Das aulas presenciais para o ambiente virtual: estratégias de ensino em saúde coletiva para alunos de graduação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Ivana Daniela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Danailof, Kátia, Kenia Alves, Fabíola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/h2d.2893
Resumo: O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência de migração de uma disciplina presencial – Fundamentos da Saúde Humana - para o ambiente virtual, ministrada para estudantes de formação profissional na área da Saúde em uma instituição de Ensino superior particular. Utilizando como referência as aulas ministradas no período da pandemia, destacam-se para a análise a adaptação de alunos, professores e gestores para a reestruturação das aulas, a linguagem e comunicação adotadas em ambiente remoto, o papel da instituição e as práticas, compreendidas aqui como as estratégias de ensino utilizadas nas aulas online. Nota-se, para tanto, que esse primeiro movimento de inserção de diferentes recursos em aula coloca em destaque a atuação do estudante como protagonista no processo de ensino e aprendizagem. As estratégias utilizadas são percebidas aqui como parte do aprendizado de professores e estudantes diante deste outro ambiente que se coloca cada vez mais como uma realidade a ser considerada após o retorno às aulas presenciais.
id RCAP_1cecda0f64b4988282c57ddcf487a3a7
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/2893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Das aulas presenciais para o ambiente virtual: estratégias de ensino em saúde coletiva para alunos de graduação em saúdeFrom face-to-face classes to the virtual environment: collective health teaching strategies for undergraduate health studentsArtigosO presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência de migração de uma disciplina presencial – Fundamentos da Saúde Humana - para o ambiente virtual, ministrada para estudantes de formação profissional na área da Saúde em uma instituição de Ensino superior particular. Utilizando como referência as aulas ministradas no período da pandemia, destacam-se para a análise a adaptação de alunos, professores e gestores para a reestruturação das aulas, a linguagem e comunicação adotadas em ambiente remoto, o papel da instituição e as práticas, compreendidas aqui como as estratégias de ensino utilizadas nas aulas online. Nota-se, para tanto, que esse primeiro movimento de inserção de diferentes recursos em aula coloca em destaque a atuação do estudante como protagonista no processo de ensino e aprendizagem. As estratégias utilizadas são percebidas aqui como parte do aprendizado de professores e estudantes diante deste outro ambiente que se coloca cada vez mais como uma realidade a ser considerada após o retorno às aulas presenciais.O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência de migração de uma disciplina presencial – Fundamentos da Saúde Humana - para o ambiente virtual, ministrada para estudantes de formação profissional na área da Saúde em uma instituição de Ensino superior particular. Utilizando como referência as aulas ministradas no período da pandemia, destacam-se para a análise a adaptação de alunos, professores e gestores para a reestruturação das aulas, a linguagem e comunicação adotadas em ambiente remoto, o papel da instituição e as práticas, compreendidas aqui como as estratégias de ensino utilizadas nas aulas online. Nota-se, para tanto, que esse primeiro movimento de inserção de diferentes recursos em aula coloca em destaque a atuação do estudante como protagonista no processo de ensino e aprendizagem. As estratégias utilizadas são percebidas aqui como parte do aprendizado de professores e estudantes diante deste outro ambiente que se coloca cada vez mais como uma realidade a ser considerada após o retorno às aulas presenciais.UMinho Editora2020-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/h2d.2893por2184-562XCésar, Ivana DanielaDanailof, KátiaKenia Alves, Fabíolainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:38:55ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Das aulas presenciais para o ambiente virtual: estratégias de ensino em saúde coletiva para alunos de graduação em saúde
From face-to-face classes to the virtual environment: collective health teaching strategies for undergraduate health students
title Das aulas presenciais para o ambiente virtual: estratégias de ensino em saúde coletiva para alunos de graduação em saúde
spellingShingle Das aulas presenciais para o ambiente virtual: estratégias de ensino em saúde coletiva para alunos de graduação em saúde
César, Ivana Daniela
Artigos
title_short Das aulas presenciais para o ambiente virtual: estratégias de ensino em saúde coletiva para alunos de graduação em saúde
title_full Das aulas presenciais para o ambiente virtual: estratégias de ensino em saúde coletiva para alunos de graduação em saúde
title_fullStr Das aulas presenciais para o ambiente virtual: estratégias de ensino em saúde coletiva para alunos de graduação em saúde
title_full_unstemmed Das aulas presenciais para o ambiente virtual: estratégias de ensino em saúde coletiva para alunos de graduação em saúde
title_sort Das aulas presenciais para o ambiente virtual: estratégias de ensino em saúde coletiva para alunos de graduação em saúde
author César, Ivana Daniela
author_facet César, Ivana Daniela
Danailof, Kátia
Kenia Alves, Fabíola
author_role author
author2 Danailof, Kátia
Kenia Alves, Fabíola
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv César, Ivana Daniela
Danailof, Kátia
Kenia Alves, Fabíola
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo tem como objetivo relatar uma experiência de migração de uma disciplina presencial – Fundamentos da Saúde Humana - para o ambiente virtual, ministrada para estudantes de formação profissional na área da Saúde em uma instituição de Ensino superior particular. Utilizando como referência as aulas ministradas no período da pandemia, destacam-se para a análise a adaptação de alunos, professores e gestores para a reestruturação das aulas, a linguagem e comunicação adotadas em ambiente remoto, o papel da instituição e as práticas, compreendidas aqui como as estratégias de ensino utilizadas nas aulas online. Nota-se, para tanto, que esse primeiro movimento de inserção de diferentes recursos em aula coloca em destaque a atuação do estudante como protagonista no processo de ensino e aprendizagem. As estratégias utilizadas são percebidas aqui como parte do aprendizado de professores e estudantes diante deste outro ambiente que se coloca cada vez mais como uma realidade a ser considerada após o retorno às aulas presenciais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/h2d.2893
url https://doi.org/10.21814/h2d.2893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-562X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
publisher.none.fl_str_mv UMinho Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301251935961088