Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessanha, Manuela
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: et al.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24311
Resumo: O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.
id RCAP_db3a7d9d793e97d94444f76e75bfc128
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24311
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criançaEnvolvimentoDesenvolvimentoQualidade dos contextosInteracçõesO presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPessanha, Manuelaet al.2023-12-20T09:33:44Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24311porPessanha, M., Pinto, A. I., & Barros, S. (2009). Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança. Psicologia, XXIII(2), 55-71.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-27T01:49:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:13.479832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
spellingShingle Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
Pessanha, Manuela
Envolvimento
Desenvolvimento
Qualidade dos contextos
Interacções
title_short Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title_full Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title_fullStr Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title_full_unstemmed Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
title_sort Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança
author Pessanha, Manuela
author_facet Pessanha, Manuela
et al.
author_role author
author2 et al.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessanha, Manuela
et al.
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento
Desenvolvimento
Qualidade dos contextos
Interacções
topic Envolvimento
Desenvolvimento
Qualidade dos contextos
Interacções
description O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2023-12-20T09:33:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24311
url http://hdl.handle.net/10400.22/24311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pessanha, M., Pinto, A. I., & Barros, S. (2009). Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança. Psicologia, XXIII(2), 55-71.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136447629885440