A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Miguel de Laquila
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3319
Resumo: This article presents an investigation into some of the main choices of the guitarists when transcribing and performing Domenico Scarlatti sonatas. For the observation of these practices seven sonatas were selected in different versions by renowned guitarists, and the following pa rameters were used: adaptations of the text, instrumental resources, articulation and ornamentation. In order to systematize the investigation of this material the following tools were used: analysis of transcriptions (scores and recordings), bibliographic research, and the daily record of the study process of the sonatas. From this research the recognition of general trends of the guitarists was possible, such as: uniform articulation, uniform tone and color, and ornament execution on two strings. Furtherm ore, some unconventional solutions were identified which lead the way for new transcription approaches.
id RCAP_177d119f179dcf2c520ef687101b3b2b
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/3319
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristasThis article presents an investigation into some of the main choices of the guitarists when transcribing and performing Domenico Scarlatti sonatas. For the observation of these practices seven sonatas were selected in different versions by renowned guitarists, and the following pa rameters were used: adaptations of the text, instrumental resources, articulation and ornamentation. In order to systematize the investigation of this material the following tools were used: analysis of transcriptions (scores and recordings), bibliographic research, and the daily record of the study process of the sonatas. From this research the recognition of general trends of the guitarists was possible, such as: uniform articulation, uniform tone and color, and ornament execution on two strings. Furtherm ore, some unconventional solutions were identified which lead the way for new transcription approaches.O presente artigo origina se de pesquisa em andamento que propõe uma investigação sobre o processo de transcrição e performance na guitarra das sonatas de Domenico Scarlatti. Neste trabalho são apresentadas uma análise e discussão sobre algumas das princi pais escolhas dos guitarristas ao interpretarem o texto musical scarlattiano. Para a observação destas práticas, foram selecionadas sete sonatas em versões de guitarristas de renome, e utilizados os seguintes parâmetros: adaptações do texto original, recur sos instrumentais, articulação e ornamentação. De maneira a sistematizar a investigação deste material, foram utilizadas as seguintes ferramentas: análise das transcrições dos guitarristas (partituras e gravações), pesquisa bibliográfica e registro diário do processo de estudo destas sonatas na guitarra. A partir da investigação realizada, foi possível o reconhecimento de tendências gerais dos guitarristas na prática deste repertório, tais como: uniformidade de articulação, uniformidade de timbre, e execuçã o de ornamentos em duas cordas. Além disso, foram identificadas soluções pouco convencionais, que abrem caminho para novas abordagens de transcrição.UA Editora2019-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3319oai:proa.ua.pt:article/3319Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 3 (2015): Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 192-203Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 3 (2015): Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 192-2032184-6138reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/3319https://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3319https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/3319/2602Oliveira, Miguel de Laquilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-21T07:45:54Zoai:proa.ua.pt:article/3319Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:40.871254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas
title A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas
spellingShingle A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas
Oliveira, Miguel de Laquila
title_short A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas
title_full A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas
title_fullStr A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas
title_full_unstemmed A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas
title_sort A performance na guitarra das sonatas de D. Scarlatti: tendências nas práticas dos guitarristas
author Oliveira, Miguel de Laquila
author_facet Oliveira, Miguel de Laquila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Miguel de Laquila
description This article presents an investigation into some of the main choices of the guitarists when transcribing and performing Domenico Scarlatti sonatas. For the observation of these practices seven sonatas were selected in different versions by renowned guitarists, and the following pa rameters were used: adaptations of the text, instrumental resources, articulation and ornamentation. In order to systematize the investigation of this material the following tools were used: analysis of transcriptions (scores and recordings), bibliographic research, and the daily record of the study process of the sonatas. From this research the recognition of general trends of the guitarists was possible, such as: uniform articulation, uniform tone and color, and ornament execution on two strings. Furtherm ore, some unconventional solutions were identified which lead the way for new transcription approaches.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3319
oai:proa.ua.pt:article/3319
url https://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3319
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/3319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/3319
https://doi.org/10.34624/postip.v3i3.3319
https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/3319/2602
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance; Vol 3 (2015): Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 192-203
Post-ip: Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; vol. 3 (2015): Post-ip'15 - Revista do Fórum Internacional de Estudos em Música e Dança; 192-203
2184-6138
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130744747982848