O Processo de Bolonha e a nova identidade do Ensino Superior Europeu: estudo de caso do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cláudia Sofia da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2273
Resumo: O Processo de Bolonha implicou um conjunto de etapas e de passos que foram dados pelos sistemas de ensino superior europeus no sentido da construção de um espaço europeu de ensino superior globalmente harmonizado. O objectivo deste trabalho foi procurar traçar o decurso evolutivo do Processo de Bolonha, e identificar de que forma a transição ocorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tanto ao nível institucional como pedagógico, nomeadamente no âmbito do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde (DCDES). Os objectivos essenciais do processo de Bolonha preconizavam o aumento da competitividade do sistema europeu de ensino superior; e a promoção da mobilidade e empregabilidade dos diplomados do ensino superior no espaço europeu. A concretização do Processo de Bolonha na UTAD começou com a aprovação em 2005, do Regulamento de Criação e Reestruturação de Cursos e Aplicação de Sistema de Créditos Curriculares (ECTS), tendo os alunos passado a ser vistos como elementos centrais no processo de ensino aprendizagem. Modificando um sistema baseado na transmissão de conhecimentos para um sistema de ensino baseado no desenvolvimento das competências dos alunos. Da análise efectuada, pensamos poder concluir que a UTAD soube adaptar-se correctamente às alterações impostas por Bolonha, sendo que foi uma das instituições de Ensino Superior da Europa (entre 72 candidaturas) distinguidas em 2006 pela Comissão Europeia com o Suplemento ao Diploma. O DCDES/UTAD, reorganizaram-se com base no paradigma resultante do sistema de acumulação e transferência de créditos (ECTS), adoptaram um modelo de três ciclos de estudos, condicentes aos graus de licenciado, mestre e doutor, bem como implementaram mecanismos que promovem a aprendizagem ao longo da vida.
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