Articulação das ciências com as artes visuais: um estudo na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Sara Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2216
Resumo: O presente relatório enquadra-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PESII) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e foi desenvolvido num jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. A sua estrutura encontra-se organizada em três capítulos distintos: caracterização do meio, do jardim-de-infância e do grupo das crianças onde decorreu a PESII; um estudo realizado nesse mesmo contexto; e uma reflexão final sobre a PESII, por último as referências bibliográficas e os anexos relativos ao relatório. O estudo foi desenvolvido em torno de duas questões: “Como articular, de forma criativa e em contexto pré-escolar, as ciências e as artes visuais?” e, “Pode a arte contribuir para a aprendizagem de conceitos das ciências?”. Para dar resposta às questões formuladas foram definidos quatro objetivos: estimular através do brincar e das artes visuais, a aprendizagem de conceitos de ciências; fomentar a aprendizagem das ciências pela criatividade; avaliar a aprendizagem de conceitos de ciências através das artes visuais e avaliar a pertinência da articulação entre as ciências e as artes visuais. Para o estudo adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa, apoiada num desenho de estudo de caso. A recolha de dados foi efetuada com 21 crianças com quatro anos de idade completados à data do início dessa recolha. Foram utilizados diferentes instrumentos e técnicas de recolha de dados, tais como registos áudio e vídeo, inquéritos por entrevista e desenhos das crianças. Foram também desenvolvidas 16 atividades que pretenderam articular conceitos das ciências com saberes das artes visuais. Os resultados revelam que as crianças aprenderam conceitos de ciências articulando as artes, revelando prazer nessa aprendizagem e envolvendo-se através do brincar em momentos interdisciplinares. Foram explorados conceitos de ciências tais como: decomposição da cor, luz/sombra, germinação, sobreposição da cor, experiências entre outros conceitos articulados com técnicas das artes visuais como estampagem, técnicas de pintura e colagem diversificadas e exploração de dois artistas. As conclusões apontam para as potencialidades desta articulação nas oportunidades de aprendizagem das crianças e também no estimular da sua criatividade.
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Para dar resposta às questões formuladas foram definidos quatro objetivos: estimular através do brincar e das artes visuais, a aprendizagem de conceitos de ciências; fomentar a aprendizagem das ciências pela criatividade; avaliar a aprendizagem de conceitos de ciências através das artes visuais e avaliar a pertinência da articulação entre as ciências e as artes visuais. Para o estudo adotou-se uma metodologia de natureza qualitativa, apoiada num desenho de estudo de caso. A recolha de dados foi efetuada com 21 crianças com quatro anos de idade completados à data do início dessa recolha. Foram utilizados diferentes instrumentos e técnicas de recolha de dados, tais como registos áudio e vídeo, inquéritos por entrevista e desenhos das crianças. Foram também desenvolvidas 16 atividades que pretenderam articular conceitos das ciências com saberes das artes visuais. Os resultados revelam que as crianças aprenderam conceitos de ciências articulando as artes, revelando prazer nessa aprendizagem e envolvendo-se através do brincar em momentos interdisciplinares. Foram explorados conceitos de ciências tais como: decomposição da cor, luz/sombra, germinação, sobreposição da cor, experiências entre outros conceitos articulados com técnicas das artes visuais como estampagem, técnicas de pintura e colagem diversificadas e exploração de dois artistas. As conclusões apontam para as potencialidades desta articulação nas oportunidades de aprendizagem das crianças e também no estimular da sua criatividade.This report is part of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (PESII) of the master’s degree in Pre-School Education and it was developed in a kindergarten in the City of Viana do Castelo. Its framework is organized in three distinct chapters: characterization of the surrounding environment, of the kindergarten and the group of children where the PESII was developed; a study carried out in the same context; a final reflection on PESII, and lastly the bibliographical references and annexes of the report. The study was developed around two questions asked: "How to join, in a creative way science and visual arts in a pre-school context?" And "Can art contribute to the learning of science concepts?". In order to answer the questions asked, four goals were defined: the stimulation using visual arts and playing as to learn science concepts; to encourage science learning through creativity; to evaluate the learning of science concepts through visual arts and to measure the relevance of the joint between science and visual arts. For the study, a qualitative research methodology was applied, based on a case study method. Data collection was done from 21 children four years old, already completed at the time of the beginning of the information gathering. Different instruments and data collection techniques were used, such as audio and video recordings, interview surveys and children's drawings. Also 16 activities were developed that pretended to join concepts of science with visual arts knowledge. The results reveal that children have learned science concepts by articulating arts, revealing pleasure in this learning and engaging through play in interdisciplinary moments. Concepts of science such as: colour decomposition, light/shadow, germination, colour overlapping, experiences among other concepts joined with visual arts techniques such as stamping, diversified painting and collage techniques, and the subject of two artists that was explored. The outcomes indicate the potential of this joint articulation between curricular subjects, with children in a preschool contexto and the role of creativity in their inspiration.2019-08-21T15:18:32Z2019-07-01T00:00:00Z2019-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2216TID:202276864porAlves, Sara Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:34ZPortal AgregadorONG
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