Contributo da intervenção da terapia ocupacional nos cuidados paliativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltazar, Hugo Miguel Candeias
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pestana, Susana, Santana, Maria Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5024
Resumo: Introdução: Os Cuidados Paliativos (CP) definem-se como uma resposta ativa aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressiva, através da identificação precoce, avaliação, tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais. Estes cuidados não estão suficientemente divulgados e sugere-se a realização e divulgação de mais estudos no âmbito da terapia ocupacional e de outras áreas da saúde. Objetivos: O principal objetivo desta investigação foi verificar o contributo da intervenção da terapia ocupacional nos CP e aprofundar conhecimentos acerca desta intervenção, através da descrição das principais metodologias utilizadas, para uma perceção integral da intervenção realizada nesta área. Método: Trata-se de um Estudo Descritivo simples, transversal e não experimental, desenvolvido em Portugal. Na coleta de dados foi aplicado um questionário autoadministrado pelos terapeutas ocupacionais. A amostra foi constituída por 15 terapeutas ocupacionais com prática clínica nos Cuidados Paliativos. Resultados: Verificou-se que as principais metodologias de intervenção são a Promoção da Relação Terapêutica, Acolhimento, Partilha de Informação, Aconselhamento, Educação, Orientação e Importância do Papel Ativo dos Familiares/Cuidadores em todo o processo, bem como a Importância da Relação Terapêutica, Acolhimento, Avaliação, Educação, Treino, Promoção do Envolvimento nas Atividades Significativas, Adaptação/Graduação e Utilização de Técnicas de Intervenção Específicas com o Cliente. Conclusão: Realça-se a congruência nas respostas obtidas em relação às principais metodologias de intervenção utilizadas pelos terapeutas ocupacionais nos CP. Este estudo busca um meio impulsionador para o contributo da intervenção da terapia ocupacional nesta área em Portugal.
id RCAP_18bb3f7ce0a875192fe19cad177524f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Contributo da intervenção da terapia ocupacional nos cuidados paliativosTerapia OcupacionalHospitalizaçãoIntervençãoIntrodução: Os Cuidados Paliativos (CP) definem-se como uma resposta ativa aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressiva, através da identificação precoce, avaliação, tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais. Estes cuidados não estão suficientemente divulgados e sugere-se a realização e divulgação de mais estudos no âmbito da terapia ocupacional e de outras áreas da saúde. Objetivos: O principal objetivo desta investigação foi verificar o contributo da intervenção da terapia ocupacional nos CP e aprofundar conhecimentos acerca desta intervenção, através da descrição das principais metodologias utilizadas, para uma perceção integral da intervenção realizada nesta área. Método: Trata-se de um Estudo Descritivo simples, transversal e não experimental, desenvolvido em Portugal. Na coleta de dados foi aplicado um questionário autoadministrado pelos terapeutas ocupacionais. A amostra foi constituída por 15 terapeutas ocupacionais com prática clínica nos Cuidados Paliativos. Resultados: Verificou-se que as principais metodologias de intervenção são a Promoção da Relação Terapêutica, Acolhimento, Partilha de Informação, Aconselhamento, Educação, Orientação e Importância do Papel Ativo dos Familiares/Cuidadores em todo o processo, bem como a Importância da Relação Terapêutica, Acolhimento, Avaliação, Educação, Treino, Promoção do Envolvimento nas Atividades Significativas, Adaptação/Graduação e Utilização de Técnicas de Intervenção Específicas com o Cliente. Conclusão: Realça-se a congruência nas respostas obtidas em relação às principais metodologias de intervenção utilizadas pelos terapeutas ocupacionais nos CP. Este estudo busca um meio impulsionador para o contributo da intervenção da terapia ocupacional nesta área em Portugal.2019-11-12T16:18:02Z2016-01-01T00:00:00Z2016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5024porhttp://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0692Baltazar, Hugo Miguel CandeiasPestana, SusanaSantana, Maria Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-06-23T07:46:59ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da intervenção da terapia ocupacional nos cuidados paliativos
title Contributo da intervenção da terapia ocupacional nos cuidados paliativos
spellingShingle Contributo da intervenção da terapia ocupacional nos cuidados paliativos
Baltazar, Hugo Miguel Candeias
Terapia Ocupacional
Hospitalização
Intervenção
title_short Contributo da intervenção da terapia ocupacional nos cuidados paliativos
title_full Contributo da intervenção da terapia ocupacional nos cuidados paliativos
title_fullStr Contributo da intervenção da terapia ocupacional nos cuidados paliativos
title_full_unstemmed Contributo da intervenção da terapia ocupacional nos cuidados paliativos
title_sort Contributo da intervenção da terapia ocupacional nos cuidados paliativos
author Baltazar, Hugo Miguel Candeias
author_facet Baltazar, Hugo Miguel Candeias
Pestana, Susana
Santana, Maria Raquel
author_role author
author2 Pestana, Susana
Santana, Maria Raquel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baltazar, Hugo Miguel Candeias
Pestana, Susana
Santana, Maria Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Hospitalização
Intervenção
topic Terapia Ocupacional
Hospitalização
Intervenção
description Introdução: Os Cuidados Paliativos (CP) definem-se como uma resposta ativa aos problemas decorrentes da doença prolongada, incurável e progressiva, através da identificação precoce, avaliação, tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais. Estes cuidados não estão suficientemente divulgados e sugere-se a realização e divulgação de mais estudos no âmbito da terapia ocupacional e de outras áreas da saúde. Objetivos: O principal objetivo desta investigação foi verificar o contributo da intervenção da terapia ocupacional nos CP e aprofundar conhecimentos acerca desta intervenção, através da descrição das principais metodologias utilizadas, para uma perceção integral da intervenção realizada nesta área. Método: Trata-se de um Estudo Descritivo simples, transversal e não experimental, desenvolvido em Portugal. Na coleta de dados foi aplicado um questionário autoadministrado pelos terapeutas ocupacionais. A amostra foi constituída por 15 terapeutas ocupacionais com prática clínica nos Cuidados Paliativos. Resultados: Verificou-se que as principais metodologias de intervenção são a Promoção da Relação Terapêutica, Acolhimento, Partilha de Informação, Aconselhamento, Educação, Orientação e Importância do Papel Ativo dos Familiares/Cuidadores em todo o processo, bem como a Importância da Relação Terapêutica, Acolhimento, Avaliação, Educação, Treino, Promoção do Envolvimento nas Atividades Significativas, Adaptação/Graduação e Utilização de Técnicas de Intervenção Específicas com o Cliente. Conclusão: Realça-se a congruência nas respostas obtidas em relação às principais metodologias de intervenção utilizadas pelos terapeutas ocupacionais nos CP. Este estudo busca um meio impulsionador para o contributo da intervenção da terapia ocupacional nesta área em Portugal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016-01-01T00:00:00Z
2019-11-12T16:18:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/5024
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/5024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0692
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301163023007744