Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessanha, Manuela
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pinto, Ana Isabel, Barros, Sílvia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8185
Resumo: O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.
id RCAP_192b77f2e9722b61e653df35c08fcfff
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8185
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criançaEnvolvimentoDesenvolvimentoQualidade dos contextosInteracçõesO presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.This study examined the effects of day care and home quality both on children’s observed engagement with adults, peers, and objects, in day care classrooms, and on their cognitive, social and linguistic developmental outcomes. One hundred and twenty toddlers from Porto district, their families and teachers participated in the study. Results showed that child characteristics, daycare quality, and teachers’ interactive behaviours influenced children’s engagement at different sophistication levels. Small effects of daycare quality on children’s developmental outcomes were found. Results indicated small to moderate effects of home quality on children’s developmental outcomes.Edições ColibriRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPessanha, ManuelaPinto, Ana IsabelBarros, Sílvia2016-05-03T16:04:26Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:56.033556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
spellingShingle Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
Pessanha, Manuela
Envolvimento
Desenvolvimento
Qualidade dos contextos
Interacções
title_short Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title_full Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title_fullStr Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title_sort Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
author Pessanha, Manuela
author_facet Pessanha, Manuela
Pinto, Ana Isabel
Barros, Sílvia
author_role author
author2 Pinto, Ana Isabel
Barros, Sílvia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessanha, Manuela
Pinto, Ana Isabel
Barros, Sílvia
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento
Desenvolvimento
Qualidade dos contextos
Interacções
topic Envolvimento
Desenvolvimento
Qualidade dos contextos
Interacções
description O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2016-05-03T16:04:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8185
url http://hdl.handle.net/10400.22/8185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Colibri
publisher.none.fl_str_mv Edições Colibri
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131364106174464