O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariana Filipa Adão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12938
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_197741fd9f4109bc0b23d5ea0d829d72
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do educador de infância na promoção da participação das criançasCriançaEducação pré-escolarPapel do adultoParticipaçãoPre-school educationParticipationPaper of adultChildrenRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II ) e pretende dar a conhecer o trabalho de intervenção desenvolvido no contexto de Jardim de Infância (JI), numa perspetiva crítica e reflexiva, evidenciando as aprendizagens e as intenções concretizadas em relação ao grupo de crianças, valorizando todos os atores que fizeram parte deste processo e com os quais cresci a nível pessoal e profissional. Este relatório é fruto da prática profissional desenvolvida com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, que decorreu de 7 de outubro de 2019 a 23 de janeiro de 2020. A reflexão sobre a ação pedagógica aprofundada com um grupo de crianças deve ser uma das intencionalidades fundamentais na profissão de um/a educador/a de infância, uma vez que só refletindo sobre a prática será possível melhorar as fragilidades e potencialidades da ação. Desta forma, tive a oportunidade de refletir todos os dias sobre as minhas aprendizagens, planear e dinamizar propostas consoante as necessidades e interesses do grupo de crianças, bem como avaliar as mesmas, incidindo essencialmente numa problemática que se destacou no decorrer da intervenção pedagógica – O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças. Com a investigação pretende-se compreender a relação entre a ação do educador e a participação das crianças. Neste sentido, realizou-se uma investigação sobre este tema, que foi sustentada através de fundamentação teórica, notas de campo, reflexões, registos fotográficos e por último, através de uma entrevista realizada à educadora cooperante. Por fim, são apresentadas as contribuições das Práticas Profissionais Supervisionadas, para a construção da minha profissionalidade docente enquanto Educadora de Infância em contexto.ABSTRACT The present report comes under the scope of Supervised Professional Practice II (PPS II) and aims to make known the intervention work developed in the context of Kindergarten (JI), in a critical and reflective perspective, showing the learning and the intentions achieved, valuing all the actors who were part of this process and with whom I grew up on a personal and professional level. This report is the result of professional practice developed with a group of 25 children aged between 5 and 6 years, which ran from October 7, 2019 to January 23, 2020. The reflection on the in-depth pedagogical action with a group of children should be one of the fundamental intentions in the profession of a childhood educator, since only by reflecting on the practice will it be possible to improve the weaknesses and potentialities of the action. In this way, I had the opportunity to reflect every day on my learning, plan and dynamize proposals according to the needs and interests of the group of children, as well as evaluate them, focusing essentially on a problem that stood out during the pedagogical intervention – The role of the kindergarten teacher in promoting children's participation. The research aims to understand the relationship between the educator's action and children's participation. In this sense, an investigation was carried out on this topic, which was sustained through theoretical foundation, field notes, reflections, photographic records and lastly, through an interview with the cooperating educator. Finally, the contributions of Supervised Professional Practices are presented, for the construction of my teaching professionality as a Childhood Educator in context.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, ManuelaRCIPLAlves, Mariana Filipa Adão2021-02-24T11:54:22Z2020-05-192020-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12938TID:202628426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:58.322208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças
title O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças
spellingShingle O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças
Alves, Mariana Filipa Adão
Criança
Educação pré-escolar
Papel do adulto
Participação
Pre-school education
Participation
Paper of adult
Children
title_short O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças
title_full O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças
title_fullStr O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças
title_full_unstemmed O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças
title_sort O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças
author Alves, Mariana Filipa Adão
author_facet Alves, Mariana Filipa Adão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mariana Filipa Adão
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Educação pré-escolar
Papel do adulto
Participação
Pre-school education
Participation
Paper of adult
Children
topic Criança
Educação pré-escolar
Papel do adulto
Participação
Pre-school education
Participation
Paper of adult
Children
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-19
2020-05-19T00:00:00Z
2021-02-24T11:54:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12938
TID:202628426
url http://hdl.handle.net/10400.21/12938
identifier_str_mv TID:202628426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133479745617920