Multiculturalismo e ensino : um estudo de caso numa turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo do 10.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrão, Luís António de Bragança
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5183
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_1b7f919860ebe07a45ca1c5407a5558e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Multiculturalismo e ensino : um estudo de caso numa turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo do 10.º ano de escolaridadeMulticulturalismo - PortugalEducação multiculturalRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2011O desenvolvimento do Ser Humano revela-se um processo de aprendizagem linguística, cognitiva, interactiva. A educação prepara-nos para a sobrevivência e para superar a ordem social existente. É ainda um processo social no qual se participa, enquanto se definem valores e objectivos a atingir. Uma educação participativa envolve dirigentes, professores, académicos, técnicos. Por outras palavras: a sociedade no seu todo. A escola é muitíssimo importante na vida dos alunos. Daí a sua função não se limitar à transmissão de saberes disciplinares. Tem de perspectivar situações de aprendizagem, de salientar o currículo como projecto integrado, adequando-se à diversidade e abrangendo, não apenas a escola, mas também a comunidade envolvente do aluno. Este trabalho pretende mostrar que a globalização originou que, as turmas nas escolas, se tornassem multiculturais. Uma escola que respeita a diferença mostra como viver em sociedade, de forma justa. O Multiculturalismo legitima as características culturais e sociais das minorias étnicas; defende que os indivíduos, sem perderem a sua especificidade, podem estar integrados numa sociedade. Inclui o respeito pela diferença, o atingir de metas comuns / salvaguarda das principais liberdades. A cultura, enquanto território de diversidade, tem sido evidenciada em diferentes textos e iniciativas. A diversidade cultural só pode ser uma fonte de desenvolvimento e de criatividade. Só desta forma o ser humano atingirá, em pleno, a sua condição.The development of human being, reveals a process of language learning, cognitive, interactive. Education prepares us to survive and overcome the existing social order. Is also a social process in which we participate, defining values and goals to be achieved. Participatory Education involves leaders, teachers, academics, senior. In other words, society as a whole. School is extremely important in the lives of students. So, its function is not limited to the transmission of disciplinary knowledge. Has to design learning situations, to defend the curriculum as an integrated project, adapting to the diversity and embracing, not only the school but also the surrounding community of the student. This study aims to show that globalization has led to the emergence in schools of classes multicultural. A school that respects the difference shows how to live in society, fairly. Multiculturalism legitimates the social and cultural characteristics of ethnic minorities, Multiculturalism legitimates the social and cultural characteristics of ethnic minorities, arguing that individuals could be integrated in a society, without losing their specificity. Includes respect for difference, to achieve common goals, while preserving the main freedoms. Culture, while territory of diversity, has been evidenced in different documents and initiatives. Cultural diversity can only be a source of development and creativity. Only in this way the human beings reach, in full, their condition.Cerdeira, Luísa, 1956-Santana, Maria SuzelRepositório da Universidade de LisboaSerrão, Luís António de Bragança2012-02-07T17:45:13Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:39.454484Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo e ensino : um estudo de caso numa turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo do 10.º ano de escolaridade
title Multiculturalismo e ensino : um estudo de caso numa turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo do 10.º ano de escolaridade
spellingShingle Multiculturalismo e ensino : um estudo de caso numa turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo do 10.º ano de escolaridade
Serrão, Luís António de Bragança
Multiculturalismo - Portugal
Educação multicultural
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Multiculturalismo e ensino : um estudo de caso numa turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo do 10.º ano de escolaridade
title_full Multiculturalismo e ensino : um estudo de caso numa turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo do 10.º ano de escolaridade
title_fullStr Multiculturalismo e ensino : um estudo de caso numa turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo do 10.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Multiculturalismo e ensino : um estudo de caso numa turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo do 10.º ano de escolaridade
title_sort Multiculturalismo e ensino : um estudo de caso numa turma do Curso Profissional de Técnico de Turismo do 10.º ano de escolaridade
author Serrão, Luís António de Bragança
author_facet Serrão, Luís António de Bragança
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdeira, Luísa, 1956-
Santana, Maria Suzel
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrão, Luís António de Bragança
dc.subject.por.fl_str_mv Multiculturalismo - Portugal
Educação multicultural
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Multiculturalismo - Portugal
Educação multicultural
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-02-07T17:45:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5183
url http://hdl.handle.net/10451/5183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193895079936