Rodas de Oleiro no Pós-Orientalizante. Primeiros achados em território português no Cabeço Redondo (Sobral da Adiça, Moura).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Rui Monge
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Valério, Pedro, Soares, António Monge, Araújo, Maria de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/31445
Resumo: O sítio arqueológico do Cabeço Redondo situa-se na Herdade do Metum, concelho de Moura. Foi parcialmente destruído em 1990, sendo objecto de uma sondagem arqueológica de diagnóstico em 2011. Os dados obtidos permitem atribuir uma cronologia para a ocupação deste sítio centrada no séc. V a.C. Do espólio resultante da destruição de 1990 sobressaem dois elementos de roda de oleiro. Consistem numa base pétrea (diorito) e num eixo de bronze. A análise elementar permite identificar a presença de uma liga ternária de bronze no eixo de oleiro. O dormente pétreo apresenta igualmente provas de ter sido utilizado com um eixo em bronze. Estes artefactos suportam, assim, a muito provável existência de produção oleira no Cabeço Redondo.
id RCAP_1a685a7ad35e1fcdaf5755779f1fd1c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/31445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Rodas de Oleiro no Pós-Orientalizante. Primeiros achados em território português no Cabeço Redondo (Sobral da Adiça, Moura).O sítio arqueológico do Cabeço Redondo situa-se na Herdade do Metum, concelho de Moura. Foi parcialmente destruído em 1990, sendo objecto de uma sondagem arqueológica de diagnóstico em 2011. Os dados obtidos permitem atribuir uma cronologia para a ocupação deste sítio centrada no séc. V a.C. Do espólio resultante da destruição de 1990 sobressaem dois elementos de roda de oleiro. Consistem numa base pétrea (diorito) e num eixo de bronze. A análise elementar permite identificar a presença de uma liga ternária de bronze no eixo de oleiro. O dormente pétreo apresenta igualmente provas de ter sido utilizado com um eixo em bronze. Estes artefactos suportam, assim, a muito provável existência de produção oleira no Cabeço Redondo.The archaeological site of Cabeço Redondo is located in Herdade do Metum, municipality of Moura. It was partially destroyed in 1990, being the subject of an archaeological survey of diagnosis in 2011. The recovered data allows assigning a chronology for the occupation of this site focused in the 5th century BC. Two elements of potter's wheel were recovered during the destruction of 1990, consisting of a stone base (diorite) and a bronze axle. Elemental analysis allowed to determine that the wheel axle was manufactured with a leaded bronze. The dormant also presents evidence of contact with a bronze axle. These artefacts support the very likely existence of pottery production at Cabeço Redondo.Ayuntamiento de Villafranca de los BarrosRepositório da Universidade de LisboaSoares, Rui MongeValério, PedroSoares, António MongeAraújo, Maria de Fátima2018-02-05T16:52:36Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31445porSoares, R. M., Valério, P., Soares, A. M. & Araújo, M.ª de F. (2013) - Rodas de Oleiro no Pós-Orientalizante. Primeiros achados em território português no Cabeço Redondo (Sobral da Adiça, Moura). In: Jiménez Ávila, J., Bustamante Alvárez, M. & García Cabezas, M. (eds.), VI Encuentro de Arqueología del Suroeste Peninsular. Villafranca de los Barros: Ayuntamiento de Villafranca de los Barros. p. 1133-1155.978-84-616-6306-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:21:03ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Rodas de Oleiro no Pós-Orientalizante. Primeiros achados em território português no Cabeço Redondo (Sobral da Adiça, Moura).
title Rodas de Oleiro no Pós-Orientalizante. Primeiros achados em território português no Cabeço Redondo (Sobral da Adiça, Moura).
spellingShingle Rodas de Oleiro no Pós-Orientalizante. Primeiros achados em território português no Cabeço Redondo (Sobral da Adiça, Moura).
Soares, Rui Monge
title_short Rodas de Oleiro no Pós-Orientalizante. Primeiros achados em território português no Cabeço Redondo (Sobral da Adiça, Moura).
title_full Rodas de Oleiro no Pós-Orientalizante. Primeiros achados em território português no Cabeço Redondo (Sobral da Adiça, Moura).
title_fullStr Rodas de Oleiro no Pós-Orientalizante. Primeiros achados em território português no Cabeço Redondo (Sobral da Adiça, Moura).
title_full_unstemmed Rodas de Oleiro no Pós-Orientalizante. Primeiros achados em território português no Cabeço Redondo (Sobral da Adiça, Moura).
title_sort Rodas de Oleiro no Pós-Orientalizante. Primeiros achados em território português no Cabeço Redondo (Sobral da Adiça, Moura).
author Soares, Rui Monge
author_facet Soares, Rui Monge
Valério, Pedro
Soares, António Monge
Araújo, Maria de Fátima
author_role author
author2 Valério, Pedro
Soares, António Monge
Araújo, Maria de Fátima
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Rui Monge
Valério, Pedro
Soares, António Monge
Araújo, Maria de Fátima
description O sítio arqueológico do Cabeço Redondo situa-se na Herdade do Metum, concelho de Moura. Foi parcialmente destruído em 1990, sendo objecto de uma sondagem arqueológica de diagnóstico em 2011. Os dados obtidos permitem atribuir uma cronologia para a ocupação deste sítio centrada no séc. V a.C. Do espólio resultante da destruição de 1990 sobressaem dois elementos de roda de oleiro. Consistem numa base pétrea (diorito) e num eixo de bronze. A análise elementar permite identificar a presença de uma liga ternária de bronze no eixo de oleiro. O dormente pétreo apresenta igualmente provas de ter sido utilizado com um eixo em bronze. Estes artefactos suportam, assim, a muito provável existência de produção oleira no Cabeço Redondo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2018-02-05T16:52:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/31445
url http://hdl.handle.net/10451/31445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Soares, R. M., Valério, P., Soares, A. M. & Araújo, M.ª de F. (2013) - Rodas de Oleiro no Pós-Orientalizante. Primeiros achados em território português no Cabeço Redondo (Sobral da Adiça, Moura). In: Jiménez Ávila, J., Bustamante Alvárez, M. & García Cabezas, M. (eds.), VI Encuentro de Arqueología del Suroeste Peninsular. Villafranca de los Barros: Ayuntamiento de Villafranca de los Barros. p. 1133-1155.
978-84-616-6306-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ayuntamiento de Villafranca de los Barros
publisher.none.fl_str_mv Ayuntamiento de Villafranca de los Barros
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303339036311552