Bullying e cyberbullying: estudo do fenómeno em jovens estudantes do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Patrícia Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4925
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Jurídica
id RCAP_1c88386484346e509ec666f0a58a5fb2
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4925
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying e cyberbullying: estudo do fenómeno em jovens estudantes do Ensino SecundárioBullyingCyberbullyingInternetAdolescênciaAdolescenceDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia JurídicaA presente investigação debruça-se sobre o estudo do bullying, cujos desenvolvimentos se têm dado não só de uma forma mais direta nas escolas, mas também através do uso das novas tecnologias, numa modalidade que se chama cyberbullying. Para isso, pretendeu-se analisar o fenómeno de bullying, nas duas modalidades presencial e virtual (cyberbullying), captar a prevalência do bullying e do cyberbullying, nas escolas; averiguar a eventual existência de uma ligação entre as duas modalidades de bullying; perceber como estarão ligados o bullying e o cyberbullying, em contexto do ensino secundário; e capturar aspetos como a associação entre o sexo e o papel do indivíduo nos fenómenos. A amostra constituiu-se de 116 alunos do ensino secundário de duas escolas da zona centro do país, com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos de idade, de ambos os sexos. Os resultados obtidos denotaram a ascensão do cyberbullying, num mundo que está cada vez mais tecnológico e virtual, dada a maior frequência desta modalidade, comparativamente com a tradicional. Mais ainda, os resultados demonstraram uma forte ligação entre as duas formas de bullying, dado que os intervenientes de uma se tornam nos intervenientes da outra, alertando para a urgência de intervir nesta problemática.This research focuses on the study of bullying, whose developments have been given not only in a more direct way in schools but also through the use of new technologies in a manner which is called cyberbullying. For this, the aim was to analyze the phenomenon of bullying in both classroom and virtual modes (cyberbullying), capturing the prevalence of bullying and cyberbullying in schools; investigate the possible existence of a link between the two forms of bullying; perceive as bullying and cyberbullying will be linked in the context of secondary education; and capturing aspects such as the association between sex and the individual's role in the phenomena. The sample constituted of 116 secondary school students from two local schools center of the country, aged between 16 and 23 years of age, of both sexes. The results denoted the rise of cyberbullying in a world that is increasingly technological and virtual, given the greater frequency of this type, compared to the traditional. Moreover, the results showed a strong link between the two forms of bullying, as stakeholders become a stakeholder in the other, warning of the urgency to intervene in this problem.[s.n.]Nunes, Laura M.Soeiro, CristinaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFonseca, Patrícia Marques2015-09-17T15:44:54Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4925202442306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4925Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:45.421391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying e cyberbullying: estudo do fenómeno em jovens estudantes do Ensino Secundário
title Bullying e cyberbullying: estudo do fenómeno em jovens estudantes do Ensino Secundário
spellingShingle Bullying e cyberbullying: estudo do fenómeno em jovens estudantes do Ensino Secundário
Fonseca, Patrícia Marques
Bullying
Cyberbullying
Internet
Adolescência
Adolescence
title_short Bullying e cyberbullying: estudo do fenómeno em jovens estudantes do Ensino Secundário
title_full Bullying e cyberbullying: estudo do fenómeno em jovens estudantes do Ensino Secundário
title_fullStr Bullying e cyberbullying: estudo do fenómeno em jovens estudantes do Ensino Secundário
title_full_unstemmed Bullying e cyberbullying: estudo do fenómeno em jovens estudantes do Ensino Secundário
title_sort Bullying e cyberbullying: estudo do fenómeno em jovens estudantes do Ensino Secundário
author Fonseca, Patrícia Marques
author_facet Fonseca, Patrícia Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Laura M.
Soeiro, Cristina
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Patrícia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Cyberbullying
Internet
Adolescência
Adolescence
topic Bullying
Cyberbullying
Internet
Adolescência
Adolescence
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia Jurídica
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17T15:44:54Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4925
202442306
url http://hdl.handle.net/10284/4925
identifier_str_mv 202442306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130284090720256