Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Teresa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Galina, Simone, Mares, Pedro, Alves, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867
Resumo: A criação de melhores empregos constitui preocupação buscada por vários países. Uma forma de se conseguir este objetivo é desenvolvendo atitudes, conhecimento e competências empreendedoras, o que deve ser estimulado em qualquer momento da vida académica dos indivíduos. Assim, a educação para o empreendedorismo ganha premência e a criação de negócios como opção de carreira surge como uma oportunidade cada vez mais importante.Deste modo, várias metodologias de ensino são desenvolvidas e testadas, sendo o learning by doing e o trabalho desenvolvido pelos estudantes tão próximo quanto possível de ambientes de trabalho reais, cada vez mais relevantes.Este artigo tem como objetivo geral descrever uma atividade pedagógica desenvolvida na disciplina de empreendedorismo no Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal) e posteriormente implantada também na Universidade de São Paulo (Brasil). O principal objetivo desta atividade consiste um proporcionar aos estudantes uma experiência de serem empreendedores, desenvolvendo um mini-negócio, desde o surgimento da ideia até à sua concretização. Especificamente pretende-se relatar as várias fases envolvidas, salientado aspetos relevantes em cada uma, assim como compreender, as atitudes e competências empreendedoras desenvolvidas, as dificuldades sentidas e estratégias adotadas ao longo do desenvolvimento da atividade.Os resultados do estudo, suportados nos dados obtidos através de focus group com estudantes permitiram concluir a utilidade desta atividade, em termos de atitudes empreendedoras desenvolvidas, assim como em termos de capacidade de reflexão e de aprendizagem com os erros e dificuldades vividas. Na comparação entre as duas instituições de ensino dos dois países distintos, poucas variações foram percebidas, sendo que foram alcançados os objetivos de educação empreendedora numa atividade de educação para o empreendedorismo.
id RCAP_1740c3642d0ec7655fd843b2b312df79
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/1867
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia”A criação de melhores empregos constitui preocupação buscada por vários países. Uma forma de se conseguir este objetivo é desenvolvendo atitudes, conhecimento e competências empreendedoras, o que deve ser estimulado em qualquer momento da vida académica dos indivíduos. Assim, a educação para o empreendedorismo ganha premência e a criação de negócios como opção de carreira surge como uma oportunidade cada vez mais importante.Deste modo, várias metodologias de ensino são desenvolvidas e testadas, sendo o learning by doing e o trabalho desenvolvido pelos estudantes tão próximo quanto possível de ambientes de trabalho reais, cada vez mais relevantes.Este artigo tem como objetivo geral descrever uma atividade pedagógica desenvolvida na disciplina de empreendedorismo no Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal) e posteriormente implantada também na Universidade de São Paulo (Brasil). O principal objetivo desta atividade consiste um proporcionar aos estudantes uma experiência de serem empreendedores, desenvolvendo um mini-negócio, desde o surgimento da ideia até à sua concretização. Especificamente pretende-se relatar as várias fases envolvidas, salientado aspetos relevantes em cada uma, assim como compreender, as atitudes e competências empreendedoras desenvolvidas, as dificuldades sentidas e estratégias adotadas ao longo do desenvolvimento da atividade.Os resultados do estudo, suportados nos dados obtidos através de focus group com estudantes permitiram concluir a utilidade desta atividade, em termos de atitudes empreendedoras desenvolvidas, assim como em termos de capacidade de reflexão e de aprendizagem com os erros e dificuldades vividas. Na comparação entre as duas instituições de ensino dos dois países distintos, poucas variações foram percebidas, sendo que foram alcançados os objetivos de educação empreendedora numa atividade de educação para o empreendedorismo.Universidade de Aveiro2019-04-01T00:00:00Zjournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867oai:proa.ua.pt:article/1867CEE: Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo; 2017: CEE'2017: Proceedings of Conference on Entrepreneurship Education; 9-20CEE: Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo; 2017: CEE'2017: Atas da Conferência Educação para o Empreendedorismo; 9-20reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867/1492https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, TeresaGalina, SimoneMares, PedroAlves, Pedro2022-09-20T14:48:54ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia”
title Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia”
spellingShingle Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia”
Costa, Teresa
title_short Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia”
title_full Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia”
title_fullStr Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia”
title_full_unstemmed Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia”
title_sort Práticas da educação para o empreendedorismo no ensino superior: o caso da atividade pedagógica “Empreendedor por 1 dia”
author Costa, Teresa
author_facet Costa, Teresa
Galina, Simone
Mares, Pedro
Alves, Pedro
author_role author
author2 Galina, Simone
Mares, Pedro
Alves, Pedro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Teresa
Galina, Simone
Mares, Pedro
Alves, Pedro
description A criação de melhores empregos constitui preocupação buscada por vários países. Uma forma de se conseguir este objetivo é desenvolvendo atitudes, conhecimento e competências empreendedoras, o que deve ser estimulado em qualquer momento da vida académica dos indivíduos. Assim, a educação para o empreendedorismo ganha premência e a criação de negócios como opção de carreira surge como uma oportunidade cada vez mais importante.Deste modo, várias metodologias de ensino são desenvolvidas e testadas, sendo o learning by doing e o trabalho desenvolvido pelos estudantes tão próximo quanto possível de ambientes de trabalho reais, cada vez mais relevantes.Este artigo tem como objetivo geral descrever uma atividade pedagógica desenvolvida na disciplina de empreendedorismo no Instituto Politécnico de Setúbal (Portugal) e posteriormente implantada também na Universidade de São Paulo (Brasil). O principal objetivo desta atividade consiste um proporcionar aos estudantes uma experiência de serem empreendedores, desenvolvendo um mini-negócio, desde o surgimento da ideia até à sua concretização. Especificamente pretende-se relatar as várias fases envolvidas, salientado aspetos relevantes em cada uma, assim como compreender, as atitudes e competências empreendedoras desenvolvidas, as dificuldades sentidas e estratégias adotadas ao longo do desenvolvimento da atividade.Os resultados do estudo, suportados nos dados obtidos através de focus group com estudantes permitiram concluir a utilidade desta atividade, em termos de atitudes empreendedoras desenvolvidas, assim como em termos de capacidade de reflexão e de aprendizagem com os erros e dificuldades vividas. Na comparação entre as duas instituições de ensino dos dois países distintos, poucas variações foram percebidas, sendo que foram alcançados os objetivos de educação empreendedora numa atividade de educação para o empreendedorismo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867
oai:proa.ua.pt:article/1867
url https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/1867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867
https://proa.ua.pt/index.php/cee/article/view/1867/1492
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv CEE: Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo; 2017: CEE'2017: Proceedings of Conference on Entrepreneurship Education; 9-20
CEE: Conferência sobre Educação para o Empreendedorismo; 2017: CEE'2017: Atas da Conferência Educação para o Empreendedorismo; 9-20
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301439799885824