Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Natália
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Carolina, Moreira, Filipe T., Loureiro, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34550
Resumo: Neste artigo, apresentam-se o desenvolvimento e a validação de uma proposta curricular em Literacia Digital, no âmbito de um projeto-piloto na Branca (Portugal). O projeto SafeWeb tinha como objetivo desenvolver a literacia digital de crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos através de oficinas de formação extracurriculares e também de pais e outros agentes educativos. Os planos de cada oficina foram validados pela equipa da PROBRANCA e pelo Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTIC UA). Esses planos foram parcialmente co-construídos com os alunos, uma vez que a planificação inicial foi sendo adaptada às necessidades dos alunos. Como produto final, foi possível desenvolver um Guião Orientador passível de ser aplicado em outros contextos.
id RCAP_1d72207d137cbc39a87cf0580ba13842
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34550
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em PortugalLiteracia digitalAprendizagem informalProposta curricularNeste artigo, apresentam-se o desenvolvimento e a validação de uma proposta curricular em Literacia Digital, no âmbito de um projeto-piloto na Branca (Portugal). O projeto SafeWeb tinha como objetivo desenvolver a literacia digital de crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos através de oficinas de formação extracurriculares e também de pais e outros agentes educativos. Os planos de cada oficina foram validados pela equipa da PROBRANCA e pelo Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTIC UA). Esses planos foram parcialmente co-construídos com os alunos, uma vez que a planificação inicial foi sendo adaptada às necessidades dos alunos. Como produto final, foi possível desenvolver um Guião Orientador passível de ser aplicado em outros contextos.This article presents the development and validation of a curriculum proposal in Digital Literacy, in the context of a pilot project in Branca (Portugal). The SafeWeb project aimed to develop the digital literacy of children and young people between 6 and 16 years old through extracurricular training workshops and also for parents and other educational agents. The plans for each workshop were validated by the PROBRANCA team and the ICT Competence Center from University of Aveiro (ccTIC UA). These plans were partially co-constructed with the students as the initial planning was adapted to the students' needs. As a final product, it was possible to develop a Guiding Guide that could be applied in other contexts.Este artículo presenta el desarrollo y la validación de una propuesta curricular en Alfabetización Digital, en el contexto de un proyecto piloto en Branca (Portugal). El proyecto SafeWeb tenía como objetivo desarrollar la alfabetización digital de niños y jóvenes de entre 6 y 16 años a través de talleres de formación extraescolar y también para padres y otros agentes educativos. Los planes de cada taller fueron validados por el equipo de PROBRANCA y la del Centro de Competencia Digital de la Universidad de Aveiro (ccTIC UA). Estos planes fueron parcialmente co-construidos con los estudiantes, ya que la planificación inicial se adaptó a las necesidades de los estudiantes. Como producto final se pudo elaborar una guía orientativa que podría aplicarse en otros contextos.2022-09-07T09:27:53Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34550por1809-387610.23925/1809-3876.2021v19i4p1567-1581Pestana, NatáliaAlmeida, CarolinaMoreira, Filipe T.Loureiro, Maria Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:51Zoai:ria.ua.pt:10773/34550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:30.320784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal
title Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal
spellingShingle Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal
Pestana, Natália
Literacia digital
Aprendizagem informal
Proposta curricular
title_short Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal
title_full Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal
title_fullStr Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal
title_full_unstemmed Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal
title_sort Construindo cidadãos digitais: proposta curricular “Safeweb” para crianças e jovens em Portugal
author Pestana, Natália
author_facet Pestana, Natália
Almeida, Carolina
Moreira, Filipe T.
Loureiro, Maria José
author_role author
author2 Almeida, Carolina
Moreira, Filipe T.
Loureiro, Maria José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Natália
Almeida, Carolina
Moreira, Filipe T.
Loureiro, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia digital
Aprendizagem informal
Proposta curricular
topic Literacia digital
Aprendizagem informal
Proposta curricular
description Neste artigo, apresentam-se o desenvolvimento e a validação de uma proposta curricular em Literacia Digital, no âmbito de um projeto-piloto na Branca (Portugal). O projeto SafeWeb tinha como objetivo desenvolver a literacia digital de crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos através de oficinas de formação extracurriculares e também de pais e outros agentes educativos. Os planos de cada oficina foram validados pela equipa da PROBRANCA e pelo Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro (ccTIC UA). Esses planos foram parcialmente co-construídos com os alunos, uma vez que a planificação inicial foi sendo adaptada às necessidades dos alunos. Como produto final, foi possível desenvolver um Guião Orientador passível de ser aplicado em outros contextos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01T00:00:00Z
2021-12
2022-09-07T09:27:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34550
url http://hdl.handle.net/10773/34550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1809-3876
10.23925/1809-3876.2021v19i4p1567-1581
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137710173061120