Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7534 |
Resumo: | A crescente importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação, vigente nas organizações de ensino superior, tem dado o mote à investigação científica, visando potenciar o desenvolvimento de mecanismos de aferição e desenvolvimento de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspectiva de auxílio ao planeamento para a melhoria. Este trabalho, inserido no âmbito do projecto “Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso” (FCOMP-01-0124-FEDER-007101), financiado pela FCT, estuda as representações dos estudantes universitários acerca da qualidade do ensino e as percepções que têm da organização dos processos de ensino e de aprendizagem, numa perspectiva de avaliação do seu grau de satisfação face ao perfil do curso que frequentam, as metodologias de ensino seguidas, o empenho dos docentes, as infra-estruturas e os recursos do estabelecimento de ensino. Foi utilizado um questionário original de auto-relato, com os itens distribuídos numa escala de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente. Apresentamos estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário, incorporando já adaptações sugeridas por ensaios prévios, derivados deste mesmo projecto de investigação, com uma amostra de alunos dos cursos de Gestão e Enfermagem da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja. |
id |
RCAP_184d58d41ffa352393d7df563f0d8278 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/7534 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superiorEnsino superioraprendizagemrepresentação de qualidadepercepções da organização do ensinoA crescente importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação, vigente nas organizações de ensino superior, tem dado o mote à investigação científica, visando potenciar o desenvolvimento de mecanismos de aferição e desenvolvimento de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspectiva de auxílio ao planeamento para a melhoria. Este trabalho, inserido no âmbito do projecto “Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso” (FCOMP-01-0124-FEDER-007101), financiado pela FCT, estuda as representações dos estudantes universitários acerca da qualidade do ensino e as percepções que têm da organização dos processos de ensino e de aprendizagem, numa perspectiva de avaliação do seu grau de satisfação face ao perfil do curso que frequentam, as metodologias de ensino seguidas, o empenho dos docentes, as infra-estruturas e os recursos do estabelecimento de ensino. Foi utilizado um questionário original de auto-relato, com os itens distribuídos numa escala de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente. Apresentamos estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário, incorporando já adaptações sugeridas por ensaios prévios, derivados deste mesmo projecto de investigação, com uma amostra de alunos dos cursos de Gestão e Enfermagem da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja.Universidade de Évora2013-01-21T15:27:35Z2013-01-212009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7534http://hdl.handle.net/10174/7534por45-551646-28314Educação – temas e problemas7hrebelo@hrebelo.comjbonito@uevora.ptacc@uevora.ptmmo@uevora.ptjsaragoca@uevora.ptvitor.manuel.trindade@gmail.comEducação – temas e problemas229Rebelo, HugoBonito, JorgeCandeias, AdelindaOliveira, Maria ManuelaSaragoça, JoséTrindade, Vítorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:05.497956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior |
title |
Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior |
spellingShingle |
Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior Rebelo, Hugo Ensino superior aprendizagem representação de qualidade percepções da organização do ensino |
title_short |
Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior |
title_full |
Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior |
title_fullStr |
Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior |
title_sort |
Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior |
author |
Rebelo, Hugo |
author_facet |
Rebelo, Hugo Bonito, Jorge Candeias, Adelinda Oliveira, Maria Manuela Saragoça, José Trindade, Vítor |
author_role |
author |
author2 |
Bonito, Jorge Candeias, Adelinda Oliveira, Maria Manuela Saragoça, José Trindade, Vítor |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Hugo Bonito, Jorge Candeias, Adelinda Oliveira, Maria Manuela Saragoça, José Trindade, Vítor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior aprendizagem representação de qualidade percepções da organização do ensino |
topic |
Ensino superior aprendizagem representação de qualidade percepções da organização do ensino |
description |
A crescente importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação, vigente nas organizações de ensino superior, tem dado o mote à investigação científica, visando potenciar o desenvolvimento de mecanismos de aferição e desenvolvimento de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspectiva de auxílio ao planeamento para a melhoria. Este trabalho, inserido no âmbito do projecto “Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso” (FCOMP-01-0124-FEDER-007101), financiado pela FCT, estuda as representações dos estudantes universitários acerca da qualidade do ensino e as percepções que têm da organização dos processos de ensino e de aprendizagem, numa perspectiva de avaliação do seu grau de satisfação face ao perfil do curso que frequentam, as metodologias de ensino seguidas, o empenho dos docentes, as infra-estruturas e os recursos do estabelecimento de ensino. Foi utilizado um questionário original de auto-relato, com os itens distribuídos numa escala de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente. Apresentamos estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário, incorporando já adaptações sugeridas por ensaios prévios, derivados deste mesmo projecto de investigação, com uma amostra de alunos dos cursos de Gestão e Enfermagem da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2013-01-21T15:27:35Z 2013-01-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/7534 http://hdl.handle.net/10174/7534 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/7534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
45-55 1646-2831 4 Educação – temas e problemas 7 hrebelo@hrebelo.com jbonito@uevora.pt acc@uevora.pt mmo@uevora.pt jsaragoca@uevora.pt vitor.manuel.trindade@gmail.com Educação – temas e problemas 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136504903106560 |