Quantificação do acréscimo sonoro provocado pela passagem de aeronaves sobre sobre a cidade do Porto
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Publication Date: | 2015 |
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Quantificação do acréscimo sonoro provocado pela passagem de aeronaves sobre sobre a cidade do PortoQuantificaçãoRuído AmbientalPressão SonoraMedições AcústicasAeronavesQualidadeAmbienteSegurançaDissertação de Mestrado em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e SegurançaRecentemente, diversos organismos desenvolveram estudos que abrangem aspetos relativos ao tráfego de transportes, em diferentes países da União Europeia. Desses estudos, concluiu-se que, cada vez mais, há um aumento significativo dos níveis de ruído proveniente das aeronaves e que são suscetíveis de provocar incómodo sobre a população residente nas imediações mais afetadas (OMS, 2011). Tendo em conta a inexistência de um estudo desta natureza, em Portugal, elabora-se o presente trabalho com a finalidade de quantificar o acréscimo sonoro provocado pelas aeronaves que sobrevoam, especificamente, sobre a cidade do Porto. Com o intuito de avaliar a perceção da população relativa ao incómodo gerado pelo ruído das aeronaves, realizou-se um modelo de questionário de perguntas diretas. O tratamento dos dados, com o auxílio do sistema SPSS, permitiu concluir que existe uma notável diferença no que respeita às opiniões dos inquiridos. Em seguida, para a recolha de resultados através de medições acústicas, distinguem-se os locais que pertencem a todas as freguesias do Porto, de modo a permitir avaliar o nível de incómodo de ruído existente nos mesmos. Constata-se que, dos 13 (treze) locais considerados, apenas 5 (cinco) cumprem os valores limite estalecidos pelo Regulamento Geral do Ruído (RGR). Analisando os resultados das medições acústicas realizadas, verifica-se que existe o acréscimo do ruido originado particularmente pelas aeronaves que circulam sobre a cidade do Porto. A avaliação dos parâmetros acústicos evidenciou que o ruído causado pelas aeronaves motivou um acréscimo significativo dos níveis do ruído ambiente existentes nos locais considerados no estudo. No entanto, visto existirem níveis de ruído que excedem os valores limite, é essencial uma intervenção imediata, nomeadamente, no que concerne ao plano de controlo e redução de ruído, realizado pelas entidades competentes.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestão de FelgueirasLopes, Augusto MiguelRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMonteiro, Bruno de Carvalho2016-06-08T13:59:28Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8299TID:201183730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8299Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:09.271123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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