Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/15105 |
Resumo: | “Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática” inclui um conjunto de 13 artigos cujo foco incide nas práticas discursivas inerentes aos contextos de ensino. O livro engloba contributos de investigadores que se situam na área dos estudos do discurso e que propõem percursos diversificados, visando objetivos distintos, desde a reflexão teórica sobre várias conceptualizações e metodologias à adoção de estratégias pedagógicas particulares e à realização de atividades específicas em sala de aula. A multiplicidade de enquadramentos teóricos, de perspetivas de análise e de resultados expostos nos vários artigos convergem no interesse comum em refletir sobre práticas discursivas situadas em contextos didáticos. Nesse sentido, a obra pretende contribuir para que se efetive outra etapa na constituição de uma comunidade de investigadores unidos pelo interesse num objeto de estudo complexo e multifacetado: o discurso escolar e académico. |
id |
RCAP_16f891bf4f12bfd92aec89e13c80830f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didáticaDiscurso académicoPedagogia dos géneros“Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática” inclui um conjunto de 13 artigos cujo foco incide nas práticas discursivas inerentes aos contextos de ensino. O livro engloba contributos de investigadores que se situam na área dos estudos do discurso e que propõem percursos diversificados, visando objetivos distintos, desde a reflexão teórica sobre várias conceptualizações e metodologias à adoção de estratégias pedagógicas particulares e à realização de atividades específicas em sala de aula. A multiplicidade de enquadramentos teóricos, de perspetivas de análise e de resultados expostos nos vários artigos convergem no interesse comum em refletir sobre práticas discursivas situadas em contextos didáticos. Nesse sentido, a obra pretende contribuir para que se efetive outra etapa na constituição de uma comunidade de investigadores unidos pelo interesse num objeto de estudo complexo e multifacetado: o discurso escolar e académico.Este trabalho é financiado por fundos nacionais, através da FCT − Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., o âmbito do projeto UID/04887/2020. CELGA-ILTECGrácio EditorRepositório AbertoSilva, Paulo Nunes daPinto, Alexandra GuedesMarques, Carla2023-10-23T15:07:29Z2023-04-062023-04-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15105porSilva, P. N., Pinto, A. G., & Marques, C. (Orgs.) (2023). Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática. Grácio Editor.978-989-53971-2-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:35Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:34.662041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática |
title |
Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática |
spellingShingle |
Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática Silva, Paulo Nunes da Discurso académico Pedagogia dos géneros |
title_short |
Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática |
title_full |
Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática |
title_fullStr |
Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática |
title_full_unstemmed |
Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática |
title_sort |
Discurso académico: conhecimento disciplinar e apropriação didática |
author |
Silva, Paulo Nunes da |
author_facet |
Silva, Paulo Nunes da Pinto, Alexandra Guedes Marques, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Alexandra Guedes Marques, Carla |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Nunes da Pinto, Alexandra Guedes Marques, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso académico Pedagogia dos géneros |
topic |
Discurso académico Pedagogia dos géneros |
description |
“Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática” inclui um conjunto de 13 artigos cujo foco incide nas práticas discursivas inerentes aos contextos de ensino. O livro engloba contributos de investigadores que se situam na área dos estudos do discurso e que propõem percursos diversificados, visando objetivos distintos, desde a reflexão teórica sobre várias conceptualizações e metodologias à adoção de estratégias pedagógicas particulares e à realização de atividades específicas em sala de aula. A multiplicidade de enquadramentos teóricos, de perspetivas de análise e de resultados expostos nos vários artigos convergem no interesse comum em refletir sobre práticas discursivas situadas em contextos didáticos. Nesse sentido, a obra pretende contribuir para que se efetive outra etapa na constituição de uma comunidade de investigadores unidos pelo interesse num objeto de estudo complexo e multifacetado: o discurso escolar e académico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-23T15:07:29Z 2023-04-06 2023-04-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/15105 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/15105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, P. N., Pinto, A. G., & Marques, C. (Orgs.) (2023). Discurso Académico: Conhecimento disciplinar e apropriação didática. Grácio Editor. 978-989-53971-2-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grácio Editor |
publisher.none.fl_str_mv |
Grácio Editor |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135119224602624 |