Influência da declaração de Bolonha nos estudantes do Ensino Superior e nas empresas portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25411 |
Resumo: | Esta investigação pretende estudar as implicações da Declaração de Bolonha na vida dos estudantes universitários em Portugal, nomeadamente no que respeita à sua procura de outros graus académicos como mestrados, ou cursos de pós-graduação. Tendo em conta essa possível necessidade, pretende-se também avaliar a perceção que as empresas têm dos alunos pós-Bolonha e da qualidade dos seus graus de licenciatura (com menor duração). Neste estudo exploratório descritivo, foi utilizada uma amostra de conveniência de 200 estudantes universitários com idades compreendidades entre os 18 e os 56 anos, com uma média de idade de 24 anos, da área da grande Lisboa e outra amostra de conveniência de 10 diretores de recursos humanos de 10 empresas diferentes. Os questionários foram preenchidos pelos estudantes em papel pelos próprios e pelos diretores de recursos em papel pelos próprios ou via correio eletrónico. Os resultados deste estudo revelaram que tanto os estudantes do ensino superior, como os diretores de recursos humanos são da opinião que o ensino superior perdeu com a redução dos anos das licenciaturas dada a entrada em vigor do Processo de Bolonha. A grande maioria dos estudantes do ensino superior pretendem prosseguir os estudos no ensino superior e a grande maioria dos diretores inquiridos referiram que os licenciados com cursos pré-Bolonha e com título de mestrado, saem da faculdade com mais maturidade. |
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Influência da declaração de Bolonha nos estudantes do Ensino Superior e nas empresas portuguesasDeclaração de Bolonha; Ensino Superior; Recursos Humanos; Empregabilidade.Esta investigação pretende estudar as implicações da Declaração de Bolonha na vida dos estudantes universitários em Portugal, nomeadamente no que respeita à sua procura de outros graus académicos como mestrados, ou cursos de pós-graduação. Tendo em conta essa possível necessidade, pretende-se também avaliar a perceção que as empresas têm dos alunos pós-Bolonha e da qualidade dos seus graus de licenciatura (com menor duração). Neste estudo exploratório descritivo, foi utilizada uma amostra de conveniência de 200 estudantes universitários com idades compreendidades entre os 18 e os 56 anos, com uma média de idade de 24 anos, da área da grande Lisboa e outra amostra de conveniência de 10 diretores de recursos humanos de 10 empresas diferentes. Os questionários foram preenchidos pelos estudantes em papel pelos próprios e pelos diretores de recursos em papel pelos próprios ou via correio eletrónico. Os resultados deste estudo revelaram que tanto os estudantes do ensino superior, como os diretores de recursos humanos são da opinião que o ensino superior perdeu com a redução dos anos das licenciaturas dada a entrada em vigor do Processo de Bolonha. A grande maioria dos estudantes do ensino superior pretendem prosseguir os estudos no ensino superior e a grande maioria dos diretores inquiridos referiram que os licenciados com cursos pré-Bolonha e com título de mestrado, saem da faculdade com mais maturidade.Almeida, LeonorRepositório ComumMarques Teixeira , Ana Raquel2018-12-17T17:41:14Z2013-02-012013-04-01T00:00:00Z2013-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25411202106551porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:59.298615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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