A influência da perceção do risco no impacto das estratégias das operações na performance da cadeia de abastecimento da indústria automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Beatriz Rendas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/24299
Resumo: As cadeias de abastecimento vivem numa constante mudança, provocada pela procura de oportunidades para obter uma vantagem competitiva sustentável (Mentzer, et al., 2001). Considerando isto, é necessário melhorar o desempenho em ambientes de rápida mudança e em situações imprevisíveis, desta forma, as empresas da indústria automóvel têm de fazer ajustamentos às suas estratégias (Rahim & Zainuddin, 2017). O objetivo geral da presente tese de mestrado é analisar a influência da perceção do risco no impacto da estratégia das operações na performance da cadeia de abastecimento da indústria automóvel. O estudo centrar-se à em empresas portuguesas do setor industrial automóvel. Os métodos utilizados na realização deste trabalho, permitiram recolher dados primários através da extração de dados em questionários, Método Delphi e Google Forms, obtendo neste último, um total de 120 repostas. Os dados obtidos foram analisados com recurso a ferramentas estatística de análise descritiva e inferencial com recurso ao IBM SPSS Statistics e à macro PROCESS para o SPSS desenvolvida por Hayes (2013). Como resultado, e em relação às quatro hipóteses estudadas, conclui-se que apenas a proatividade per si tem efeito sobre a performance (sendo o seu efeito positivo), no entanto, este efeito não depende da perceção de risco. Ainda foi possível concluir que, a reatividade não tem efeito significativo sobre a performance nem per si nem quando a relação é moderada pela perceção de risco.
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