Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Alexandra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Viseu, Floriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52629
Resumo: A relevância que a resolução de problemas tem nos currículos de matemática levou-nos a averiguar as estratégias utilizadas por futuros professores na resolução de dois problemas de Geometria: um de contagem e outro de caminho mais curto. No problema de contagem, recorrem a esquemas para representar a situação e a tabelas para organizar e procurar regularidades nos dados. Nem todos procuram generalizar. Quanto ao problema de caminho mais curto, os futuros professores recorrem a esquemas para ilustrar a situação, que se tornam insuficientes para compreender e encontrar a solução do problema. Na resposta a este problema os futuros professores utilizam a linguagem natural sem qualquer sustentação matemática. A dificuldade que emerge nas suas resoluções indicia dever-se à ausência de mobilização de conhecimentos geométricos que ajudem a resolver o problema.
id RCAP_1e383d1be8ac82afea5db0e3f67b85aa
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclosStrategies for solving geometric problems by prospective teachers of the 1st/2nd cyclesResolução de problemasEstratégias de resolução de problemasFormação de professores.Problem solvingSolving strategiesTeacher trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA relevância que a resolução de problemas tem nos currículos de matemática levou-nos a averiguar as estratégias utilizadas por futuros professores na resolução de dois problemas de Geometria: um de contagem e outro de caminho mais curto. No problema de contagem, recorrem a esquemas para representar a situação e a tabelas para organizar e procurar regularidades nos dados. Nem todos procuram generalizar. Quanto ao problema de caminho mais curto, os futuros professores recorrem a esquemas para ilustrar a situação, que se tornam insuficientes para compreender e encontrar a solução do problema. Na resposta a este problema os futuros professores utilizam a linguagem natural sem qualquer sustentação matemática. A dificuldade que emerge nas suas resoluções indicia dever-se à ausência de mobilização de conhecimentos geométricos que ajudem a resolver o problema.The relevance of problem solving in mathematics curricula has led us to investigate the strategies used by prospective teachers in solving two Geometry problems: one of counting and one of shorter path. In the counting problem, prospective teachers use schemas to represent the situation and tables to organize and look for regularities in the data. Not all of them tries to generalize. As for the shortest path problem, prospective teachers use schemes to illustrate the situation, which become insufficient to understand and find the solution to the problem. In response to this problem prospective teachers use natural language without any mathematical support. The difficulty that emerges in their resolutions is due to the lack of mobilization of geometric knowledge that help solve the problem.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Este trabalho é financiado pelo CIEd — Centro de Investigação em Educação, UID/CED/01661/, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoGomes, AlexandraViseu, Floriano20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52629porGomes, A., & Viseu, F. (2017). Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(6), 329-333. DOI:https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.27522386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2752http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2752info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:51.663812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos
Strategies for solving geometric problems by prospective teachers of the 1st/2nd cycles
title Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos
spellingShingle Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos
Gomes, Alexandra
Resolução de problemas
Estratégias de resolução de problemas
Formação de professores.
Problem solving
Solving strategies
Teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos
title_full Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos
title_fullStr Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos
title_full_unstemmed Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos
title_sort Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos
author Gomes, Alexandra
author_facet Gomes, Alexandra
Viseu, Floriano
author_role author
author2 Viseu, Floriano
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Alexandra
Viseu, Floriano
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Estratégias de resolução de problemas
Formação de professores.
Problem solving
Solving strategies
Teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Resolução de problemas
Estratégias de resolução de problemas
Formação de professores.
Problem solving
Solving strategies
Teacher training
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A relevância que a resolução de problemas tem nos currículos de matemática levou-nos a averiguar as estratégias utilizadas por futuros professores na resolução de dois problemas de Geometria: um de contagem e outro de caminho mais curto. No problema de contagem, recorrem a esquemas para representar a situação e a tabelas para organizar e procurar regularidades nos dados. Nem todos procuram generalizar. Quanto ao problema de caminho mais curto, os futuros professores recorrem a esquemas para ilustrar a situação, que se tornam insuficientes para compreender e encontrar a solução do problema. Na resposta a este problema os futuros professores utilizam a linguagem natural sem qualquer sustentação matemática. A dificuldade que emerge nas suas resoluções indicia dever-se à ausência de mobilização de conhecimentos geométricos que ajudem a resolver o problema.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52629
url http://hdl.handle.net/1822/52629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, A., & Viseu, F. (2017). Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(6), 329-333. DOI:https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2752
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.06.2752
http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2752
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132292676845568