As ciências atmosféricas e o meio ambiente nas escolas : implementação de um projecto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2598 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se em divulgar a implementação de um projecto de índole científico educacional, na área das ciências atmosféricas, entre alunos do ensino secundário. O objectivo do projecto é o de motivar o estudo das ciências atmosféricas e aumentar a literacia científica entre os alunos do Ensino Secundário, criando uma rede de Estações Meteorológicas Automáticas (EMAS), instaladas nas escolas. Os dados reproduzidos pelas EMAS serão armazenados numa base de dados, disponível via Web, com acesso nas escolas pelos alunos e professores, a ser utilizada para fomentar a experimentação do estudo do estado do tempo e clima, através da elaboração de projectos pedagógicos inseridos na disciplina de Projecto Área Escola. Paralelamente foi realizada a implementação operacional de um modelo de previsão regional BRAMS/RAMS para três domínios diferentes: Atlântico Norte, Portugal Continental e Lisboa e Vale do Tejo, com resolução de 50 km, 12.5 km e 3.125 km, respectivamente. No final do projecto, os dados amostrados poderam ser usados para a validação do modelo operacional, entre outros. Elaborou-se uma série de conteúdos cientificos, abrangendo áreas das ciências da Terra e do Espaço. Por último, um dos objectivos do projecto foi a elaboração de um Curso de Formação dirigida a professores do Ensino Secundário. ABSTRACT: The work proposal is to disclose the implementation of a scientific education project nature, in the area of the atmospheric sciences, among school students. The main goal of this study is to improve the skills in atmospheric sciences promoting the scientific acknowledgment among junior-high (k9-12) students, implementing an Automatic Weather Stations (AWS) network at schools. The measured data (from AWS) are stored in a database, available on the internet, accessed by students and teachers. The students will use these data in order to develop scientific projects about weather and climate in classes. A second approach was the operational use of the numerical prediction model BRAMS/RAMS for three different model domains and resolution: North Atlantic (50 km), Portugal Mainland (12.5 km) and for the Lisbon metropolitan area (3.125 km). The stations data will be use to validate the numerical prediction model. A set of scientific classes covering several areas of earth science were developed as well an Education and Formation lectures for the junior-high teachers. |
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