Tecnologias digitais e currículo de ciências da natureza: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal
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Publication Date: | 2023 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/10198/28327 |
Summary: | O presente artigo trata de um estudo comparativo entre os conteúdos de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º), presentes na Base Nacional Comum Curricular do Brasil e dos conteúdos das Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico Português, presentes nas Aprendizagens Essenciais da Direção Geral da Educação Portuguesa. Tal investigação enquadra-se no âmbito de uma pesquisa documental por meio de uma análise de conteúdo dos documentos legais dos Ministérios da Educação correspondentes de cada país e faz parte de um Estágio Extracurricular executado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Os resultados foram expostos de modo a entender as semelhanças e disparidades dos conteúdos abordados nos currículos de ambos os países. Com o presente trabalho verificou-se que os conteúdos abordados entre Brasil e Portugal em Ciências da Natureza, não são equivalentes nos 7º, 8º e 9º anos, levando a concluir que a área de Ciências possui múltiplas formas de ser ensinada. Percebeu-se ainda que a integração das tecnologias digitais no currículo, uma realidade no contexto português, brevemente fará parte do currículo brasileiro. |
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Tecnologias digitais e currículo de ciências da natureza: um estudo comparativo entre Brasil e PortugalDigital technologies and natural science curriculum: a comparative study between Brazil and PortugalTecnologías digitales y plan de estudios de ciencias de la naturaleza: estudio comparativo entre Brasil y PortugalCiências da naturezaCurrículoEducação básicaResearch Subject Categories::TECHNOLOGY::Information technologyO presente artigo trata de um estudo comparativo entre os conteúdos de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º), presentes na Base Nacional Comum Curricular do Brasil e dos conteúdos das Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico Português, presentes nas Aprendizagens Essenciais da Direção Geral da Educação Portuguesa. Tal investigação enquadra-se no âmbito de uma pesquisa documental por meio de uma análise de conteúdo dos documentos legais dos Ministérios da Educação correspondentes de cada país e faz parte de um Estágio Extracurricular executado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Os resultados foram expostos de modo a entender as semelhanças e disparidades dos conteúdos abordados nos currículos de ambos os países. Com o presente trabalho verificou-se que os conteúdos abordados entre Brasil e Portugal em Ciências da Natureza, não são equivalentes nos 7º, 8º e 9º anos, levando a concluir que a área de Ciências possui múltiplas formas de ser ensinada. Percebeu-se ainda que a integração das tecnologias digitais no currículo, uma realidade no contexto português, brevemente fará parte do currículo brasileiro.Ao Ins tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Brasil, pela bolsa concedida para este autor estar em Mobilidade Acadêmica Internacional em Portugal, ação esta que culminou no presente ar go, bem como à Escola Superior de Educação do Ins tuto Politécnico de Bragança pela acolhida acadêmica. Este trabalho foi apoiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto: UIDB/05777/2020.Revista EDaPECIBiblioteca Digital do IPBGonçalves, VitorMagoni, FábioSilva, Luana BarbieriLoureiro, Ana Claudia2023-05-19T11:24:45Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/28327porGonçalves, Vitor; Magoni, Fábio; Silva, Luana Barbieri; Loureira, Ana Cláudia (2023). Tecnologias digitais e currículo de ciências da natureza: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. ISSN 2176-171X. 23:1, p. 90-1012176-171X10.29276/redapeci.2023.23.118465.91-101info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:01:54Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28327Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:16.087745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente artigo trata de um estudo comparativo entre os conteúdos de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º), presentes na Base Nacional Comum Curricular do Brasil e dos conteúdos das Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico Português, presentes nas Aprendizagens Essenciais da Direção Geral da Educação Portuguesa. Tal investigação enquadra-se no âmbito de uma pesquisa documental por meio de uma análise de conteúdo dos documentos legais dos Ministérios da Educação correspondentes de cada país e faz parte de um Estágio Extracurricular executado na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Os resultados foram expostos de modo a entender as semelhanças e disparidades dos conteúdos abordados nos currículos de ambos os países. Com o presente trabalho verificou-se que os conteúdos abordados entre Brasil e Portugal em Ciências da Natureza, não são equivalentes nos 7º, 8º e 9º anos, levando a concluir que a área de Ciências possui múltiplas formas de ser ensinada. Percebeu-se ainda que a integração das tecnologias digitais no currículo, uma realidade no contexto português, brevemente fará parte do currículo brasileiro. |
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Gonçalves, Vitor; Magoni, Fábio; Silva, Luana Barbieri; Loureira, Ana Cláudia (2023). Tecnologias digitais e currículo de ciências da natureza: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Revista EDaPECI - Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais. ISSN 2176-171X. 23:1, p. 90-101 2176-171X 10.29276/redapeci.2023.23.118465.91-101 |
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