Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52629 |
Resumo: | A relevância que a resolução de problemas tem nos currículos de matemática levou-nos a averiguar as estratégias utilizadas por futuros professores na resolução de dois problemas de Geometria: um de contagem e outro de caminho mais curto. No problema de contagem, recorrem a esquemas para representar a situação e a tabelas para organizar e procurar regularidades nos dados. Nem todos procuram generalizar. Quanto ao problema de caminho mais curto, os futuros professores recorrem a esquemas para ilustrar a situação, que se tornam insuficientes para compreender e encontrar a solução do problema. Na resposta a este problema os futuros professores utilizam a linguagem natural sem qualquer sustentação matemática. A dificuldade que emerge nas suas resoluções indicia dever-se à ausência de mobilização de conhecimentos geométricos que ajudem a resolver o problema. |
id |
RCAP_1e383d1be8ac82afea5db0e3f67b85aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52629 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclosStrategies for solving geometric problems by prospective teachers of the 1st/2nd cyclesResolução de problemasEstratégias de resolução de problemasFormação de professores.Problem solvingSolving strategiesTeacher trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA relevância que a resolução de problemas tem nos currículos de matemática levou-nos a averiguar as estratégias utilizadas por futuros professores na resolução de dois problemas de Geometria: um de contagem e outro de caminho mais curto. No problema de contagem, recorrem a esquemas para representar a situação e a tabelas para organizar e procurar regularidades nos dados. Nem todos procuram generalizar. Quanto ao problema de caminho mais curto, os futuros professores recorrem a esquemas para ilustrar a situação, que se tornam insuficientes para compreender e encontrar a solução do problema. Na resposta a este problema os futuros professores utilizam a linguagem natural sem qualquer sustentação matemática. A dificuldade que emerge nas suas resoluções indicia dever-se à ausência de mobilização de conhecimentos geométricos que ajudem a resolver o problema.The relevance of problem solving in mathematics curricula has led us to investigate the strategies used by prospective teachers in solving two Geometry problems: one of counting and one of shorter path. In the counting problem, prospective teachers use schemas to represent the situation and tables to organize and look for regularities in the data. Not all of them tries to generalize. As for the shortest path problem, prospective teachers use schemes to illustrate the situation, which become insufficient to understand and find the solution to the problem. In response to this problem prospective teachers use natural language without any mathematical support. The difficulty that emerges in their resolutions is due to the lack of mobilization of geometric knowledge that help solve the problem.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562Este trabalho é financiado pelo CIEd — Centro de Investigação em Educação, UID/CED/01661/, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoGomes, AlexandraViseu, Floriano20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52629porGomes, A., & Viseu, F. (2017). Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(6), 329-333. DOI:https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.27522386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2752http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2752info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:51.663812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos Strategies for solving geometric problems by prospective teachers of the 1st/2nd cycles |
title |
Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos |
spellingShingle |
Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos Gomes, Alexandra Resolução de problemas Estratégias de resolução de problemas Formação de professores. Problem solving Solving strategies Teacher training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos |
title_full |
Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos |
title_fullStr |
Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos |
title_full_unstemmed |
Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos |
title_sort |
Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos |
author |
Gomes, Alexandra |
author_facet |
Gomes, Alexandra Viseu, Floriano |
author_role |
author |
author2 |
Viseu, Floriano |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Alexandra Viseu, Floriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Estratégias de resolução de problemas Formação de professores. Problem solving Solving strategies Teacher training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Resolução de problemas Estratégias de resolução de problemas Formação de professores. Problem solving Solving strategies Teacher training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A relevância que a resolução de problemas tem nos currículos de matemática levou-nos a averiguar as estratégias utilizadas por futuros professores na resolução de dois problemas de Geometria: um de contagem e outro de caminho mais curto. No problema de contagem, recorrem a esquemas para representar a situação e a tabelas para organizar e procurar regularidades nos dados. Nem todos procuram generalizar. Quanto ao problema de caminho mais curto, os futuros professores recorrem a esquemas para ilustrar a situação, que se tornam insuficientes para compreender e encontrar a solução do problema. Na resposta a este problema os futuros professores utilizam a linguagem natural sem qualquer sustentação matemática. A dificuldade que emerge nas suas resoluções indicia dever-se à ausência de mobilização de conhecimentos geométricos que ajudem a resolver o problema. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/52629 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/52629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Gomes, A., & Viseu, F. (2017). Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(6), 329-333. DOI:https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2752 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.06.2752 http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2752 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132292676845568 |