Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8185 |
Resumo: | O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças. |
id |
RCAP_192b77f2e9722b61e653df35c08fcfff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8185 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criançaEnvolvimentoDesenvolvimentoQualidade dos contextosInteracçõesO presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.This study examined the effects of day care and home quality both on children’s observed engagement with adults, peers, and objects, in day care classrooms, and on their cognitive, social and linguistic developmental outcomes. One hundred and twenty toddlers from Porto district, their families and teachers participated in the study. Results showed that child characteristics, daycare quality, and teachers’ interactive behaviours influenced children’s engagement at different sophistication levels. Small effects of daycare quality on children’s developmental outcomes were found. Results indicated small to moderate effects of home quality on children’s developmental outcomes.Edições ColibriRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPessanha, ManuelaPinto, Ana IsabelBarros, Sílvia2016-05-03T16:04:26Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8185Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:56.033556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
title |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
spellingShingle |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança Pessanha, Manuela Envolvimento Desenvolvimento Qualidade dos contextos Interacções |
title_short |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
title_full |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
title_fullStr |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
title_full_unstemmed |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
title_sort |
Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança |
author |
Pessanha, Manuela |
author_facet |
Pessanha, Manuela Pinto, Ana Isabel Barros, Sílvia |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Ana Isabel Barros, Sílvia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessanha, Manuela Pinto, Ana Isabel Barros, Sílvia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento Desenvolvimento Qualidade dos contextos Interacções |
topic |
Envolvimento Desenvolvimento Qualidade dos contextos Interacções |
description |
O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2016-05-03T16:04:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8185 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Colibri |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Colibri |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131364106174464 |