O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12938 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_197741fd9f4109bc0b23d5ea0d829d72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12938 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do educador de infância na promoção da participação das criançasCriançaEducação pré-escolarPapel do adultoParticipaçãoPre-school educationParticipationPaper of adultChildrenRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II ) e pretende dar a conhecer o trabalho de intervenção desenvolvido no contexto de Jardim de Infância (JI), numa perspetiva crítica e reflexiva, evidenciando as aprendizagens e as intenções concretizadas em relação ao grupo de crianças, valorizando todos os atores que fizeram parte deste processo e com os quais cresci a nível pessoal e profissional. Este relatório é fruto da prática profissional desenvolvida com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, que decorreu de 7 de outubro de 2019 a 23 de janeiro de 2020. A reflexão sobre a ação pedagógica aprofundada com um grupo de crianças deve ser uma das intencionalidades fundamentais na profissão de um/a educador/a de infância, uma vez que só refletindo sobre a prática será possível melhorar as fragilidades e potencialidades da ação. Desta forma, tive a oportunidade de refletir todos os dias sobre as minhas aprendizagens, planear e dinamizar propostas consoante as necessidades e interesses do grupo de crianças, bem como avaliar as mesmas, incidindo essencialmente numa problemática que se destacou no decorrer da intervenção pedagógica – O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças. Com a investigação pretende-se compreender a relação entre a ação do educador e a participação das crianças. Neste sentido, realizou-se uma investigação sobre este tema, que foi sustentada através de fundamentação teórica, notas de campo, reflexões, registos fotográficos e por último, através de uma entrevista realizada à educadora cooperante. Por fim, são apresentadas as contribuições das Práticas Profissionais Supervisionadas, para a construção da minha profissionalidade docente enquanto Educadora de Infância em contexto.ABSTRACT The present report comes under the scope of Supervised Professional Practice II (PPS II) and aims to make known the intervention work developed in the context of Kindergarten (JI), in a critical and reflective perspective, showing the learning and the intentions achieved, valuing all the actors who were part of this process and with whom I grew up on a personal and professional level. This report is the result of professional practice developed with a group of 25 children aged between 5 and 6 years, which ran from October 7, 2019 to January 23, 2020. The reflection on the in-depth pedagogical action with a group of children should be one of the fundamental intentions in the profession of a childhood educator, since only by reflecting on the practice will it be possible to improve the weaknesses and potentialities of the action. In this way, I had the opportunity to reflect every day on my learning, plan and dynamize proposals according to the needs and interests of the group of children, as well as evaluate them, focusing essentially on a problem that stood out during the pedagogical intervention – The role of the kindergarten teacher in promoting children's participation. The research aims to understand the relationship between the educator's action and children's participation. In this sense, an investigation was carried out on this topic, which was sustained through theoretical foundation, field notes, reflections, photographic records and lastly, through an interview with the cooperating educator. Finally, the contributions of Supervised Professional Practices are presented, for the construction of my teaching professionality as a Childhood Educator in context.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, ManuelaRCIPLAlves, Mariana Filipa Adão2021-02-24T11:54:22Z2020-05-192020-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12938TID:202628426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:58.322208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças |
title |
O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças |
spellingShingle |
O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças Alves, Mariana Filipa Adão Criança Educação pré-escolar Papel do adulto Participação Pre-school education Participation Paper of adult Children |
title_short |
O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças |
title_full |
O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças |
title_fullStr |
O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças |
title_full_unstemmed |
O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças |
title_sort |
O papel do educador de infância na promoção da participação das crianças |
author |
Alves, Mariana Filipa Adão |
author_facet |
Alves, Mariana Filipa Adão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Manuela RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Mariana Filipa Adão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Educação pré-escolar Papel do adulto Participação Pre-school education Participation Paper of adult Children |
topic |
Criança Educação pré-escolar Papel do adulto Participação Pre-school education Participation Paper of adult Children |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-19 2020-05-19T00:00:00Z 2021-02-24T11:54:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12938 TID:202628426 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12938 |
identifier_str_mv |
TID:202628426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133479745617920 |