Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Nunes da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pinto, Alexandra Guedes, Marques, Carla
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15105
Resumo: “Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática” inclui um conjunto de 13 artigos cujo foco incide nas práticas discursivas inerentes aos contextos de ensino. O livro engloba contributos de investigadores que se situam na área dos estudos do discurso e que propõem percursos diversificados, visando objetivos distintos, desde a reflexão teórica sobre várias conceptualizações e metodologias à adoção de estratégias pedagógicas particulares e à realização de atividades específicas em sala de aula. A multiplicidade de enquadramentos teóricos, de perspetivas de análise e de resultados expostos nos vários artigos convergem no interesse comum em refletir sobre práticas discursivas situadas em contextos didáticos. Nesse sentido, a obra pretende contribuir para que se efetive outra etapa na constituição de uma comunidade de investigadores unidos pelo interesse num objeto de estudo complexo e multifacetado: o discurso escolar e académico.
id RCAP_16f891bf4f12bfd92aec89e13c80830f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didáticaDiscurso académicoPedagogia dos géneros“Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática” inclui um conjunto de 13 artigos cujo foco incide nas práticas discursivas inerentes aos contextos de ensino. O livro engloba contributos de investigadores que se situam na área dos estudos do discurso e que propõem percursos diversificados, visando objetivos distintos, desde a reflexão teórica sobre várias conceptualizações e metodologias à adoção de estratégias pedagógicas particulares e à realização de atividades específicas em sala de aula. A multiplicidade de enquadramentos teóricos, de perspetivas de análise e de resultados expostos nos vários artigos convergem no interesse comum em refletir sobre práticas discursivas situadas em contextos didáticos. Nesse sentido, a obra pretende contribuir para que se efetive outra etapa na constituição de uma comunidade de investigadores unidos pelo interesse num objeto de estudo complexo e multifacetado: o discurso escolar e académico.Este trabalho é financiado por fundos nacionais, através da FCT − Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., o âmbito do projeto UID/04887/2020. CELGA-ILTECGrácio EditorRepositório AbertoSilva, Paulo Nunes daPinto, Alexandra GuedesMarques, Carla2023-10-23T15:07:29Z2023-04-062023-04-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15105porSilva, P. N., Pinto, A. G., & Marques, C. (Orgs.) (2023). Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática. Grácio Editor.978-989-53971-2-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:35Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:34.662041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática
title Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática
spellingShingle Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática
Silva, Paulo Nunes da
Discurso académico
Pedagogia dos géneros
title_short Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática
title_full Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática
title_fullStr Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática
title_full_unstemmed Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática
title_sort Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática
author Silva, Paulo Nunes da
author_facet Silva, Paulo Nunes da
Pinto, Alexandra Guedes
Marques, Carla
author_role author
author2 Pinto, Alexandra Guedes
Marques, Carla
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Nunes da
Pinto, Alexandra Guedes
Marques, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso académico
Pedagogia dos géneros
topic Discurso académico
Pedagogia dos géneros
description “Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática” inclui um conjunto de 13 artigos cujo foco incide nas práticas discursivas inerentes aos contextos de ensino. O livro engloba contributos de investigadores que se situam na área dos estudos do discurso e que propõem percursos diversificados, visando objetivos distintos, desde a reflexão teórica sobre várias conceptualizações e metodologias à adoção de estratégias pedagógicas particulares e à realização de atividades específicas em sala de aula. A multiplicidade de enquadramentos teóricos, de perspetivas de análise e de resultados expostos nos vários artigos convergem no interesse comum em refletir sobre práticas discursivas situadas em contextos didáticos. Nesse sentido, a obra pretende contribuir para que se efetive outra etapa na constituição de uma comunidade de investigadores unidos pelo interesse num objeto de estudo complexo e multifacetado: o discurso escolar e académico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23T15:07:29Z
2023-04-06
2023-04-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15105
url http://hdl.handle.net/10400.2/15105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, P. N., Pinto, A. G., & Marques, C. (Orgs.) (2023). Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática. Grácio Editor.
978-989-53971-2-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grácio Editor
publisher.none.fl_str_mv Grácio Editor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135119224602624