A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3319 |
Resumo: | This article presents an investigation into some of the main choices of the guitarists when transcribing and performing Domenico Scarlatti sonatas. For the observation of these practices seven sonatas were selected in different versions by renowned guitarists, and the following pa rameters were used: adaptations of the text, instrumental resources, articulation and ornamentation. In order to systematize the investigation of this material the following tools were used: analysis of transcriptions (scores and recordings), bibliographic research, and the daily record of the study process of the sonatas. From this research the recognition of general trends of the guitarists was possible, such as: uniform articulation, uniform tone and color, and ornament execution on two strings. Furtherm ore, some unconventional solutions were identified which lead the way for new transcription approaches. |
id |
RCAP_177d119f179dcf2c520ef687101b3b2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/3319 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristasThis article presents an investigation into some of the main choices of the guitarists when transcribing and performing Domenico Scarlatti sonatas. For the observation of these practices seven sonatas were selected in different versions by renowned guitarists, and the following pa rameters were used: adaptations of the text, instrumental resources, articulation and ornamentation. In order to systematize the investigation of this material the following tools were used: analysis of transcriptions (scores and recordings), bibliographic research, and the daily record of the study process of the sonatas. From this research the recognition of general trends of the guitarists was possible, such as: uniform articulation, uniform tone and color, and ornament execution on two strings. Furtherm ore, some unconventional solutions were identified which lead the way for new transcription approaches.O presente artigo origina se de pesquisa em andamento que propõe uma investigação sobre o processo de transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti. Neste trabalho são apresentadas uma análise e discussão sobre algumas das princi pais escolhas dos guitarristas ao interpretarem o texto musical scarlattiano. Para a observação destas práticas, foram selecionadas sete sonatas em versões de guitarristas de renome, e utilizados os seguintes parâmetros: adaptações do texto original, recur sos instrumentais, articulação e ornamentação. De maneira a sistematizar a investigação deste material, foram utilizadas as seguintes ferramentas: análise das transcrições dos guitarristas (partituras e gravações), pesquisa bibliográfica e registro diário do processo de estudo destas sonatas na guitarra. A partir da investigação realizada, foi possível o reconhecimento de tendências gerais dos guitarristas na prática deste repertório, tais como: uniformidade de articulação, uniformidade de timbre, e execuçã o de ornamentos em duas cordas. Além disso, foram identificadas soluções pouco convencionais, que abrem caminho para novas abordagens de transcrição.UA Editora2019-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3319oai:proa.ua.pt:article/3319Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 3 (2015): Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 192-203Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 3 (2015): Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 192-2032184-6138reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/3319https://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3319https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/3319/2602Oliveira, Miguel de Laquilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T07:45:54Zoai:proa.ua.pt:article/3319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:40.871254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas |
title |
A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas |
spellingShingle |
A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas Oliveira, Miguel de Laquila |
title_short |
A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas |
title_full |
A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas |
title_fullStr |
A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas |
title_full_unstemmed |
A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas |
title_sort |
A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas |
author |
Oliveira, Miguel de Laquila |
author_facet |
Oliveira, Miguel de Laquila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Miguel de Laquila |
description |
This article presents an investigation into some of the main choices of the guitarists when transcribing and performing Domenico Scarlatti sonatas. For the observation of these practices seven sonatas were selected in different versions by renowned guitarists, and the following pa rameters were used: adaptations of the text, instrumental resources, articulation and ornamentation. In order to systematize the investigation of this material the following tools were used: analysis of transcriptions (scores and recordings), bibliographic research, and the daily record of the study process of the sonatas. From this research the recognition of general trends of the guitarists was possible, such as: uniform articulation, uniform tone and color, and ornament execution on two strings. Furtherm ore, some unconventional solutions were identified which lead the way for new transcription approaches. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3319 oai:proa.ua.pt:article/3319 |
url |
https://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3319 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/3319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/3319 https://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3319 https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/3319/2602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 3 (2015): Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 192-203 Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 3 (2015): Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 192-203 2184-6138 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130744747982848 |