O Impacto dos Centros Comerciais no Comércio do Funchal: O Caso do Dolce Vita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vítor Domingos Gonçalves de Queirós
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9382
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do Território
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spelling O Impacto dos Centros Comerciais no Comércio do Funchal: O Caso do Dolce VitaComércioCentro comercialCidadeOrdenamento do territórioDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão do TerritórioO trabalho consiste numa reflexão sobre a evolução do comércio na cidade do Funchal, sobretudo após o aparecimento dos três grandes centros comerciais, Madeira Shopping, Fórum Madeira e Dolce Vita, no princípio deste século. Procurámos também perceber qual o impacto destes no comércio funchalense ena dinâmica do centro da cidade. A análise privilegiou o Centro Comercial Dolce Vita, dada a sua localização pericentral. Equacionámos ainda algumas implicações deste tipo de empreendimentos ao nível do ordenamento e planeamento territorial do Funchal. O aparecimento dos três centros comerciais no Funchal provocou alterações profundas no comércio funchalense, obrigando à modernização no comércio mais tradicional e influenciando diretamente as práticas comerciais e os hábitos de consumo. A freguesia da Sé, a mais central do concelho do Funchal, é a que apresenta maior número de unidades funcionais dedicadas ao comércio e aos serviços. Esta freguesia, em 2010, reunia onze centros, condomínios ou galerias comerciais que juntamente com as unidades funcionais presentes nas ruas perfaziam cerca de 2250 estabelecimentos de comércio e serviços. Estas unidades funcionais são superiores às necessidades reais da população residente, não só na freguesia, como também no concelho. Esta situação levou, sobretudo após a abertura dos três centros comerciais, ao encerramento de muitas lojas. Os que mais sofreram neste contexto foram os condomínios e galerias comerciais, apresentando um número considerável de espaços encerrados. O Madeira Shopping foi o único centro comercial a procurar uma localização mais periférica. Foi a primeira infraestrutura de grandes dimensões a dedicar-se à atividade comercial em todo o Arquipélago. Este conseguiu atrair para esta zona uma nova dinâmica comercial e vários fogos habitacionais, dando origem a uma nova centralidade. Apesar da sua localização, o Madeira Shopping foi o que causou maior impacto negativo no comércio tradicional e nos condomínios e galerias comerciais; provocou uma pequena revolução comercial, introduzindo uma nova forma de fazer comércio. Comparativamente, o impacto dos outros dois centros comerciais, com uma localização mais central, parece não ter sido tão relevante. O núcleo central do Funchal, ao ocupar um nível hierárquico superior, concentra a oferta mais especializada, e estende a sua área de influência a toda a Região. O Centro Comercial Dolce Vita beneficia muito desta situação, sendo o que apresenta o maior número de visitantes/ano. Além de tirar proveito da dinâmica do centro da cidade, este também dá um contributo importante para essa dinâmica, reforçando a oferta comercial qualificada, funcionando como âncora do próprio centro e oferecendo um amplo parqueamento (que atenua reconhecida dificuldade de estacionamento nesta área da cidade). Pelo trabalho de campo e reflexão realizados pensamos poder afirmar que o Dolce Vita contribuiu para o aumento de visitantes, dinamismo e fruição da baixa do Funchal.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMartins, Vítor Domingos Gonçalves de Queirós2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:25Zoai:run.unl.pt:10362/9382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:45.014095Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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