Projecto curricular : mudança de práticas ou oportunidade perdida?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, José Carlos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Martins, Fernando Benjamim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8620
Resumo: Com base nas opiniões de uma amostra representativa dos professores que, no ano escolar de 2004/2005, leccionaram em escolas oficiais do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico do distrito do Porto, procuramos ao longo deste texto problematizar a importância que consignam ao projecto curricular como elemento estruturante das suas práticas pedagógicas e como factor de melhoria do seu desenvolvimento profissional.
id RCAP_1d9843651a88ad20ade48914c8322d42
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8620
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projecto curricular : mudança de práticas ou oportunidade perdida?Projecto curricularPráticas pedagógicasDesenvolvimento profissionalCurricular projectPedagogical practicesProfessional developmentCom base nas opiniões de uma amostra representativa dos professores que, no ano escolar de 2004/2005, leccionaram em escolas oficiais do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico do distrito do Porto, procuramos ao longo deste texto problematizar a importância que consignam ao projecto curricular como elemento estruturante das suas práticas pedagógicas e como factor de melhoria do seu desenvolvimento profissional.Based on feedback from a representative sample of teachers who, in the 2004/2005 school year, taught in the 2nd and 3rd cycles of basic education in public schools, located in the district of Porto, the authors analyze the importance that teachers assign to the curricular project as a structural element of their pedagogical practices and as an improvement factor of their professional development.Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)Universidade do MinhoMorgado, José CarlosMartins, Fernando Benjamim20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8620por“Revista de Estudos Curriculares”. ISSN 1645-751X. 6:1 (2008) 3-19.1645-751Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:27.333898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projecto curricular : mudança de práticas ou oportunidade perdida?
title Projecto curricular : mudança de práticas ou oportunidade perdida?
spellingShingle Projecto curricular : mudança de práticas ou oportunidade perdida?
Morgado, José Carlos
Projecto curricular
Práticas pedagógicas
Desenvolvimento profissional
Curricular project
Pedagogical practices
Professional development
title_short Projecto curricular : mudança de práticas ou oportunidade perdida?
title_full Projecto curricular : mudança de práticas ou oportunidade perdida?
title_fullStr Projecto curricular : mudança de práticas ou oportunidade perdida?
title_full_unstemmed Projecto curricular : mudança de práticas ou oportunidade perdida?
title_sort Projecto curricular : mudança de práticas ou oportunidade perdida?
author Morgado, José Carlos
author_facet Morgado, José Carlos
Martins, Fernando Benjamim
author_role author
author2 Martins, Fernando Benjamim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, José Carlos
Martins, Fernando Benjamim
dc.subject.por.fl_str_mv Projecto curricular
Práticas pedagógicas
Desenvolvimento profissional
Curricular project
Pedagogical practices
Professional development
topic Projecto curricular
Práticas pedagógicas
Desenvolvimento profissional
Curricular project
Pedagogical practices
Professional development
description Com base nas opiniões de uma amostra representativa dos professores que, no ano escolar de 2004/2005, leccionaram em escolas oficiais do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico do distrito do Porto, procuramos ao longo deste texto problematizar a importância que consignam ao projecto curricular como elemento estruturante das suas práticas pedagógicas e como factor de melhoria do seu desenvolvimento profissional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8620
url http://hdl.handle.net/1822/8620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista de Estudos Curriculares”. ISSN 1645-751X. 6:1 (2008) 3-19.
1645-751X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132453660524544