[Recensão a] Rodrigues, M. L. & Heitor, M. (Eds.) (2015). 40 anos de políticas de ciência e de ensino superior. Coimbra: Almedina.
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/59600 |
Resumo: | [Excerto] Ainda que a primeira universidade portuguesa, a Universidade de Coimbra, tenha sido fundada no século XIII, a história das políticas científicas e do ensino superior em Portugal conta-se em páginas relativamente breves até à Revolução dos Cravos de 19741. É, com efeito, nas últimas quatro décadas, coincidentes com a experiência democrática, que se situa a cronologia mais intensa do desenvolvimento da ciência e da educação universitária do país. Desdobrado em capítulos focados na necessidade de organização interna e de expansão internacional, este percurso recente de Portugal constitui o objeto central de 40 anos de políticas de ciência e de ensino superior, um volume de quase 1200 páginas organizado por Maria de Lurdes Rodrigues e Manuel Heitor (Rodrigues & Heitor, 2015), com o contributo de 41 autores e 23 políticos e cientistas portugueses. Proporcional à densidade das transformações operadas no setor no pós 25 de Abril, a extensão deste livro reflete a complexidade do campo científico, sobretudo no que diz respeito à gestão de recursos, à definição de prioridades e estratégias de crescimento, a modelos de regulação e avaliação e à necessária interação com a sociedade. |
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[Recensão a] Rodrigues, M. L. & Heitor, M. (Eds.) (2015). 40 anos de políticas de ciência e de ensino superior. Coimbra: Almedina.[Book review] Rodrigues, M. L. & Heitor, M. (Eds.) (2015). 40 anos de políticas de ciência e de ensino superior. Coimbra: Almedina.PolíticasCiênciaEnsino superiorPoliciesScienceHigher educationCiências Sociais::Ciências da Comunicação[Excerto] Ainda que a primeira universidade portuguesa, a Universidade de Coimbra, tenha sido fundada no século XIII, a história das políticas científicas e do ensino superior em Portugal conta-se em páginas relativamente breves até à Revolução dos Cravos de 19741. É, com efeito, nas últimas quatro décadas, coincidentes com a experiência democrática, que se situa a cronologia mais intensa do desenvolvimento da ciência e da educação universitária do país. Desdobrado em capítulos focados na necessidade de organização interna e de expansão internacional, este percurso recente de Portugal constitui o objeto central de 40 anos de políticas de ciência e de ensino superior, um volume de quase 1200 páginas organizado por Maria de Lurdes Rodrigues e Manuel Heitor (Rodrigues & Heitor, 2015), com o contributo de 41 autores e 23 políticos e cientistas portugueses. Proporcional à densidade das transformações operadas no setor no pós 25 de Abril, a extensão deste livro reflete a complexidade do campo científico, sobretudo no que diz respeito à gestão de recursos, à definição de prioridades e estratégias de crescimento, a modelos de regulação e avaliação e à necessária interação com a sociedade.[Excerpt] Although the first Portuguese university, the University of Coimbra, was founded in the thirteenth century, the history of science and higher education policies in Portugal can be narrated in relatively brief pages up until the 1974 Revolution1. It is, indeed, in the last four decades – which have coincided with the democratic experience – that the most intense chronology of the development of science and university education in the country lies. Split up in chapters focused on the need for internal organisation and international expansion, this recent path of Portugal is the central subject of 40 anos de políticas de ciência e de ensino superior [4o years of science and higher education policies), a volume of almost 1200 pages organised by Maria de Lurdes Rodrigues and Manuel Heitor (Rodrigues & Hector, 2015), with the contribution of 41 authors and 23 Portuguese scientists and politicians. Proportional to the level the transformations registered in the sector in the post-Revolution period, the extent of this book reflects the complexity of the scientific field, particularly with regard to the resource management, the definition of priorities and growth strategies, regulation and evaluation models, as well as the interaction with society.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoOliveira, Madalena20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59600porOliveira, M. (2016). Recensão do livro 40 anos de políticas de ciência e de ensino superior, de M. L. Rodrigues & M. Heitor (Eds.). Revista Lusófona de Estudos Culturais, 3(2), 333-338.2184-04582183-0886http://rlec.pt/index.php/rlec/issue/view/6/showTocinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:33ZPortal AgregadorONG |
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