Da interdisciplinaridade à ampliação vocabular: estratégias para a compreensão do texto poético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sara Daniela Marques de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29280
Resumo: O presente relatório expõe uma proposta didática delineada e aplicada durante o Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB. É o reflexo da experiência obtida através da aplicação de uma estratégia interdisciplinar para a ampliação vocabular e compreensão do texto poético, numa turma do 6.º ano, no ano letivo 2017/2018. Esta proposta didática tem como objetivo principal a ampliação do vocabulário dos alunos, visando, no entanto, de forma secundária: trabalhar em cooperação; utilizar as tecnologias para uma pesquisa proficiente; ampliar o conhecimento do mundo e a cultura geral dos alunos e sensibilizar para a problemática do racismo. Para tal, foram trabalhados o Poema do fecho éclair e o poema Lágrima de preta, ambos de António Gedeão, numa proposta interdisciplinar, que envolvia a História e Geografia de Portugal, as Ciências Naturais, as Expressões Plástica, Musical e Físico-Motora e o Português. No capítulo final, são discutidas as limitações da proposta planificada e, por fim, apresentadas algumas melhorias para uma futura aplicação.
id RCAP_167566c179a1893ce6fb23b3c2169b9b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29280
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da interdisciplinaridade à ampliação vocabular: estratégias para a compreensão do texto poéticoInterdisciplinaridadeAmpliação VocabularTexto PoéticoTrabalho CooperativoO presente relatório expõe uma proposta didática delineada e aplicada durante o Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB. É o reflexo da experiência obtida através da aplicação de uma estratégia interdisciplinar para a ampliação vocabular e compreensão do texto poético, numa turma do 6.º ano, no ano letivo 2017/2018. Esta proposta didática tem como objetivo principal a ampliação do vocabulário dos alunos, visando, no entanto, de forma secundária: trabalhar em cooperação; utilizar as tecnologias para uma pesquisa proficiente; ampliar o conhecimento do mundo e a cultura geral dos alunos e sensibilizar para a problemática do racismo. Para tal, foram trabalhados o Poema do fecho éclair e o poema Lágrima de preta, ambos de António Gedeão, numa proposta interdisciplinar, que envolvia a História e Geografia de Portugal, as Ciências Naturais, as Expressões Plástica, Musical e Físico-Motora e o Português. No capítulo final, são discutidas as limitações da proposta planificada e, por fim, apresentadas algumas melhorias para uma futura aplicação.Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-Repositório ComumOliveira, Sara Daniela Marques de2019-07-19T10:55:14Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29280202254852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:36.297756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da interdisciplinaridade à ampliação vocabular: estratégias para a compreensão do texto poético
title Da interdisciplinaridade à ampliação vocabular: estratégias para a compreensão do texto poético
spellingShingle Da interdisciplinaridade à ampliação vocabular: estratégias para a compreensão do texto poético
Oliveira, Sara Daniela Marques de
Interdisciplinaridade
Ampliação Vocabular
Texto Poético
Trabalho Cooperativo
title_short Da interdisciplinaridade à ampliação vocabular: estratégias para a compreensão do texto poético
title_full Da interdisciplinaridade à ampliação vocabular: estratégias para a compreensão do texto poético
title_fullStr Da interdisciplinaridade à ampliação vocabular: estratégias para a compreensão do texto poético
title_full_unstemmed Da interdisciplinaridade à ampliação vocabular: estratégias para a compreensão do texto poético
title_sort Da interdisciplinaridade à ampliação vocabular: estratégias para a compreensão do texto poético
author Oliveira, Sara Daniela Marques de
author_facet Oliveira, Sara Daniela Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Natália de Jesus Albino, 1970-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sara Daniela Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Ampliação Vocabular
Texto Poético
Trabalho Cooperativo
topic Interdisciplinaridade
Ampliação Vocabular
Texto Poético
Trabalho Cooperativo
description O presente relatório expõe uma proposta didática delineada e aplicada durante o Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB, em contexto de estágio curricular no 2º CEB. É o reflexo da experiência obtida através da aplicação de uma estratégia interdisciplinar para a ampliação vocabular e compreensão do texto poético, numa turma do 6.º ano, no ano letivo 2017/2018. Esta proposta didática tem como objetivo principal a ampliação do vocabulário dos alunos, visando, no entanto, de forma secundária: trabalhar em cooperação; utilizar as tecnologias para uma pesquisa proficiente; ampliar o conhecimento do mundo e a cultura geral dos alunos e sensibilizar para a problemática do racismo. Para tal, foram trabalhados o Poema do fecho éclair e o poema Lágrima de preta, ambos de António Gedeão, numa proposta interdisciplinar, que envolvia a História e Geografia de Portugal, as Ciências Naturais, as Expressões Plástica, Musical e Físico-Motora e o Português. No capítulo final, são discutidas as limitações da proposta planificada e, por fim, apresentadas algumas melhorias para uma futura aplicação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19T10:55:14Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29280
202254852
url http://hdl.handle.net/10400.26/29280
identifier_str_mv 202254852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130029301432320