Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Hugo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bonito, Jorge, Candeias, Adelinda, Oliveira, Maria Manuela, Saragoça, José, Trindade, Vítor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7534
Resumo: A crescente importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação, vigente nas organizações de ensino superior, tem dado o mote à investigação científica, visando potenciar o desenvolvimento de mecanismos de aferição e desenvolvimento de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspectiva de auxílio ao planeamento para a melhoria. Este trabalho, inserido no âmbito do projecto “Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso” (FCOMP-01-0124-FEDER-007101), financiado pela FCT, estuda as representações dos estudantes universitários acerca da qualidade do ensino e as percepções que têm da organização dos processos de ensino e de aprendizagem, numa perspectiva de avaliação do seu grau de satisfação face ao perfil do curso que frequentam, as metodologias de ensino seguidas, o empenho dos docentes, as infra-estruturas e os recursos do estabelecimento de ensino. Foi utilizado um questionário original de auto-relato, com os itens distribuídos numa escala de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente. Apresentamos estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário, incorporando já adaptações sugeridas por ensaios prévios, derivados deste mesmo projecto de investigação, com uma amostra de alunos dos cursos de Gestão e Enfermagem da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja.
id RCAP_184d58d41ffa352393d7df563f0d8278
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7534
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superiorEnsino superioraprendizagemrepresentação de qualidadepercepções da organização do ensinoA crescente importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação, vigente nas organizações de ensino superior, tem dado o mote à investigação científica, visando potenciar o desenvolvimento de mecanismos de aferição e desenvolvimento de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspectiva de auxílio ao planeamento para a melhoria. Este trabalho, inserido no âmbito do projecto “Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso” (FCOMP-01-0124-FEDER-007101), financiado pela FCT, estuda as representações dos estudantes universitários acerca da qualidade do ensino e as percepções que têm da organização dos processos de ensino e de aprendizagem, numa perspectiva de avaliação do seu grau de satisfação face ao perfil do curso que frequentam, as metodologias de ensino seguidas, o empenho dos docentes, as infra-estruturas e os recursos do estabelecimento de ensino. Foi utilizado um questionário original de auto-relato, com os itens distribuídos numa escala de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente. Apresentamos estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário, incorporando já adaptações sugeridas por ensaios prévios, derivados deste mesmo projecto de investigação, com uma amostra de alunos dos cursos de Gestão e Enfermagem da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja.Universidade de Évora2013-01-21T15:27:35Z2013-01-212009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/7534http://hdl.handle.net/10174/7534por45-551646-28314Educação – temas e problemas7hrebelo@hrebelo.comjbonito@uevora.ptacc@uevora.ptmmo@uevora.ptjsaragoca@uevora.ptvitor.manuel.trindade@gmail.comEducação – temas e problemas229Rebelo, HugoBonito, JorgeCandeias, AdelindaOliveira, Maria ManuelaSaragoça, JoséTrindade, Vítorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:47:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:05.497956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior
title Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior
spellingShingle Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior
Rebelo, Hugo
Ensino superior
aprendizagem
representação de qualidade
percepções da organização do ensino
title_short Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior
title_full Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior
title_fullStr Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior
title_full_unstemmed Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior
title_sort Variáveis de contexo que suportam as representações de qualidade do ensino superior
author Rebelo, Hugo
author_facet Rebelo, Hugo
Bonito, Jorge
Candeias, Adelinda
Oliveira, Maria Manuela
Saragoça, José
Trindade, Vítor
author_role author
author2 Bonito, Jorge
Candeias, Adelinda
Oliveira, Maria Manuela
Saragoça, José
Trindade, Vítor
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Hugo
Bonito, Jorge
Candeias, Adelinda
Oliveira, Maria Manuela
Saragoça, José
Trindade, Vítor
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
aprendizagem
representação de qualidade
percepções da organização do ensino
topic Ensino superior
aprendizagem
representação de qualidade
percepções da organização do ensino
description A crescente importância atribuída às questões relativas à qualidade da educação, vigente nas organizações de ensino superior, tem dado o mote à investigação científica, visando potenciar o desenvolvimento de mecanismos de aferição e desenvolvimento de estratégias de monitorização dessa qualidade, numa perspectiva de auxílio ao planeamento para a melhoria. Este trabalho, inserido no âmbito do projecto “Da qualidade do ensino ao sucesso académico: um estudo longitudinal sobre a perspectiva dos estudantes dos ensinos secundário e superior. Procura de práticas eficazes para um rendimento académico de sucesso” (FCOMP-01-0124-FEDER-007101), financiado pela FCT, estuda as representações dos estudantes universitários acerca da qualidade do ensino e as percepções que têm da organização dos processos de ensino e de aprendizagem, numa perspectiva de avaliação do seu grau de satisfação face ao perfil do curso que frequentam, as metodologias de ensino seguidas, o empenho dos docentes, as infra-estruturas e os recursos do estabelecimento de ensino. Foi utilizado um questionário original de auto-relato, com os itens distribuídos numa escala de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente. Apresentamos estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário, incorporando já adaptações sugeridas por ensaios prévios, derivados deste mesmo projecto de investigação, com uma amostra de alunos dos cursos de Gestão e Enfermagem da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2013-01-21T15:27:35Z
2013-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7534
http://hdl.handle.net/10174/7534
url http://hdl.handle.net/10174/7534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 45-55
1646-2831
4
Educação – temas e problemas
7
hrebelo@hrebelo.com
jbonito@uevora.pt
acc@uevora.pt
mmo@uevora.pt
jsaragoca@uevora.pt
vitor.manuel.trindade@gmail.com
Educação – temas e problemas
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136504903106560