Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867 |
Resumo: | A criação de melhores empregos constitui preocupação buscada por vários países. Uma forma de se conseguir este objetivo é desenvolvendo atitudes, conhecimento e competências empreendedoras, o que deve ser estimulado em qualquer momento da vida académica dos indivíduos. Assim, a educação para o empreendedorismo ganha premência e a criação de negócios como opção de carreira surge como uma oportunidade cada vez mais importante.Deste modo, várias metodologias de ensino são desenvolvidas e testadas, sendo o learning by doing e o trabalho desenvolvido pelos estudantes tão próximo quanto possível de ambientes de trabalho reais, cada vez mais relevantes.Este artigo tem como objetivo geral descrever uma atividade pedagógica desenvolvida na disciplina de empreendedorismo no Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal) e posteriormente implantada também na Universidade de São Paulo (Brasil). O principal objetivo desta atividade consiste um proporcionar aos estudantes uma experiência de serem empreendedores, desenvolvendo um mini-negócio, desde o surgimento da ideia até à sua concretização. Especificamente pretende-se relatar as várias fases envolvidas, salientado aspetos relevantes em cada uma, assim como compreender, as atitudes e competências empreendedoras desenvolvidas, as dificuldades sentidas e estratégias adotadas ao longo do desenvolvimento da atividade.Os resultados do estudo, suportados nos dados obtidos através de focus group com estudantes permitiram concluir a utilidade desta atividade, em termos de atitudes empreendedoras desenvolvidas, assim como em termos de capacidade de reflexão e de aprendizagem com os erros e dificuldades vividas. Na comparação entre as duas instituições de ensino dos dois países distintos, poucas variações foram percebidas, sendo que foram alcançados os objetivos de educação empreendedora numa atividade de educação para o empreendedorismo. |
id |
RCAP_1740c3642d0ec7655fd843b2b312df79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/1867 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia”A criação de melhores empregos constitui preocupação buscada por vários países. Uma forma de se conseguir este objetivo é desenvolvendo atitudes, conhecimento e competências empreendedoras, o que deve ser estimulado em qualquer momento da vida académica dos indivíduos. Assim, a educação para o empreendedorismo ganha premência e a criação de negócios como opção de carreira surge como uma oportunidade cada vez mais importante.Deste modo, várias metodologias de ensino são desenvolvidas e testadas, sendo o learning by doing e o trabalho desenvolvido pelos estudantes tão próximo quanto possível de ambientes de trabalho reais, cada vez mais relevantes.Este artigo tem como objetivo geral descrever uma atividade pedagógica desenvolvida na disciplina de empreendedorismo no Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal) e posteriormente implantada também na Universidade de São Paulo (Brasil). O principal objetivo desta atividade consiste um proporcionar aos estudantes uma experiência de serem empreendedores, desenvolvendo um mini-negócio, desde o surgimento da ideia até à sua concretização. Especificamente pretende-se relatar as várias fases envolvidas, salientado aspetos relevantes em cada uma, assim como compreender, as atitudes e competências empreendedoras desenvolvidas, as dificuldades sentidas e estratégias adotadas ao longo do desenvolvimento da atividade.Os resultados do estudo, suportados nos dados obtidos através de focus group com estudantes permitiram concluir a utilidade desta atividade, em termos de atitudes empreendedoras desenvolvidas, assim como em termos de capacidade de reflexão e de aprendizagem com os erros e dificuldades vividas. Na comparação entre as duas instituições de ensino dos dois países distintos, poucas variações foram percebidas, sendo que foram alcançados os objetivos de educação empreendedora numa atividade de educação para o empreendedorismo.Universidade de Aveiro2019-04-01T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867oai:proa.ua.pt:article/1867CEE: Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo; 2017: CEE'2017: Proceedings of Conference on Entrepreneurship Education; 9-20CEE: Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo; 2017: CEE'2017: Atas da Conferência Educação para o Empreendedorismo; 9-20reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867/1492https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, TeresaGalina, SimoneMares, PedroAlves, Pedro2022-09-20T14:48:54ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia” |
title |
Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia” |
spellingShingle |
Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia” Costa, Teresa |
title_short |
Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia” |
title_full |
Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia” |
title_fullStr |
Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia” |
title_full_unstemmed |
Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia” |
title_sort |
Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia” |
author |
Costa, Teresa |
author_facet |
Costa, Teresa Galina, Simone Mares, Pedro Alves, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Galina, Simone Mares, Pedro Alves, Pedro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Teresa Galina, Simone Mares, Pedro Alves, Pedro |
description |
A criação de melhores empregos constitui preocupação buscada por vários países. Uma forma de se conseguir este objetivo é desenvolvendo atitudes, conhecimento e competências empreendedoras, o que deve ser estimulado em qualquer momento da vida académica dos indivíduos. Assim, a educação para o empreendedorismo ganha premência e a criação de negócios como opção de carreira surge como uma oportunidade cada vez mais importante.Deste modo, várias metodologias de ensino são desenvolvidas e testadas, sendo o learning by doing e o trabalho desenvolvido pelos estudantes tão próximo quanto possível de ambientes de trabalho reais, cada vez mais relevantes.Este artigo tem como objetivo geral descrever uma atividade pedagógica desenvolvida na disciplina de empreendedorismo no Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal) e posteriormente implantada também na Universidade de São Paulo (Brasil). O principal objetivo desta atividade consiste um proporcionar aos estudantes uma experiência de serem empreendedores, desenvolvendo um mini-negócio, desde o surgimento da ideia até à sua concretização. Especificamente pretende-se relatar as várias fases envolvidas, salientado aspetos relevantes em cada uma, assim como compreender, as atitudes e competências empreendedoras desenvolvidas, as dificuldades sentidas e estratégias adotadas ao longo do desenvolvimento da atividade.Os resultados do estudo, suportados nos dados obtidos através de focus group com estudantes permitiram concluir a utilidade desta atividade, em termos de atitudes empreendedoras desenvolvidas, assim como em termos de capacidade de reflexão e de aprendizagem com os erros e dificuldades vividas. Na comparação entre as duas instituições de ensino dos dois países distintos, poucas variações foram percebidas, sendo que foram alcançados os objetivos de educação empreendedora numa atividade de educação para o empreendedorismo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867 oai:proa.ua.pt:article/1867 |
url |
https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/1867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867 https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867/1492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
CEE: Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo; 2017: CEE'2017: Proceedings of Conference on Entrepreneurship Education; 9-20 CEE: Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo; 2017: CEE'2017: Atas da Conferência Educação para o Empreendedorismo; 9-20 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301439799885824 |