Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no sétimo ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Paula
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20773
Resumo: A sociedade contemporânea exige do cidadão raciocínio quantitativo e os novos paradigmas económico-sociais colocam a Matemática escolar perante um novo desafio: desenvolver a literacia matemática dos alunos. A literacia matemática contempla um vasto conjunto de conhecimentos e capacidades entre eles o sentido de número. O desenvolvimento do sentido de número dos alunos tem suscitado alguns trabalhos de pesquisa, em particular ao nível do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico. O objectivo desde estudo é recolher evidências sobre o sentido de número de alunos do terceiro ciclo, mais concretamente sobre o sentido de número racional dos alunos do sétimo ano de escolaridade. Para tal foi necessário considerar uma vasta e complexa rede de competências que caracterizam o sentido de número, entre elas o sentido de operação, mas também os subconstructos que definem os números racionais. Desta forma emergem deste objectivo duas questões: (i) que compreensão têm os alunos das formas equivalentes (inteiros, fracções, decimais, percentagens) dos números? (ii) como entendem os alunos o efeito das operações nos números, as propriedades e as relações entre as operações? Este estudo é uma investigação de natureza qualitativa com recurso ao design de caso. A recolha de dados empíricos foi realizada ao longo do ano lectivo 2007/2008 numa turma de sétimo ano de escolaridade onde a investigadora era a docente da disciplina de Matemática. A investigadora assumiu um papel de observadora participante e foram considerados três estudos de caso: dois alunos e a turma. A informação analisada resultou de vários métodos de recolha: a) inquéritos­ por questionário e entrevista com tarefas; b) observação da resolução das tarefas em ambiente de sala de aula; c) análise documental. A análise deste conjunto de contributos foi feita tendo em conta as questões de investigação e de forma individual para cada um dos casos. O estudo mostrou que os alunos atribuem pouco significado aos números, às operações e aos contextos. Revelam alguma compreensão dos números racionais escritos na forma de fracção e na forma decimal, mas têm dificuldade em compreender e manipular racionais escritos com recurso a outras formas de representação e a maioria dos alunos revela poucas competências de comparação e ordenação de números racionais. Nesta investigação ressalta também o fraco sentido de operação dos alunos. Mostram pouca compreensão do efeito das operações nos números e têm dificuldade em reconhecer, no contexto do problema, a operação que mais se adequa à situação, manifestando dificuldade quer na interpretação das situações quer na definição de estratégias apropriadas. ABSTRACT: Nowadays society requires of the citizen quantitative reasoning and the new economic-social paradigms place the school Mathematics before a new challenge: to develop the mathematical literacy of the pupils. The mathematical literacy contemplates a vast set of knowledge and capacities such as number sense. The number sense development has excited some works of research, in particular referring to grades 1-6. The aim of this study is to collect evidences about the number sense of pupils of grades 7-9, more concretely on the 7th grade pupils' sense of rational numbers. For such it was necessary to consider vast and complex net of abilities that characterize number sense, including operation sense, but also the rational numbers' sub constructs. Therefore, of this aim two questions emerge: (i) which understanding pupils have of the equivalents forms (entire, fractions, decimals, percentages) of numbers? (ii) how pupils understand the effect that operations have on numbers, the properties and relations between the operations? This study is a qualitative nature investigation that resorts to case studies. Empirical data collection was carried along the school year of 2007/2008 in a 7th grade class where the investigator was the Mathematics teacher. The investigator assumed the role of participant observer and had been considered three studies of case: two pupils and the class. The analyzed data was collected by means of: a) survey - questionnaire and interview with tasks; b) observation of the resolution of the tasks in classroom environment; c) documentary analysis. The data analysis was made according to the questions of the study and individually for each one of the cases. The study showed that pupils attribute slight meant to the numbers, to the operations and the contexts. They reveal some understanding of rational numbers represented as fractions or decimal numbers but disclose difficulty in understanding and manipulating rational numbers' other forms of representation. The majority of the pupils shows few abilities of comparison and ordinance of rational numbers. This investigation also revealed the weak sense of operation of the pupils. They show little understanding of the effect that operations have on numbers as well as difficulty in recognizing, according to the problem's context, the operation that more suits the situation. Pupils disclose difficulty in the interpretation of the situations and in the definition of appropriate strategies.
id RCAP_1d3af5ea237954d7123a6c2848392125
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20773
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no sétimo ano de escolaridadeLiteracia matemáticaSentido dos númerosSentido de operaçãoNúmeros racionaisMathematical literacyNumber senseSense of operationRational numbersA sociedade contemporânea exige do cidadão raciocínio quantitativo e os novos paradigmas económico-sociais colocam a Matemática escolar perante um novo desafio: desenvolver a literacia matemática dos alunos. A literacia matemática contempla um vasto conjunto de conhecimentos e capacidades entre eles o sentido de número. O desenvolvimento do sentido de número dos alunos tem suscitado alguns trabalhos de pesquisa, em particular ao nível do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico. O objectivo desde estudo é recolher evidências sobre o sentido de número de alunos do terceiro ciclo, mais concretamente sobre o sentido de número racional dos alunos do sétimo ano de escolaridade. Para tal foi necessário considerar uma vasta e complexa rede de competências que caracterizam o sentido de número, entre elas o sentido de operação, mas também os subconstructos que definem os números racionais. Desta forma emergem deste objectivo duas questões: (i) que compreensão têm os alunos das formas equivalentes (inteiros, fracções, decimais, percentagens) dos números? (ii) como entendem os alunos o efeito das operações nos números, as propriedades e as relações entre as operações? Este estudo é uma investigação de natureza qualitativa com recurso ao design de caso. A recolha de dados empíricos foi realizada ao longo do ano lectivo 2007/2008 numa turma de sétimo ano de escolaridade onde a investigadora era a docente da disciplina de Matemática. A investigadora assumiu um papel de observadora participante e foram considerados três estudos de caso: dois alunos e a turma. A informação analisada resultou de vários métodos de recolha: a) inquéritos­ por questionário e entrevista com tarefas; b) observação da resolução das tarefas em ambiente de sala de aula; c) análise documental. A análise deste conjunto de contributos foi feita tendo em conta as questões de investigação e de forma individual para cada um dos casos. O estudo mostrou que os alunos atribuem pouco significado aos números, às operações e aos contextos. Revelam alguma compreensão dos números racionais escritos na forma de fracção e na forma decimal, mas têm dificuldade em compreender e manipular racionais escritos com recurso a outras formas de representação e a maioria dos alunos revela poucas competências de comparação e ordenação de números racionais. Nesta investigação ressalta também o fraco sentido de operação dos alunos. Mostram pouca compreensão do efeito das operações nos números e têm dificuldade em reconhecer, no contexto do problema, a operação que mais se adequa à situação, manifestando dificuldade quer na interpretação das situações quer na definição de estratégias apropriadas. ABSTRACT: Nowadays society requires of the citizen quantitative reasoning and the new economic-social paradigms place the school Mathematics before a new challenge: to develop the mathematical literacy of the pupils. The mathematical literacy contemplates a vast set of knowledge and capacities such as number sense. The number sense development has excited some works of research, in particular referring to grades 1-6. The aim of this study is to collect evidences about the number sense of pupils of grades 7-9, more concretely on the 7th grade pupils' sense of rational numbers. For such it was necessary to consider vast and complex net of abilities that characterize number sense, including operation sense, but also the rational numbers' sub constructs. Therefore, of this aim two questions emerge: (i) which understanding pupils have of the equivalents forms (entire, fractions, decimals, percentages) of numbers? (ii) how pupils understand the effect that operations have on numbers, the properties and relations between the operations? This study is a qualitative nature investigation that resorts to case studies. Empirical data collection was carried along the school year of 2007/2008 in a 7th grade class where the investigator was the Mathematics teacher. The investigator assumed the role of participant observer and had been considered three studies of case: two pupils and the class. The analyzed data was collected by means of: a) survey - questionnaire and interview with tasks; b) observation of the resolution of the tasks in classroom environment; c) documentary analysis. The data analysis was made according to the questions of the study and individually for each one of the cases. The study showed that pupils attribute slight meant to the numbers, to the operations and the contexts. They reveal some understanding of rational numbers represented as fractions or decimal numbers but disclose difficulty in understanding and manipulating rational numbers' other forms of representation. The majority of the pupils shows few abilities of comparison and ordinance of rational numbers. This investigation also revealed the weak sense of operation of the pupils. They show little understanding of the effect that operations have on numbers as well as difficulty in recognizing, according to the problem's context, the operation that more suits the situation. Pupils disclose difficulty in the interpretation of the situations and in the definition of appropriate strategies.Universidade de Évora2017-03-02T10:12:32Z2017-03-022010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20773http://hdl.handle.net/10174/20773porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt676Lopes, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:09.757996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no sétimo ano de escolaridade
title Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no sétimo ano de escolaridade
spellingShingle Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no sétimo ano de escolaridade
Lopes, Ana Paula
Literacia matemática
Sentido dos números
Sentido de operação
Números racionais
Mathematical literacy
Number sense
Sense of operation
Rational numbers
title_short Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no sétimo ano de escolaridade
title_full Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no sétimo ano de escolaridade
title_fullStr Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no sétimo ano de escolaridade
title_full_unstemmed Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no sétimo ano de escolaridade
title_sort Desenvolvimento do sentido de número no ensino básico: um estudo no sétimo ano de escolaridade
author Lopes, Ana Paula
author_facet Lopes, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia matemática
Sentido dos números
Sentido de operação
Números racionais
Mathematical literacy
Number sense
Sense of operation
Rational numbers
topic Literacia matemática
Sentido dos números
Sentido de operação
Números racionais
Mathematical literacy
Number sense
Sense of operation
Rational numbers
description A sociedade contemporânea exige do cidadão raciocínio quantitativo e os novos paradigmas económico-sociais colocam a Matemática escolar perante um novo desafio: desenvolver a literacia matemática dos alunos. A literacia matemática contempla um vasto conjunto de conhecimentos e capacidades entre eles o sentido de número. O desenvolvimento do sentido de número dos alunos tem suscitado alguns trabalhos de pesquisa, em particular ao nível do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico. O objectivo desde estudo é recolher evidências sobre o sentido de número de alunos do terceiro ciclo, mais concretamente sobre o sentido de número racional dos alunos do sétimo ano de escolaridade. Para tal foi necessário considerar uma vasta e complexa rede de competências que caracterizam o sentido de número, entre elas o sentido de operação, mas também os subconstructos que definem os números racionais. Desta forma emergem deste objectivo duas questões: (i) que compreensão têm os alunos das formas equivalentes (inteiros, fracções, decimais, percentagens) dos números? (ii) como entendem os alunos o efeito das operações nos números, as propriedades e as relações entre as operações? Este estudo é uma investigação de natureza qualitativa com recurso ao design de caso. A recolha de dados empíricos foi realizada ao longo do ano lectivo 2007/2008 numa turma de sétimo ano de escolaridade onde a investigadora era a docente da disciplina de Matemática. A investigadora assumiu um papel de observadora participante e foram considerados três estudos de caso: dois alunos e a turma. A informação analisada resultou de vários métodos de recolha: a) inquéritos­ por questionário e entrevista com tarefas; b) observação da resolução das tarefas em ambiente de sala de aula; c) análise documental. A análise deste conjunto de contributos foi feita tendo em conta as questões de investigação e de forma individual para cada um dos casos. O estudo mostrou que os alunos atribuem pouco significado aos números, às operações e aos contextos. Revelam alguma compreensão dos números racionais escritos na forma de fracção e na forma decimal, mas têm dificuldade em compreender e manipular racionais escritos com recurso a outras formas de representação e a maioria dos alunos revela poucas competências de comparação e ordenação de números racionais. Nesta investigação ressalta também o fraco sentido de operação dos alunos. Mostram pouca compreensão do efeito das operações nos números e têm dificuldade em reconhecer, no contexto do problema, a operação que mais se adequa à situação, manifestando dificuldade quer na interpretação das situações quer na definição de estratégias apropriadas. ABSTRACT: Nowadays society requires of the citizen quantitative reasoning and the new economic-social paradigms place the school Mathematics before a new challenge: to develop the mathematical literacy of the pupils. The mathematical literacy contemplates a vast set of knowledge and capacities such as number sense. The number sense development has excited some works of research, in particular referring to grades 1-6. The aim of this study is to collect evidences about the number sense of pupils of grades 7-9, more concretely on the 7th grade pupils' sense of rational numbers. For such it was necessary to consider vast and complex net of abilities that characterize number sense, including operation sense, but also the rational numbers' sub constructs. Therefore, of this aim two questions emerge: (i) which understanding pupils have of the equivalents forms (entire, fractions, decimals, percentages) of numbers? (ii) how pupils understand the effect that operations have on numbers, the properties and relations between the operations? This study is a qualitative nature investigation that resorts to case studies. Empirical data collection was carried along the school year of 2007/2008 in a 7th grade class where the investigator was the Mathematics teacher. The investigator assumed the role of participant observer and had been considered three studies of case: two pupils and the class. The analyzed data was collected by means of: a) survey - questionnaire and interview with tasks; b) observation of the resolution of the tasks in classroom environment; c) documentary analysis. The data analysis was made according to the questions of the study and individually for each one of the cases. The study showed that pupils attribute slight meant to the numbers, to the operations and the contexts. They reveal some understanding of rational numbers represented as fractions or decimal numbers but disclose difficulty in understanding and manipulating rational numbers' other forms of representation. The majority of the pupils shows few abilities of comparison and ordinance of rational numbers. This investigation also revealed the weak sense of operation of the pupils. They show little understanding of the effect that operations have on numbers as well as difficulty in recognizing, according to the problem's context, the operation that more suits the situation. Pupils disclose difficulty in the interpretation of the situations and in the definition of appropriate strategies.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2017-03-02T10:12:32Z
2017-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20773
http://hdl.handle.net/10174/20773
url http://hdl.handle.net/10174/20773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136603303575552