A formação contínua em profissionais de educação de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5224 |
Resumo: | Modernamente, as escolas coabitam com a mudança constante a que estão sujeitas, não apenas devido às imposições dos normativos legais como também às alterações socioeconómicas, científico-tecnológicas e culturais que acontecem regularmente na sociedade em que vivemos. Neste contexto, espera-se que docentes e educadores estejam aptos a desempenhar as suas funções, enquanto pessoas e profissionais, de forma permanentemente contextualizada e atualizada reiterando, deste modo, a importância da formação contínua. Assim sendo, este trabalho quis ser um contributo para melhor compreender as escolhas de formação contínua feitas pelos educadores de infância, principalmente no que diz respeito à procura de estratégias de crescimento profissional. Embora a eclosão da formação contínua em Portugal tenha ocorrido há poucas décadas, tem-lhe sido reconhecida a sua importância ao ser encarada como uma dimensão estruturante da mudança e melhoria das práticas educativas. Procurámos responder à questão revisitando o modo de desenvolvimento da carreira docente assente em etapas, o conhecimento profissional do educador de infância e a repercussão da formação contínua frequentada para a progressão da carreira na Região Autónoma da Madeira (RAM). O trabalho de investigação recaiu sobre uma escola da RAM (estudo de caso), desenvolvido não só através da consulta de documentos oficiais do estabelecimento de educação/ ensino como também através da aplicação de um inquérito por entrevista ao seu órgão de gestão (diretor). Os dados recolhidos, confrontados com a literatura, permitiram a triangulação de dados. O estudo revelou que os profissionais de educação de infância investem em formação diversificada e não destinada somente ao grupo profissional a que pertencem, muito embora se assista a um investimento menor por parte dos educadores de infância com contrato a termo resolutivo. Relativamente ao papel das escola e do órgão de gestão em particular, esta revela-se demissionária na altura de orientar os seus profissionais a frequentarem determinada formação, não havendo grande relação entre a formação frequentada e as metas estabelecidas no projeto educativo de escola. |
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A formação contínua em profissionais de educação de infânciaEDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARFORMAÇÃO CONTÍNUAEDUCADORES DE INFÂNCIADESENVOLVIMENTO PROFISSIONALMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE FORMADORESEDUCATIONSCHOOL MANAGEMENTCONTINUING EDUCATIONCHILDHOOD EDUCATORSPROFESSIONAL DEVELOPMENTModernamente, as escolas coabitam com a mudança constante a que estão sujeitas, não apenas devido às imposições dos normativos legais como também às alterações socioeconómicas, científico-tecnológicas e culturais que acontecem regularmente na sociedade em que vivemos. Neste contexto, espera-se que docentes e educadores estejam aptos a desempenhar as suas funções, enquanto pessoas e profissionais, de forma permanentemente contextualizada e atualizada reiterando, deste modo, a importância da formação contínua. Assim sendo, este trabalho quis ser um contributo para melhor compreender as escolhas de formação contínua feitas pelos educadores de infância, principalmente no que diz respeito à procura de estratégias de crescimento profissional. Embora a eclosão da formação contínua em Portugal tenha ocorrido há poucas décadas, tem-lhe sido reconhecida a sua importância ao ser encarada como uma dimensão estruturante da mudança e melhoria das práticas educativas. Procurámos responder à questão revisitando o modo de desenvolvimento da carreira docente assente em etapas, o conhecimento profissional do educador de infância e a repercussão da formação contínua frequentada para a progressão da carreira na Região Autónoma da Madeira (RAM). O trabalho de investigação recaiu sobre uma escola da RAM (estudo de caso), desenvolvido não só através da consulta de documentos oficiais do estabelecimento de educação/ ensino como também através da aplicação de um inquérito por entrevista ao seu órgão de gestão (diretor). Os dados recolhidos, confrontados com a literatura, permitiram a triangulação de dados. O estudo revelou que os profissionais de educação de infância investem em formação diversificada e não destinada somente ao grupo profissional a que pertencem, muito embora se assista a um investimento menor por parte dos educadores de infância com contrato a termo resolutivo. Relativamente ao papel das escola e do órgão de gestão em particular, esta revela-se demissionária na altura de orientar os seus profissionais a frequentarem determinada formação, não havendo grande relação entre a formação frequentada e as metas estabelecidas no projeto educativo de escola.Nowadays, schools live with the constant change to which they are subject, not only due to the impositions of the legal norms as well as the socio-economic, scientifictechnological and cultural changes that occur regularly in the society in which we live. In this context, it is expected that teachers and educators in general are able to perform their duties, as individuals and professionals, constantly updated and contextualized, confirming thus the importance of continuous training. Therefore, this study intended to be a contribution for better understanding the choices of continuous training made by preschool teachers, specially when looking for strategies of professional growth. Although the high point of continuous training in Portugal was a few decades ago, it has been recognized for its importance to be seen as a structural dimension of change and improvement in educational practices. In this study, we tried to answer the question, revisiting the type of development of the teaching profession by several steps, the professional knowledge of the preschool teacher and looking at the repercussions for career progression in the Autonomous Region of Madeira (RAM) training. The research came upon a school of RAM (case study), based not only on consulting official documents of the education establishment, as well as through the application of an interview survey to its governing official (principal). The data collected, considering the literature, allowed the data triangulation. The study revealed that preschool educators invest in diversified training only and not intended for the professional group to which they belong, although have seen a lower investment by early childhood teachers with fixed-term contract. Regarding the role of the school and the governing officials in particular, those proved to be absent when expected to guide their educators to attend specific training. Then, there is no relationship between the attended training course and the goals established in the educational school project.2014-07-10T14:23:26Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5224TID:201429799porParker, Isabel Maria Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:50Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:31.413275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Modernamente, as escolas coabitam com a mudança constante a que estão sujeitas, não apenas devido às imposições dos normativos legais como também às alterações socioeconómicas, científico-tecnológicas e culturais que acontecem regularmente na sociedade em que vivemos. Neste contexto, espera-se que docentes e educadores estejam aptos a desempenhar as suas funções, enquanto pessoas e profissionais, de forma permanentemente contextualizada e atualizada reiterando, deste modo, a importância da formação contínua. Assim sendo, este trabalho quis ser um contributo para melhor compreender as escolhas de formação contínua feitas pelos educadores de infância, principalmente no que diz respeito à procura de estratégias de crescimento profissional. Embora a eclosão da formação contínua em Portugal tenha ocorrido há poucas décadas, tem-lhe sido reconhecida a sua importância ao ser encarada como uma dimensão estruturante da mudança e melhoria das práticas educativas. Procurámos responder à questão revisitando o modo de desenvolvimento da carreira docente assente em etapas, o conhecimento profissional do educador de infância e a repercussão da formação contínua frequentada para a progressão da carreira na Região Autónoma da Madeira (RAM). O trabalho de investigação recaiu sobre uma escola da RAM (estudo de caso), desenvolvido não só através da consulta de documentos oficiais do estabelecimento de educação/ ensino como também através da aplicação de um inquérito por entrevista ao seu órgão de gestão (diretor). Os dados recolhidos, confrontados com a literatura, permitiram a triangulação de dados. O estudo revelou que os profissionais de educação de infância investem em formação diversificada e não destinada somente ao grupo profissional a que pertencem, muito embora se assista a um investimento menor por parte dos educadores de infância com contrato a termo resolutivo. Relativamente ao papel das escola e do órgão de gestão em particular, esta revela-se demissionária na altura de orientar os seus profissionais a frequentarem determinada formação, não havendo grande relação entre a formação frequentada e as metas estabelecidas no projeto educativo de escola. |
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