Foi realizado um estudo exploratório de caso, o qual se concretizou através de uma entrevista semiestruturada. Enveredamos pela senda das perceções que os professores têm da autoavaliação e da ADD, bem como as atitudes e práticas que tomam após a sua concretização. Foi possível concluir que, no contexto específico onde o estudo foi realizado, os professores entrevistados mostram encarar este processo como uma mais-valia para a melhoria das suas práticas pedagógicas, nomeadamente. Por outro lado, reconhecemos que os mesmos não o sentem como mera atividade administrativa, antes cumprem essa tarefa com o maior sentido de responsabilidade. O entendimento que perseguimos passou por desnovelar o enredo, aparentemente complexo e ainda bastante associado a “inspeção” e “controlo”, da Supervisão Pedagógica e da ADD. Por outro lado, e porque estamos conscientes que a docência é um fenómeno complexo, altamente influenciado pelo background pessoal e académico de cada docente, procurámos perceber o que é “ser professor” e de que modo o Desenvolvimento Profissional o influi.
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É preciso haver uma espécie de moratória, em que acontece uma pausa, mesmo que apenas mental, e prossegue-se já na posse de ideias e instrumentos que, porque adequados a um determinado contexto, são garantia de mais eficácia. Nesse momento de “pausa” acontece a “reflexão crítica e transformadora” (Alarcão e Tavares, 2003, p. 129), que se materializa na elaboração do relatório de autoavaliação da ADD. Foi para perceber como os professores se posicionam relativamente ao relatório de autoavaliação que se procedeu ao estudo aqui apresentado. Foi realizado um estudo exploratório de caso, o qual se concretizou através de uma entrevista semiestruturada. Enveredamos pela senda das perceções que os professores têm da autoavaliação e da ADD, bem como as atitudes e práticas que tomam após a sua concretização. Foi possível concluir que, no contexto específico onde o estudo foi realizado, os professores entrevistados mostram encarar este processo como uma mais-valia para a melhoria das suas práticas pedagógicas, nomeadamente. Por outro lado, reconhecemos que os mesmos não o sentem como mera atividade administrativa, antes cumprem essa tarefa com o maior sentido de responsabilidade. O entendimento que perseguimos passou por desnovelar o enredo, aparentemente complexo e ainda bastante associado a “inspeção” e “controlo”, da Supervisão Pedagógica e da ADD. Por outro lado, e porque estamos conscientes que a docência é um fenómeno complexo, altamente influenciado pelo background pessoal e académico de cada docente, procurámos perceber o que é “ser professor” e de que modo o Desenvolvimento Profissional o influi.Pedagogical supervision refers to actions which involve guidance, support and monitoring. From this symbiosis emerges the change of those teachers who are willing to “transfigure”, if needed, their pedagogical practice, provided that it implies an improved outcome. The teachers are, this way, committed to invest in their personal and professional development, which will be reflected on the improvement of the teaching quality. To be able to reach this stage of change, the contribution of the teaching performance evaluation must be taken into account as far as it represents an opportunity for reflection upon the activity of education and of teaching. By contributing to the process of the teacher’s development, evaluation becomes meaningful. A type of moratorium is needed, when a pause takes place, even if only a mental pause, and in the possession of ideas and tools, adequate to different contexts, the path to be followed is a guarantee of more effectiveness. It is at this moment of “pause” that a “reflexão crítica e transformadora” (Alarcão e Tavares, 2003, p. 129) takes place and is materialized in the self- assessment report of the teaching performance evaluation. The present study intends to understand the teachers’ attitude and perception towards this report. For this purpose we proceeded to an exploratory case study and for data collection a semi-structured interview was used. We wanted to know the understanding teachers have both of the self -assessment report and of the teaching performance evaluation, as well as the attitudes and practices they have after the evaluation process is concluded. We could conclude that, in the specific context where the present study was carried, the teachers interviewed think this process is important, namely, to the improvement of their pedagogical practice. On the other hand, we acknowledged the fact that those teachers do not feel that the evaluation process is a mere administrative activity, on the contrary, they accomplish this task with a great sense of responsibility. For the understanding of the whole we had to clarify the apparently complex concepts of Pedagogical Supervision and of Teaching Performance Evaluation since they are both still very much associated with the ideas of “inspection” and “control”. And because we are well aware of the fact that teaching is a complex phenomenon, highly influenced by both the personal and the academic background of teachers, we tried to understand the meaning of “being a teacher” and in what ways professional development has an influence on it.2015-12-04T12:58:24Z2015-12-04T00:00:00Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5310porOliveira, Cristina Isabel Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:28:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:16.466130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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