Parceria Escola-Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ildo José
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5498
Resumo: O presente estudo tem por objectivo analisar o envolvimento parental na Escola S.J.B. tal como ele é percepcionado por professores e pais. Com base na tipologia de Epstein (1992, 1993), procuramos resposta à pergunta de partida «como pode ser potenciado o envolvimento parental na Escola Secundária Jorge Barbosa?» com propósito de conhecer (1) a realidade do envolvimento parental na escola tal como ele é percep-cionado por professores e por pais, (2) os factores que afectam a participação dos pais na vida escolar e (3) a forma como o envolvimento parental está associado ao ajustamento emocional e académico. Adoptamos o estudo de caso, tendo em conta que este corresponde, segundo Yin (1994), a uma investigação empírica que investiga o fenómeno contemporâneo dentro do contex-to da vida real. Os resultados obtidos confirmam as conclusões de Swap (1990) e de Diogo (1998) em que des-tacam a tradicional separação entre a escola e família, a tradicional culpabilização entre a família e a escola, a persistência das estruturas organizativas dos estabelecimentos de ensino e os facto-res socioeconómicos como obstáculos no envolvimento parental.
id RCAP_18fc3bf229dafc81b12dbcaa65788444
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5498
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Parceria Escola-FamíliaA problemática da relação escola/famíliaComunicaçãoEnvolvimento ParentalParceriaTipologia de EpsteinDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo tem por objectivo analisar o envolvimento parental na Escola S.J.B. tal como ele é percepcionado por professores e pais. Com base na tipologia de Epstein (1992, 1993), procuramos resposta à pergunta de partida «como pode ser potenciado o envolvimento parental na Escola Secundária Jorge Barbosa?» com propósito de conhecer (1) a realidade do envolvimento parental na escola tal como ele é percep-cionado por professores e por pais, (2) os factores que afectam a participação dos pais na vida escolar e (3) a forma como o envolvimento parental está associado ao ajustamento emocional e académico. Adoptamos o estudo de caso, tendo em conta que este corresponde, segundo Yin (1994), a uma investigação empírica que investiga o fenómeno contemporâneo dentro do contex-to da vida real. Os resultados obtidos confirmam as conclusões de Swap (1990) e de Diogo (1998) em que des-tacam a tradicional separação entre a escola e família, a tradicional culpabilização entre a família e a escola, a persistência das estruturas organizativas dos estabelecimentos de ensino e os facto-res socioeconómicos como obstáculos no envolvimento parental.This study aims to analyze the parental involvement in school S.J.B. focusing on how it is per-ceived by teachers and parents. Based upon the typology of Epstein, we are trying to answer the question: ' how can parental involvement be increased in the secondary school JB ? ' aiming to understand (1) the reality of parental involvement at school as it is perceived by teachers and parents, (2) the factors affecting the participation of parents in school life and (3) how parental involvement is associated with the emotional and academic adjustment of students. We made a Case Study, taking into account that this corresponds to empirical research that deals with a contemporary phenomenon within the context of real life. The results obtained highlight the traditional separation and defiance between school and family and identify the organizational structures of educational establishments and the socio-economic factors as obstacles in parental involvement.Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumRocha, Ildo José2018-07-27T15:43:22Z2014-6-172014-07-212014-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5498TID:201637928porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:28Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:23.904785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Parceria Escola-Família
A problemática da relação escola/família
title Parceria Escola-Família
spellingShingle Parceria Escola-Família
Rocha, Ildo José
Comunicação
Envolvimento Parental
Parceria
Tipologia de Epstein
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Parceria Escola-Família
title_full Parceria Escola-Família
title_fullStr Parceria Escola-Família
title_full_unstemmed Parceria Escola-Família
title_sort Parceria Escola-Família
author Rocha, Ildo José
author_facet Rocha, Ildo José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ildo José
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Envolvimento Parental
Parceria
Tipologia de Epstein
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunicação
Envolvimento Parental
Parceria
Tipologia de Epstein
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo tem por objectivo analisar o envolvimento parental na Escola S.J.B. tal como ele é percepcionado por professores e pais. Com base na tipologia de Epstein (1992, 1993), procuramos resposta à pergunta de partida «como pode ser potenciado o envolvimento parental na Escola Secundária Jorge Barbosa?» com propósito de conhecer (1) a realidade do envolvimento parental na escola tal como ele é percep-cionado por professores e por pais, (2) os factores que afectam a participação dos pais na vida escolar e (3) a forma como o envolvimento parental está associado ao ajustamento emocional e académico. Adoptamos o estudo de caso, tendo em conta que este corresponde, segundo Yin (1994), a uma investigação empírica que investiga o fenómeno contemporâneo dentro do contex-to da vida real. Os resultados obtidos confirmam as conclusões de Swap (1990) e de Diogo (1998) em que des-tacam a tradicional separação entre a escola e família, a tradicional culpabilização entre a família e a escola, a persistência das estruturas organizativas dos estabelecimentos de ensino e os facto-res socioeconómicos como obstáculos no envolvimento parental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-6-17
2014-07-21
2014-07-21T00:00:00Z
2018-07-27T15:43:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5498
TID:201637928
url http://hdl.handle.net/10400.6/5498
identifier_str_mv TID:201637928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136360500559872