Avaliação da fluência da leitura em alunos do 2º ciclo : metas curriculares para a velocidade da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, João Miguel Baptista de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15350
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014
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spelling Avaliação da fluência da leitura em alunos do 2º ciclo : metas curriculares para a velocidade da leituraCompetências de leituraEnsino básico (2º ciclo)Psicologia educacionalTeses de mestrado - 2014Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2014A importância das competências da leitura nas situações educacionais é uma questão muito relevante para o campo de acção da psicologia educacional que abrange vários níveis de implicações desde curricular à formação de professores. Se ler, escrever e contar continuam a fazer sentido como valores nucleares da ação educativa, também o é conhecer como é que se tem expressado a adequação dos objetivos curriculares aos desempenhos de fluência oral observados em contexto. O ano letivo de 2013/2014 viu iniciar modificações cuja incidência em como os professores deverão avaliar a Leitura e Escrita é muito alta justificando-se daí investigar mais sobre os desempenhos dos alunos. Esta investigação tem como objetivo avaliar a fluência de leitura em alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade que compreendem o 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Para esse efeito, efetivou-se uma parceria com uma instituição educativa privada da área metropolitana de Lisboa, e recolheram-se dados de quatro turmas (N=52), duas turmas do 5.º ano de escolaridade e duas turmas do 6.º ano de escolaridade. Os resultados apontam para que a introdução das Metas Curriculares previstas coloque mais de 85% dos alunos do 2.º Ciclo em situação de desempenho da leitura insuficiente e que o condicionamento a objetivos invariáveis de níveis de desempenho da fluência da leitura comprometa a diversidade dos processos de aprendizagem. A análise dos resultados orientou-se em quatro hipóteses cujas conclusões se sintetizam: 1. a hipótese de que “a amplitude da diferença dos desempenhos da fluência da leitura dos alunos do 2.º Ciclo é baixa” não é confirmada; 2. a hipótese de que “todos os alunos do 2.º Ciclo atingem a fluência de leitura esperada para o seu ano de escolaridade” não é confirmada; 3. A hipótese que “verifica-se uma progressão cumulativa da fluência da leitura de um mesmo texto no 2.º Ciclo” é confirmada; 4. A hipótese de que “a magnitude de progressão da fluência de leitura no 2.º Ciclo é igual à esperada” é confirmada.The importance of the reading skills in the educational context it’s a very relevant question to the psychological studies in education with strong ramifications in terms such as of curricula and teacher education. If the ancient triptic “reading, writing and arithmetics” are still fundamental roots to the educational concerns and tasks, so it is it the knowledge of the more or less concordance between the curricular objectives and the oral reading performances observed in students. Starting in 2013/2014, the Portuguese school system is going to suffer massive and profound changes in terms of Reading and Writing so the imperativeness of investigate this kind of performance is day to day more urgent. This investigation proposes to study the oral reading fluency performace in fifth and sixth portuguese graders students. To this effect, a partnership was conveyed with a private institution from the metropolitan area of Lisbon and data was collected from four classrooms (N=52), two from the 5th grade and two from the 6th. The results showed that the new “Metas Curriculares”, as the standards of this colossal change may be too restrictive for the diversity of performance results obtained and even that possibly above 85% of observed the students could be in danger of insufficient oral reading performance results in the years to come. The analysis was developed in four hypothesis which discussion can be summarized: 1. The hypothesis that the oral reading performances difference between 5th and 6th graders are low is not confirmed; 2. The hypothesis that all the students show equal or superior oral reading performance from the expected curricula it’s not confirmed; The hypothesis that the cumulative progression of oral reading performance in terms of a same non practiced text is confirmed; 4. the hypothesis that the magnitude of oral reading fluency progression between 5th and 6th grade is confirmed.Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-Repositório da Universidade de LisboaSousa, João Miguel Baptista de2014-11-27T17:11:22Z20142014-07-072014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15350TID:201207923porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:09:48ZPortal AgregadorONG
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