Uma experiência laboratorial simples para introduzir o conceito de poluição disseminada a estudantes das áreas do ambiente e agricultura
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.19084/rca.15717 |
Resumo: | Este trabalho descreve uma experiência laboratorial simples para introduzir o conceito de poluição disseminada (nonpoint source pollution) a estudantes do Ensino Secundário e Universitário das áreas de Ambiente e de Agricultura. O objectivo deste trabalho é introduzir aos estudantes conceitos e técnicas, tais como os sistemas de libertação controlada, a teoria da difusão (1ª lei de Fick) e a análise espectrofotomética. Este projecto laboratorial inclui três módulos experimentais a serem efectuados durante 3 semanas de aulas Neste trabalho serão descritos os conteúdos programáticos deste projecto laboratorial. Os estudantes devem ser alertados para o problema da disseminação da poluição de nutrientes e pesticidas que ocorre devido à lixiviação. A contaminação de águas de superfície e de lençóis de água contribui para o alastramento da poluição a áreas circundantes. Para demonstrar a disseminação de tais poluentes, escolheu-se o fósforo inorgânico (P) como exemplo de um agroquímico comum. Os estudantes são convidados a seguir o eventual movimento do P inorgânico até aos lençóis de água. Com este propósito, foram preparados géis de gelatina contendo P inorgânico para se obter um libertação contínua do P e a uma velocidade controlada. A libertação lenta do P permite uma diminuição do número de aplicações e da quantidade do ingrediente activo, prevenindo a lixiviação com a consequente redução da contaminação dos lençóis de água. Após a realização da experiência, os estudantes estão aptos para comparar as vantagens da libertação controlada de P inorgânico vs. a sua aplicação por métodos convencionais. |
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Uma experiência laboratorial simples para introduzir o conceito de poluição disseminada a estudantes das áreas do ambiente e agriculturaUma experiência laboratorial simples para introduzir o conceito de poluição disseminada a estudantes das áreas do ambiente e agriculturaGeralEste trabalho descreve uma experiência laboratorial simples para introduzir o conceito de poluição disseminada (nonpoint source pollution) a estudantes do Ensino Secundário e Universitário das áreas de Ambiente e de Agricultura. O objectivo deste trabalho é introduzir aos estudantes conceitos e técnicas, tais como os sistemas de libertação controlada, a teoria da difusão (1ª lei de Fick) e a análise espectrofotomética. Este projecto laboratorial inclui três módulos experimentais a serem efectuados durante 3 semanas de aulas Neste trabalho serão descritos os conteúdos programáticos deste projecto laboratorial. Os estudantes devem ser alertados para o problema da disseminação da poluição de nutrientes e pesticidas que ocorre devido à lixiviação. A contaminação de águas de superfície e de lençóis de água contribui para o alastramento da poluição a áreas circundantes. Para demonstrar a disseminação de tais poluentes, escolheu-se o fósforo inorgânico (P) como exemplo de um agroquímico comum. Os estudantes são convidados a seguir o eventual movimento do P inorgânico até aos lençóis de água. Com este propósito, foram preparados géis de gelatina contendo P inorgânico para se obter um libertação contínua do P e a uma velocidade controlada. A libertação lenta do P permite uma diminuição do número de aplicações e da quantidade do ingrediente activo, prevenindo a lixiviação com a consequente redução da contaminação dos lençóis de água. Após a realização da experiência, os estudantes estão aptos para comparar as vantagens da libertação controlada de P inorgânico vs. a sua aplicação por métodos convencionais.This paper reports a simple laboratory project to introduce students to the nonpoint source pollution, which may be an issue of great interest to both undergraduate and graduate students of environmental or agricultural chemistry courses. The aim of this work is introduce to the students the concepts and techniques such as the polymericbased controlled release system of an agrochemical, theory of diffusion (first Fick law) and spectrophotometric analysis. Thus, this laboratory project includes three experimental modules to be conducted during three weeks. Programmatic contents are described in this proceeding. Students must be aware that dissemination of nutrients and pesticides is prone to occur by both surface runoff and groundwater leaching, causing damages on all neighboring land. To demonstrate dissemination of such pollutants, we have chosen inorganic phosphorus as example of a common agrochemical. Students are invited to follow the eventual movement of the inorganic P into the groundwater. With this purpose, gelatin gels containing inorganic P were prepared to obtain a continuous release of inorganic P at a controlled rate. The slow release of P allows fewer applications and less active ingredient needed, helping to prevent leaching, with consequent reduction of groundwater contamination. At this point, students are able to compare the advantages of slow release inorganic P vs. its application by conventional methods.Sociedade de Ciências Agrárias de Portugal2018-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.19084/rca.15717por2183-041X0871-018XVidal, M. M.Filipe, O. M.S.Costa, M. C.C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:23:51ZPortal AgregadorONG |
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